Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Novo romance do escritor Luiz Biajoni constrói painel de humanidade e pandemia

Algum Amor é o oitavo romance lançado pelo autor americanense


Por Redação Educadora Publicado 21/07/2020
Foto: Divulgação

  Pouco mais de um ano depois de lançar seu sétimo romance, “Quatro Velhos” (Penalux, 2019), o autor americanense, Luiz Biajoni, lança novo livro: “Algum Amor”. A urgência foi ditada pela crise do coronavírus, que mudou o sentido inicialmente desenhado para a trama. “Eu me preparei para escrever uma história de amor, mas o fantástico e o terror se impuseram com a pandemia e tudo se misturou. Em quarentena, comecei a acordar no meio da noite pensando na história de amor daqueles meus dois personagens e tudo se misturava um pouco com o noticiário e com a minha vida e o resultado disso foi uma nova configuração para o romance”.

A partir de cenas recortadas das vidas de duas pessoas, a publicitária Stella e o escritor Luiz, “Algum Amor” desenvolve uma história de aproximações, distanciamentos, isolamentos e reaproximações que extrapola a cronologia, o tempo e o espaço. A narrativa é permeada por acontecimentos deste momento de pandemia de covid-19 – um dos primeiros romances da literatura nacional a abordar o tema.

Diferente dos outros livros do autor, como “Elvis & Madona” (Língua Geral, 2010), “A Comédia Mundana” (Língua Geral, 2013), “A Viagem de James Amaro” (Língua Geral, 2015) ou “Quatro Velhos”, este “Algum Amor” trabalha a linguagem de maneira experimental – a história, porém, a exemplo dos dois últimos romances, se passa em Americana, cidade natal do autor. “Eu tinha estabelecido escrever três histórias que se passassem em Americana – e essa é a última. Com Algum Amor, fecho um ciclo em meu projeto literário”, conta Biajoni.

Na orelha do livro, a escritora finalista do prêmio Jabuti, Camila Passatutto, escreve que “Algum Amor” é “um respiro dolorido dentro de uma concha no epicentro da tormenta que é a vida”. O premiado escritor Javier Aracinbia Contreras resume: “[…] Biajoni segue sua jornada abordando pequenos conflitos pessoais, desta vez, porém, com pílulas desse momento louco pelo qual o mundo passa e em que as pessoas, ao mesmo tempo em que buscam sobreviver, também desejam algum amor”.

SERVIÇO

Algum amor, Luiz Biajoni – romance (100 p.), R$ 38 (Penalux, 2020).

Link para compra: www.editorapenalux.com.br/loja/algum-amor

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.