Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livro de José Eduardo Heflinger Jr. tem acessibilidade para cegos

“Um Conto de Fadas da Imigração Alemã” tem a Fazenda Ibicaba como cenário principal


Por Nani Camargo Publicado 30/04/2021
Foto: Reprodução

A Secretaria da Cultura de Limeira já está aparelhada com o “Poet Compact” equipamento que atende pessoas cegas. Não se trata de Braile, mas sim de um aparelho que possibilita a transcodificação de textos de obras escritas para a mídia auditiva. Mediante uma parceria já acordada com o pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, os cegos poderão agendar a leitura dos livros resultantes de projetos incentivados pela Lei Rouanet, em capítulos, na Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz – inclusive o último volume publicado pelo autor, “Um Conto de Fada da Imigração Alemã”, lançado no início de abril. Os interessados podem agendar o uso do equipamento diretamente na biblioteca.

“Um Conto de Fadas da Imigração Alemã” é o 28º livro de Heflinger Jr. e conta a história real da vinda de Catharina Drenkhan da Europa para o Brasil em 1853, com uma filha de pouco mais de um ano de idade, também chamada Catharina. A mãe morre de febre amarela e a filha é adotada pela rica família Vergueiro, proprietária da Fazenda Ibicaba. A pequena Catharina cresce na abastada família e, adulta, se casa com um alemão, que tinha vindo ao Brasil a trabalho, Franz Detlef Brune. O casal tem nove filhos, sendo que a primogênita é Carlota, que se tornaria uma das mais importantes memorialistas do período no Brasil, escrevendo sobre a escravatura, sobre o Sistema de Parceria, sobre imigrantes, sobre o dia-a-dia em uma fazenda modelo e sobre sua vida. Carlota vai para a Alemanha e se casa com um destacado membro do partido nazista, Albrecht Schmidt. Carlota Schmidt, que morreu em 1965, dá nome ao banco de dados sobre a imigração europeia pelo Sistema de Parceria no Brasil: o “Carlota Schmidt Memorial Center”.

O livro conta com centenas de fotos, imagens e documentos, tem luxuosa edição bilíngue, com tradução para o inglês da especialista Irene Sinnecker, e foi produzido com incentivo da Lei Rouanet, ação administrada pela Secretaria Especial da Cultura, sob direção do Ministério da Cidadania, e patrocínios da Cirúrgica Fernandes e da Usina Santa Lúcia.

“Um Conto de Fada da Imigração Alemã” pode ser adquirido na Banca IV Centenário da Praça Toledo Barros ou pelo Disk Livro: (19) 3444-8810 e 99643-2855 (WhatsApp) – Atendimento no horário comercial. Informações e contato com o autor podem ser através do e-mail [email protected]. Acompanhe a página do livro no Facebook: https://www.facebook.com/LivroUmContoDeFada.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.