Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morre o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Ex-Arcebispo de Salvador

O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo Metropolitano de São Salvador


Por Redação Educadora Publicado 26/08/2023
Morre o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Ex-Arcebispo de Salvador
Foto: Divulgação Diocese de Londrina

Aos 89 anos, faleceu o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, ex-Arcebispo de Salvador. O anúncio foi feito pela Arquidiocese de Salvador neste sábado (26).

Segundo a Arquidiocese de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo faleceu em Londrina, no Paraná, onde residia. A causa da morte não foi especificada. Dom Geraldo Majella Agnelo desempenhou papel significativo na cerimônia de beatificação de Santa Dulce em 2011; entregou a carta apostólica e compôs a oração pelo santo.

O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia em janeiro de 1999. Sua posse ocorreu em 11 de março do mesmo ano. Em maio de 2001, foi nomeado membro da Pontifícia Comissão para o Patrimônio Cultural da Igreja e eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dois anos depois.

Dom Geraldo apresentou seu pedido de renúncia, que foi acatado pelo Papa Bento XVI em 2011, tornando-o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador. Em 2014, por vontade própria, mudou-se para Londrina.

A Arquidiocese do Paraná informou que ele será homenageado com velório na Catedral Municipal de Londrina, às 8h da segunda-feira (28 de agosto), e será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana, às 12h.

Nascido em 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Dom Geraldo Majella Agnelo ingressou aos 12 anos no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio de Juiz de Fora, onde permaneceu até os 14.

Em 1951 ingressou no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, em São Paulo, onde estudou filosofia por dois anos. Em seguida, cursou a mesma matéria na Faculdade de Filosofia da Universidade de Mogi das Cruzes, também em São Paulo.

Concluiu a licenciatura em teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, de 1954 a 1957.

De 1967 a 1969, Dom Geraldo Majella especializou-se em Liturgia no Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneo de Santo Anselmo de Roma. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957, na Catedral de São Paulo, por Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, Arcebispo Auxiliar de São Paulo. Durante sua estada em Roma no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, de 1967 a 1969, participou semanalmente do programa “Liturgia e Vida”, transmitido pela Rádio Vaticano.

Em Roma, auxiliou na Paróquia de São Clemente Papa de Montesacro, coordenou o trabalho pastoral da Arquidiocese de São Paulo, atuou como professor de Teologia Sacramental e Liturgia no Instituto Teológico Pio XI – Salesiano, e no Seminário Maior. João XXIII – Scalabriniano.

Tornou-se vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul II em 1980. Em 27 de outubro de 1982, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo Metropolitano de Londrina, e assumiu o cargo em 28 de outubro de 1983.

No mesmo ano, assumiu a presidência da Comissão Litúrgica da CNBB, servindo até 1987. Em 16 de setembro de 1991, foi nomeado pelo Papa João Paulo II secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina do Culto Divino. Sacramentos.

Também foi nomeado membro da Pontifícia Comissão para a América Latina em 3 de junho de 1994. Serviu como presidente da Comissão de Liturgia do Grande Jubileu em 2000 e como membro da mesma comissão em 17 de março de 1995.

Foi também membro da Pontifícia Comissão dos Congressos Eucarísticos Internacionais. Dom Geraldo também ocupou outros cargos, incluindo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em 1999 e membro do Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes em 2000. Em 21 de fevereiro de 2001, recebeu a cartola de cardeal e tornou-se um Cardeal na Via Magliana Nova em Roma.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.