Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira abre inscrições para Oficinas Culturais gratuitas a partir de segunda (3)

Com a ação, são oferecidas gratuitamente 270 vagas nas modalidades de: artesanato, artes visuais, dobraduras, audiovisual, dança, fotografia, jardinagem, literatura e música


Por Redação Educadora Publicado 29/06/2023
Limeira abre inscrições para Oficinas Culturais gratuitas a partir de segunda (3)
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Terão início na próxima segunda-feira (3), as inscrições para as Oficinas Culturais do segundo semestre, em Limeira (SP). Com a ação, são oferecidas gratuitamente 270 vagas nas modalidades de: artesanato, artes visuais, dobraduras, audiovisual, dança, fotografia, jardinagem, literatura e música.

“Um dos objetivos deste governo é descentralizar a cultura, democratizando seu acesso. Com as Oficinas Culturais, aulas de formação chegam aos bairros, levando conteúdo gratuito de qualidade”, disse o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

Com início das aulas em agosto, as oficinas acontecem em cinco locais: Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea – Centro), Casa da Cultura Oswaldo Salibe (Parque Nossa Senhora das Dores), Casa da Cultura 2 (Jardim Vista Alegre), EMEIEF Tenente Aviador “Ary Gomes de Castro” (Bairro dos Lopes – Tatu) e EMEIEF Profª “Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi” (Rubi). As modalidades abrangem diversas faixas etárias, iniciando aos 4 anos (veja logo abaixo).

As inscrições são por ordem de chegada e finalizam conforme o preenchimento das vagas. Elas são realizadas nos locais em que as atividades acontecem, nos seguintes horários: Emcea (Rua Boa Morte, 471), das 9h às 18h; Casa da Cultura Oswaldo Salibe (Rua Renato Moreti, 222 – Parque Nossa Sra. das Dores), das 9h às 12h e das 13h às 17h; Casa da Cultura 2 (Rua Alberto Pellegrino, 37, Jardim Vista Alegre), das 13h às 17h; EMEIEF Profª “Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi” (rua Sebastião Teixeira, 200 – Residencial Rubi), das 8h às 16h. O atendimento é de segunda a sexta-feira. As oficinas realizadas na EMEIEF Tenente Aviador “Ary Gomes de Castro” são destinadas apenas aos alunos da instituição. É necessária a apresentação de documento com foto para a inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3441-5493 ou pelo e-mail: [email protected]. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Confira as informações sobre cada oficina:

2º SEMESTRE

Inscrições: a partir de 3 de julho

Início das atividades: a partir de 1 de agosto

ARTESANATO

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO ARTESANAL – COSTURANDO COM CRIATIVIDADE – 15 vagas

Coordenação: Paulo Matiazi

Período: 12/9 a 28/11 – terças-feiras – 18h30 às 20h30

Público Alvo:  Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 3/7 a 6/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

Oficina com o propósito de introduzir o conhecimento da encadernação artesanal e estimular a criatividade durante o processo de produção, desde a escolha dos materiais, o tipo de costura, acabamento e customização e também nortear para os diversos usos, tais como sketchbook, fanzine, caderno de artista, album de fotos, caderno de colagens, etc.

Paulo Matiazi é formado em Design Gráfico pela FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira, atuando principalmente como ilustrador e tatuador. Tem sua produção focada em desenhos autorais e retratos de animais com uma abordagem realista, porém estilizada. Participou de diversas atividades na área, e salões de Arte, tendo a premiação mais recente no 50º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Além de participações em de Viradas Culturais e exposições coletivas.

OFICINA: CROCHETANDO COM FIO DE MALHA – 15 vagas

Coordenação: Andreza Zacabi

Período: 6/9 a 29/11 – quartas-feiras – 18h30 às 20h30

Público Alvo: Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 3/7 a 1/9

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

Pontos e laçadas, para um mundo mais sustentável. Nesta oficina, utilizaremos o fio de malha residual que seria descartado pela indústria têxtil, transformando-o em peças como cestos, tapetes e bolsas, ressiginificando esse material que seria mais um poluente da natureza.

Andreza Zacabi é formada em crochê básico e avançado pelo CEPROSOM, em 1992, ministrando aulas e oficinas desde então. Foi professora do curso de croché “Novas Laçadas”, no Centro de Ressocialização Feminina de Rio Claro, em 2020, e também do Curso “Crochê” – do início ao primeiro tapete, oferecido pelo SESC São Carlos, em 2021.

OFICINA: PINTURA ORGÂNICA EM TECIDO – 15 vagas

Coordenação: Juliana Greice

Local: 6/9 a 29/11 – quartas-feiras – 18h30 às 20h

Público Alvo:  Interessados a partir de 14 anos

Inscrições de 3/7 a 1/9

Local: Casa da Cultura Oswaldo Salibe – Rua Renato Moreti, 222 – Parque Nossa Sra. das Dores

Juliana Greice é arte Educadora e artesã. Tem como foco de seus trabalhos as práticas e os trabalhos em feltro, decoração infantil, pintura, arte com tecidos, aromatizantes, entre outros. Participou de diversas atividades na área, assim como participações em Feiras de Artesanato. Sua formação vem da prática ao longo dos anos, assim como cursos através da EDUK, Dispensário Santa Isabel, entre outros. 

ARTES VISUAIS

DESENHO PARA CRIANÇAS

OFICINA: O DESENHAR COMO UM APRENDIZADO – 15 vagas

Coordenação: Fernando Pimentel (Tosko)

Período: 28/8 a 13/11 – segundas-feiras – 18h30 às 20h

Público Alvo: Crianças com idades entre 7 e 12 anos

Inscrições de 3/7 a 24/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

A oficina trará aos participantes noções básicas, além de apresentar algumas técnicas que irão auxiliá-los em suas construções artísticas por meio do desenho. Receberão as noções básicas e tipos de desenhos, para que possam trabalhar suas individualidades e formas de “ilustrar” o universo que estão inseridos. A Atividade resultará em uma História em Quadrinhos – H´Qs.

Tosko é artista visual e arte educador. Bacharel em Design Gráfico. Possui licenciatura em Artes Visuais e pós graduação em História da Arte. Iniciou o seu percurso Artístico ainda na Adolescência por volta dos anos 2000, através do Graffiti, e após começou a transitar entre outros suportes e temas.

DOBRADURAS

OFICINA DE DOBRADURA: BORÁ DOBRAR? – 15 vagas

Coordenação: Suellem Adriana de Santana Pimentel (Suu)

Local: 10/8 a 30/11 – quintas-feiras – 18h30 às 20h

Público Alvo:  Interessados a partir de 14 anos

Inscrições de 3/7 a 7/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

A oficina de dobradura tem como finalidade apresentar ao participante a dobradura e suas possibilidades, pois se trata de uma técnica que nos permite a mágica de transformar o papel em um objeto, possível de criar formas e símbolos, permitindo soltar a imaginação e promover o contato com essa arte oriental.

Suu é artista visual autodidata. É também designer de bolsas e acessórios (peças exclusivas) MOVACE desde 2013. Participou de diversas exposições, atividades, eventos e editais da área.

AUDIOVISUAL / PRODUÇÃO DE VÍDEOS

OFICINA: INTRODUÇÃO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL – 15 vagas

Coordenação: Tiago Degaspari

Período: 3/8 a 7/12 – quintas-feiras – 19h às 20h30

Público Alvo:  Iniciantes e interessados a partir de 14 anos

Inscrições de 3 a 28/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

A produção de conteúdos audiovisuais vem se consolidando como uma poderosa ferramenta de comunicação, portanto dominar os conceitos técnicos é essencial para a produção de material de qualidade. Desenvolver no participante a capacidade de produzir conteúdos audiovisuais para as redes sociais e pequenos projetos documentais e/os comerciais, utilizando o seu celular ou câmera para captura e softwares específicos para edição. 

Tiago Degaspari é formado em Fotografia pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. Ex Docente do curso Técnico de Fotografia do SENAC Piracicaba. Vaguardista na fotografia, participou de exposições nacionais e internacionais, além de autor de três livros, sendo eles: Passarinhar em Iracemápolis, BH Nossa Natureza e “Inspira Cacau”, lançado em outubro/22, em São Paulo.

DANÇA 

OFICINA DE BALLET – PASSOS INICIAIS – 30 vagas

Coordenação: Giovanna Martins 

Período: 10/8 a 23/11 – quintas-feiras – Turma 1: 9h às 10h e Turma 2: 16h30 às 17h30

Público Alvo: Crianças com idade entre 4 a 6 anos

Inscrições de 3/7 a 7/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

Tendo como finalidade o acesso à cultura e à arte educação, essa atividade consiste em popularizar a arte da dança, tendo como base o ballet para crianças, explorando a imaginação e a criatividade, desenvolvendo aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais.

Giovanna Martins é professora e bailarina de ballet clássico e flamenco, formada pela escola de Bailado Municipal de Santos, com experiência em ballet para crianças desde 2016, além de bailarina com estudo de dança flamenca e galega, pelo centro Espanhol de Santos.

OFICINA: VIVENCIANDO A DANÇA CONTEMPORÂNEA – 15 vagas

Coordenação: Aline Savazzi

15/8 a 14/11 – terças-feiras – 18h30 às 20h 

Público Alvo: Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 3/7 a 10/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

A dança contemporânea surgiu a partir da necessidade da libertação de formas pré-estabelecidas. Conhecida por sua multiplicidade de formas, possibilita a todos a sua prática, independente de se ter experiência ou não. Essa oficina tem como objetivos propiciar o primeiro contato com esse estilo de dança e propor novos mecanismos para o aperfeiçoamento dessa modalidade, através de sequencias, jogos, exercícios de improviso, reflexão e experimentação. 

Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea há 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

FOTOGRAFIA

OFICINA: EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGEM – DO COMEÇO AO FIM! – 15 vagas

Coordenação: Tiago Degaspari

Período: 14/8 a 13/11 – segundas 19h às 20h30

Público Alvo: Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 3/7 a 9/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

Com a fotografia cada vez mais presente na vida das pessoas, é necessário que o fotógrafo, amador ou profissional, tenha o domínio completo de todas as etapas do processo e isso inclui o fluxo de trabalho da edição e do tratamento das fotografias. Esta oficina vem justamente para qualificar os participantes a utilizarem os principais softwares, como Adobe Photoshop, Lightroon, Bridge, SnapSeed entre outros.

Tiago Degaspari é formado em Fotografia pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. Ex Docente do curso Técnico de Fotografia do SENAC Piracicaba. Vaguardista na fotografia, participou de exposições nacionais e internacionais, além de autor de três livros, sendo eles: Passarinhar em Iracemápolis, BH Nossa Natureza e “Inspira Cacau”, lançado em outubro/22, em São Paulo.

JARDINAGEM

OFICINA DE TERRÁRIOS E MINI JARDINS – 15 vagas

Coordenação: Jéssica Santa Rosa

Período: 12/9 a 28/11 – terças-feiras – 18h30 às 20h

Público Alvo:  Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 3/7 a 6/9

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

Promover o conhecimento sobre o mundo dos Terrários, os tipos, o passo a passo para criar o seu, a manutenção, informações sobre espécies de plantas adequadas, substratos, materiais e ferramentas, assim como a sua montagem. Terão a parte prática de montagem e dicas, para levar para casa um arranjo pronto, podendo, se assim quiser, obter um ganho extra e possível fonte de renda, além de proporcionar uma grande sensação de bem-estar. 

Jéssica Santa Rosa é Engenheira Agrônoma, Paisagista e Arte Educadora, técnica em Paisagismo, pós graduanda em Administração. Participou de vários cursos de Jardinagem além de ter ministrado aulas pelo SENAC de horta caseira, terrários e jardinagem. É proprietária da Santa Rosa Paisagismo, onde confecciona e executa projetos paisagísticos e manutenções de jardins, com a especialidade em restaurações e revitalizações.

LITERATURA

OFICINA: CAMINHOS DA ESCRITA: DO ESCREVER TERAPÊUTICO À PUBLICAÇÃO – 15 vagas

Coordenação: Denise Aparecida da Silva

Período: 5/9 a 21/11 – terças-feiras – 19h às 20h30

Público Alvo: Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 3/7 a 31/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

Denise Aparecida da Silva é graduada em Letras e mestra em Linguística Textual pela UNICAMP. É idealizadora, professora e revisora de textos no Orienta Redação; e escritora, tendo como textos publicados: o romance “Toda a água dentro da gente” na Editora Patuá, o conto “A Bolha” na Revista Contos de Samsara (6ª edição) e o poema “A Lua” na Revista Desvario.

MÚSICA 

OFICINA: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES RÍTMICAS COM ASALATOS – 15 vagas

Coordenação: Marcos Lima

Período: 29/8 a 28/11 – terças-feiras – 18h30 às 20h

Público Alvo: Interessados a partir de 14 anos

Inscrições de 3/7 a 25/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

Instrumento de origem africana que foi desenvolvido em potencialidade pelos japoneses. Hoje, no Brasil, muitos já estão se dedicando a este incrível instrumento, pelo seu grande potencial sonoro. Não será necessário possuir o instrumento, pois cada um terá a oportunidade de confeccionar o seu, desenvolvendo assim habilidades de manuseio do instrumento e suas diversas técnicas para a composição de ritmos.

 Marcos Lima é músico e luthier, É oficineiro de instrumentos musicais, com ênfase em reaproveitamento de materiais, no Núcleo Nova Vida, Limeira-SP, desde 2015. Foi professor de Percussão pela Escola Livre de Música, de 2004 a 2019. É Empreendedor, Luthier dos ASALATOS MALI, comercializado a nível nacional. É também gestor de Arte e Cultura, com especialização pela – UFRGS. 

OFICINA: INTRODUÇÃO À GAITA DIATÔNICA – 15 vagas

Coordenação: Dalba Mofatto (Dalba)

Período: 14/8 a 13/11 – segundas-feiras – 19h às 20h30

Público Alvo: Interessados a partir de 14 anos, com o instrumento proposto 

Inscrições de 3/7 a 9/8

Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Centro

A oficina propõe iniciar os participantes, com ou sem conhecimento musical, na execução da gaita diatônica em Dó (C) e no mundo da música. Os participantes aprenderão a segurar a gaita, suas regiões, efeitos wah-wah, vibrato, embocaduras, execução de notas simples e únicas, aspiradas e sopradas.

Dalba é músico multi-instrumentista, vocalista, compositor e também professor de música há mais de 30 anos. Acompanhou vários artistas desde então, ou com suas próprias bandas ou solo nos instrumentos violão, guitarra, contrabaixo e gaita. É proprietário da empresa DALBAND.

ATIVIDADES EXTERNAS – 2º SEMESTRE

ARTESANATO

OFICINA: DIFUSOR DE AMBIENTES E SACHÊS PERFUMADOS – 15 vagas

Coordenação: Hellen Feola

Período: 17/8 a 23/11 – quintas-feiras – 18h30 às 20h30

Público Alvo: Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 13/3 a 11/8

Local: Casa da Cultura 2 – Rua Alberto Pelegrino, 37 – Jardim Vista Alegre 

Atividade com o objetivo de trabalhar as técnicas e as possibilidades de como preparar um difusor de ambientes e sachês perfumados, apresentando assim as possibilidades de diferentes acabamentos e texturas, refinando suas peças, podendo assim, se for o caso, fazer a sua comercialização.

Hellen Feola possui formação em Design de Interiores, atuando como artesã há mais de 10 anos, no ramo da decoração. Entre os seus trabalhos estão as restaurações, as customizações e as pinturas artísticas em peças de madeira.

DANÇA

OFICINA: CRESCENDO COM O BALÉ – 15 vagas

Coordenação: Aline Savazzi

18/8 a 24/11 – sextas-feiras – 17h30 às 18h30

Público Alvo: Crianças com idade entre 4 a 6 anos

Inscrições de 3/7 a 15/8

Local: Casa da Cultura 2 – Rua Alberto Pelegrino, 37 – Jardim Vista Alegre

Através dos movimentos leves e expressivos, o participante potencializa aspectos físicos, cognitivos e sociais. Nessa oficina, serão propostos jogos, brincadeiras e atividades dirigidas, abordando o ensino do Balé Clássico e diferentes manifestações da cultura corporal de movimentos para se vivenciar a dança de forma global em todas as suas potencialidades.

Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea há 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

OFICINA: CRESCENDO COM O BALÉ – 15 vagas

Coordenação: Aline Savazzi

Período: 8/8 a 31/11 – terças-feiras – 13h às 14h

Público Alvo: Crianças com idade entre 4 a 6 anos

Inscrições de 3/7 a 4/8

Local: EMEIEF Tenente Aviador “Ary Gomes de Castro” (Salão da Igreja) – Rua Antônio Conêgo, 200 – Bairro dos Lopes 

Através dos movimentos leves e expressivos, o participante potencializa aspectos físicos, cognitivos e sociais. Nessa oficina, serão propostos jogos, brincadeiras e atividades dirigidas, abordando o ensino do Balé Clássico e diferentes manifestações da cultura corporal de movimentos para se vivenciar a dança de forma global em todas as suas potencialidades.

Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea há 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

OFICINA DE DANÇA DE SALÃO: SAMBA DE GAFIEIRA INICIANTE – 15 vagas

Coordenação: Grazi Mendes

Período: 3/8 a 7/12 – quintas-feiras – 19h às 20h30

Público Alvo: Interessados a partir de 16 anos

Inscrições de 3 a 28/7

Local: EMEIEF Profª “Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi” – Rua Sebastião Teixeira, 200 – Residencial Rubi

Iniciar os participantes na Dança de Salão, mais especificamente no “Samba de Gafieira”, ritmo popular brasileiro, e os seus principais movimentos, conhecendo assim um pouco mais da cultura do pais. 

Grazi Mendes é formada em Balé Clássico, Jazz e Dança de Salão. Iniciou na dança aos 4 anos e desde então fez diversos cursos para aprimoramento. Ministrou aulas de Ballet, Jazz, Ritmos (axé, funk pop) e vários ritmos da Dança de Salão.

Informações

EMCEA

Escola Municipal de Cultural e Artes “Maestro Mário Tintori”

Rua da Boa Morte, 471 – Centro (19) 3441-5493

CASA DA CULTURA OSWALDO SALIBE

Rua Renato Moreti, 222 – Parque Nossa Sra. das Dores (19) 3453-9009 / 3441-5493

CASA DA CULTURA 2

Rua Alberto Pelegrino, 37 – Jardim Vista Alegre (19) 3442-8470 / 3441-5493

EMEIEF Tenente Aviador “Ary Gomes de Castro” (Salão da Igreja) 

Rua Antônio Conêgo, 200 – Bairro dos Lopes 

EMEIEF Profª “Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi”

Rua Sebastião Teixeira, 200 – Residencial Rubi

✅ Quer receber mais conteúdo? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.