Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em 6ª final na Arena, Corinthians tenta fazer o que não conseguiu em Dérbis

O estádio é um dos trunfos na decisão da Copa do Brasil, e o time alvinegro busca uma vitória que seria inédita para abrir vantagem em uma disputa de título


Por Folhapress Publicado 11/10/2022
Vítor Pereira diz que só falta uma taça para que Corinthians tenha sua cara
Vitor Pereira, novo técnico do Timão na Partida entre São x Corinthians pelo campeonato Paulista no estádio Morumbi. (Foto: Ronny Santos/Folhapress)

A partida contra o Flamengo, nesta quarta-feira (12), é a sexta vez em que o Corinthians joga uma final na Neo Química Arena. O estádio é um dos trunfos na decisão da Copa do Brasil, e o time alvinegro busca uma vitória que seria inédita para abrir vantagem em uma disputa de título.


Até hoje o Corinthians disputou cinco finais de campeonato em sua Arena. Três delas foram finalíssimas, ou seja, os jogos de volta que decidiam o título. As outras duas foram em partidas de ida, como a desta quarta-feira contra o Flamengo.

Nestas duas oportunidades, em um contexto bem específico, o Corinthians enfrentou o Palmeiras duas vezes e ainda não conseguiu vencer: em 2018 perdeu a ida e teve que reverter o resultado para ser campeão paulista, e em 2020 empatou a ida sem gols e dias depois amargou o vice nos pênaltis.


No geral, porém, o retrospecto é muito positivo. O Corinthians já disputou 54 jogos de mata-mata em sua Arena e em 37 vezes acabou classificado -ou campeão, como no tricampeonato paulista recente.

A grosso modo, o time se dá bem em duas de cada três encontros de mata-mata em que manda seu jogo na Arena -todos os números deste texto consideram apenas o time principal masculino.


NÚMEROS DOS MATA-MATAS NA ARENA


Dos 54 confrontos de mata-mata citados, foram 20 jogos de ida na Neo Química Arena, 26 jogos de volta e nove partidas únicas, ou seja, aquelas em que a classificação foi decidida em um só jogo.


É justamente nestes jogos únicos que o Corinthians tem seu melhor desempenho em casa nos mata-matas (oito classificações e uma só eliminação). Jogando a volta em casa, o clube alvinegro passou de fase 18 vezes e caiu sete. Jogando a ida na Arena, como nesta final contra o Flamengo, levou a melhor 11 vezes e acabou eliminado em nove.


ITAQUERA É UMA FORTALEZA NESTA COPA DO BRASIL


O Corinthians tem quatro vitórias em quatro jogos em casa nesta edição da Copa do Brasil. Venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 0 na terceira fase, depois goleou Santos (4 a 0) e Atlético-GO (4 a 1) e nas semifinais venceu o Fluminense por 3 a 0.

✅ Quer receber mais conteúdo? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.