Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morre Silvio Santos, aos 93 anos

O maior comunicador do Brasil morreu na madrugada deste sábado


Por Leticia Viganó Publicado 17/08/2024
Morre-Silvio-Santos-aos-93-anos
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Morreu nesta madrugada deste sábado (17), o empresário e apresentador Silvio Santos, aos 93 anos, em São Paulo. O dono do SBT estava internado no Hospital Albert Einstein, desde o dia 1º de agosto.

A internação do comunicador foi uma medida de precaução, já que ele havia sido hospitalizado em julho devido a um quadro de H1N1. O quadro de saúde do empresário foi mantido em sigilo.

Quem foi Silvio Santos?

Senor Abravanel, conhecido como Silvio Santos, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930. Ele foi um empresário e um dos maiores comunicadores do Brasil.

O apresentador de TV começou a carreira como camelô nas ruas do Rio de Janeiro vendendo capas de plástico para documento nas eleições de 1946. Devido a sua voz, ele foi convidado a ser locutor, porém, não ficou muito tempo no ar, pois o dinheiro que ganhava vendendo produtos na rua era maior.

Em 1958, comprou o Baú da Felicidade, do radialista Manoel de Nóbrega. Na empresa, o cliente pagava carnês mensais e, em dezembro, recebia uma caixa de brinquedos. Era o início do que seria o Grupo Silvio Santos.

A primeira vez que ele apareceu como apresentador de TV foi em 1961, na TV Paulista. À frente do game “Vamos Brincar de Forca”, ele aproveitava o espaço para divulgar o Baú da Felicidade.

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)

Em 19 de agosto de 1981, nasceu o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). A emissora rapidamente se tornou a terceira maior rede de TV brasileira e a principal fonte de riqueza de Silvio Santos.

Após fundar a sua própria emissora, Silvio Santos criou a Jequiti, empresa de cosméticos, em 2006.

Entre as empresas comandadas por ele estão a emissora de televisão SBT e a empresa de cosméticos Jequiti. No ano seguinte, o Grupo Silvio Santos lançou o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, com apartamentos de alto padrão, vendidos por valores milionários.

image

Vida pessoal

O empresário se casou em 15 de março de 1962 com Maria Aparecida Vieira Abravanel, com quem teve duas filhas: Cintia e Silvia. Devido a um câncer no aparelho digestivo, ela faleceu aos 38 anos, em 1977.

O segundo casamento de Silvio aconteceu em 20 de fevereiro de 1981 com Íris Abravanel, que trabalhava no Baú da Felicidade. Eles tiveram outras quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Silvio Santos coleciona prêmios tanto como apresentador de TV, como empresário. Em 1983, dois anos após o início da Rede SBT, ele entrou para o Guinness Book na categoria de “o programa mais duradouro da televisão brasileira”. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o apresentador ganhou dos anos 2000 a 2009 como ‘Melhor Líder Empresarial Setorial”.

No Troféu Imprensa, ganhou prêmios como “Melhor Animador” entre 1964 e 1971 e de 1975 a 2017. Já no Troféu Roquette Pinto, alcançou prêmios como Melhor Locutor Comercial (1960), Melhor Apresentador (1961 a 1968) e personalidade artística (1969).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.