Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Irmão de Emicida vê suposto plágio em nova música de Juliette e Duda Beat

Juliette e Duda Beat se pronunciam sobre a acusação de plágio


Por Folhapress Publicado 18/10/2023

Na madrugada desta quarta-feira (18), as cantoras Juliette e Duda Beat lançaram nas redes sociais a música “Magia Amarela”. Porém, o que era para ser um momento de alegria pelo novo projeto acabou se tornando uma dor de cabeça para as artistas, que agora têm sido acusadas de plágio.


Irmão do rapper Emicida, o produtor e compositor Evandro Fióti recorreu às redes sociais para reclamar de uma suposta cópia da letra e da estética do trabalho das cantoras em comparação a “AmarElo”, single lançado por Emicida.


“Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar”, publicou ele no X (antigo Twitter).


“Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo, em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo: essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda”, emendou o compositor.


Um dos trechos da música “Magia Amarela” diz: “Sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é amar elos reais”. Fióti também diz que além do título e da cor, a tipografia e o cenário com vitrais também seriam iguais.

PRONUNCIAMENTO

Duda Beat se pronunciou nas redes sociais após ser acusada de plagiar o cantor Emicida em sua nova música “Magia Amarela”, lançada com Juliette na madrugada desta quarta-feira (18). Em resposta à reclamação de Evandro Fióti, irmão do cantor, nas redes sociais, a cantora negou qualquer responsabilidade criativa no trabalho.


A nota publicada no X, ex-Twitter, foi, após alguns minutos, excluída. Nela, a cantora diz ter sido contratada pela Bauduco como intérprete para campanha publicitária e atribui à marca toda a responsabilidade pela criação artística.


“Não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”, diz a nota.


A cantora ainda afirma que estava ciente da semelhança com o projeto “AmarElo”, de Emicida, mas foi surpreendida quando o nome de Felipe Vassão (um dos autores) não foi citado: “A exclusão do de Vassão do time de autores do jingle não foi informado pelo cliente”.


A nota também diz que as medidas cabíveis serão tomadas: “sua equipe jurídica tomará as medidas cabíveis para garantir a integridade artística e ética de sua participação”.


A maioria dos mais de 100 cometários publicados enquanto a postagem estava no ar reclamam da postura da equipe da cantora. “Ninguém da equipe sequer achou estranho que um projeto BASEADO EM AmarElo, Do Emicida, não tinha o EMICIDA representando? Achei uma desculpinha esfarrapada”, comentou a usuária @rahmachiori.


O usuário Caio Baltazar cometa que Duda deveria ser “uma mulher adulta que responde pelos contratos que assina e pelos projetos que aceita”.


Mais cedo, a assessoria de Juliette também informou que a música “Magia Amarela” faz parte de uma campanha publicitária e que a cantora foi contratada como uma das intérpretes. Ela segue em contato com os contratantes responsáveis pela criação da música para ter mais esclarecimentos, segundo nota.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.