Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sessão da Câmara de Limeira será nesta quarta e poderá definir integrantes da CPI do Radar

Indefinição de blocos travou a escolha de membros; denúncia da Bandeirantes foi feita no início de janeiro


Por Renata Reis Publicado 24/02/2020
Foto: Divulgação/Câmara de Limeira

A sessão ordinária da Câmara de Limeira nesta semana de Carnaval acontece na quarta-feira (24), a partir das 16h. A expectativa é que sejam definidos os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Radar, proposta pelo vereador José Roberto Bernardo (PSD), para apurar denúncias envolvendo os equipamentos que controlam a velocidade do trânsito e a suposta “indústria da multa” em Limeira.

O caso foi revelado pelo jornalista Agostinho Teixeira, da Rádio Bandeirantes, a qual a Educadora é afiliada, no início de janeiro. A repercussão levou o prefeito Mario Botion (PSD) a anunciar o rompimento de contratos. O Ministério Público (MP) instaurou inquérito, ainda sem novidades, e o Legislativo se movimentou com a propositura de José Roberto, mas a composição da comissão travou por causa da indefinição dos blocos partidários, que precisam indicar representantes.

Os blocos foram formados, mas quatro ficaram independentes (PSDB, PDT, MDB e PSB). O Jurídico da Câmara, então, teve de analisar como deverá acontecer a composição diante deste cenário. José Roberto, como proponente, já integra a CPI. Republicanos e Cidadania deverão indicar um representante. PDS, Patriota e PSC outro. Depois, o PL, que forma um bloco só. A dúvida está para quem poderá indicar a quinta cadeira da CPI do Radar. Deverá ser do vereador com maior representatividade em número de votos entre os parlamentares de siglas independentes.

PAUTA

Sete projetos estão na pauta de discussão e votação desta quarta. Uma das propostas é do vereador José Roberto, sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos referentes ao combate à violência doméstica.

Outra propositura é do vereador Helder do Táxi (MDB), que dá o nome de João Antero do Carmo no Sistema de Lazer localizado à rua Encarnação Carrasco Arias, Parque Hipolyto. Outra é do vereador Wagner Barbosa (PSB), para o Diploma de Gratidão e Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” à Organização Einstein de Ensino.

Outro projeto na pauta é da vereadora Erika Tank (PL) para modificar a lei que instituiu o Fundo Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e fazer constar a nova denominação do Conselho da Condição Feminina.

Proposta do vereador Lemão da Jeová Rafá (PSC) é para dar o nome de Moacir Aparecido Soratto à Rua Projetada 05 no Distrito Industrial Anhanguera. De Nilton Santos, quer fazer alteração de legislação para proibir a instalação de terminais eletrônicos de bancos em ruas, avenidas e praças públicas.

E o vereador Toninho Franco (PL) quer incluir no Calendário Oficial de Datas do Município de Limeira a Campanha “Junho Violeta”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

TRANSMISSÃO PELA EDUCADORA

As sessões da Câmara são transmitidas ao vivo, a partir das 16 horas, pela TV Câmara (canal 4 da NET/Claro), pela Educadora AM 1020, pelo Youtube e pelo Facebook. Também é possível acompanhá-las pessoalmente, no plenário do Legislativo, que fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. Para ter acesso ao prédio, basta apresentar documento de identificação com foto na recepção.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.