Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Erros de pilotos e condições climáticas causaram queda de avião que matou Gabriel Diniz

Laudo aponta que no momento do acidente, apenas o primeiro piloto estava exercendo a função e teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação da aeronave


Por Redação Educadora Publicado 30/10/2020
Foto: Divulgação

Más condições climáticas e divergências entre pilotos levaram à queda do avião que transportava o cantor Gabriel Diniz, no dia 28 de maio de 2019. É o que aponta o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29).

De acordo com o Portal G1, o laudo aponta que no momento do acidente, apenas o primeiro piloto estava exercendo a função e teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação da aeronave. Segundo o relatório, o piloto não avaliou adequadamente os parâmetros para a operação da aeronave com a decisão do prosseguimento do voo em condições meteorológicas desfavoráveis.

O documento aponta ainda que a aeronave Piper Cherokee PT-KLO, fabricada em 1974, não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) operar sem Condições de Voo Visual (VMC).

A aeronave caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe, no dia 27 de maio de 2019. Além do cantor Gabriel Finiz, de 28 anos, morreram no acidente os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.