Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contusão de Cantillo prejudica time ideal de Mancini no Corinthians

Volante foi vetado por 15 dias por conta de um estiramento muscular do adutor da coxa direita


Por Folhapress Publicado 18/12/2020
Foto: Reprodução/Instagram

O técnico Vagner Mancini fica mais perto do time ideal do Corinthians a cada jogo. No entanto, a ausência de Victor Cantillo, vetado por 15 dias por conta de um estiramento muscular do adutor da coxa direita, prejudica o treinador em busca da estratégia que considera perfeita no clube alvinegro.

O volante colombiano deixa o time mais vertical, com passes para frente e, principalmente, com lançamentos longos para o campo de ataque. O gol da vitória no clássico contra o São Paulo no último domingo (13), quando o camisa 8 lançou Otero para abrir o placar, resume bem o seu estilo de jogo.

Ele é um jogador de características únicas no meio-campo corintiano. Os concorrentes da posição -Xavier, Camacho, Ederson e Roni- são mais marcadores, mais fortes fisicamente e até velozes, mas nenhum deles possui a técnica do colombiano para “enfiar” bolas ao ataque.

Cantillo ajudou Mancini a corrigir o excesso de passes laterais e falta de velocidade da equipe, heranças do técnico Tiago Nunes. Segundo apurou a reportagem na época, o ex-treinador tinha obsessão por treinos de trocas de passes, no CT Joaquim Grava, estratégia que deixava o time menos vertical, lento e pouco ofensivo.

No esquema de Mancini, o Corinthians marca pressão por mais tempo e aposta bastante na velocidade. A saída de bola ficou mais rápida e objetiva, com passes verticais. É nesse contexto que Cantillo se encaixa perfeitamente.

O jogador não tem o estilo dos ex-volantes de sucesso do clube, casos de Elias, Paulinho e Maycon, entre outros. Isso porque ele não tem velocidade e força física para chegar na área adversária. Entretanto, Cantillo se destaca pelos passes e lançamentos certeiros ao campo de ataque.

O colombiano costuma “descobrir” os atacantes e laterais em condições de gol dentro da área com constância. Aliás, Cantillo iniciou a temporada com essa virtude, mas passou a tocar mais de lado sob o comando de Tiago Nunes após a parada do futebol por conta da pandemia da covid-19.

Mancini também tem apostado em atacantes mais rápidos na frente, como Léo Natel e Davó, mas precisa de Cantillo para aproveitar a velocidade dos companheiros. Vale ressaltar que o treinador gosta de explorar a transição, mais um fator que necessita dos lançamentos do colombiano.

Cantillo só volta ao Corinthians em 2021, já que o Corinthians projeta período de 15 dias, no mínimo, para a recuperação. Com isso, o volante é desfalque certo contra Goiás na segunda-feira (21) e diante do Botafogo no domingo seguinte (27).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.