SP oferece exames gratuitos para detectar câncer de próstata e doenças cardiovasculares
O objetivo da campanha "Filho que Ama leva o Pai ao Ame" é fazer mais de 2.000 atendimentos
A Secretaria de Estado da Saúde, sob gestão João Dória (PSDB), está oferecendo check-ups gratuitos para homens com mais de 50 anos durante o mês de novembro. Os exames visam detectar câncer de próstata e doenças cardiovasculares.
O objetivo da campanha “Filho que Ama leva o Pai ao Ame” é fazer mais de 2.000 atendimentos. A ação será feita em 25 Ambulatórios Médicos de Especialidades. Segundo a pasta, o paciente pode fazer o agendamento pelo telefone 0800 779 0000.
As unidades estão distribuídas em cidades do interior, do litoral e da Grande São Paulo (Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Mauá e Taboão da Serra). Na capital paulista, haverá atendimento no AME Barradas, em Heliópolis (zona sul) e no Centro de Referência do Idoso da zona norte, localizado no bairro de Santana.
Os atendimentos serão divididos em dois sábados. A secretaria informou que, no primeiro, o paciente irá fazer a coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma e consulta de enfermagem. Já no outro, ele será atendido por cardiologista e urologista para obter os resultados. Se os exames detectarem algo anormal, a pessoa será encaminhada para fazer acompanhamento e tratamento com especialistas.
“Novembro Azul” é o mês da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. De acordo com o governo estadual, 3.332 pessoas morreram da doença no ano passado. Entre janeiro e agosto de 2020, houve 4.471 internações e 1.712 mortes por causa deste câncer.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No início, muitos pacientes não apresentam sintomas. Quando avança, pode haver dor nos ossos, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. Quanto antes o câncer for detectado, melhor a chance de tratamento.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.