Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Primavera começa nesta quinta-feira (22) e traz chuva para o Estado de SP

Frentes frias que passam entre os dias 22 e 25 de setembro, vão reforçar a umidade, atingindo as Regiões Centro-Oeste e Sudeste


Por Grasiele Gerondi Publicado 22/09/2022
Estação mais florida do ano começa nesta quinta (22), às 22h04 – Foto: Grasiele Gerondi

A primavera no Hemisfério Sul começa nesta quinta-feira (22), às 22h04 e vai até o início da noite de 21 de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia.

A umidade amazônica costuma ter efeito em outras importantes áreas do país, de forma a definir como serão as chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no centro-sul da Região Norte

Segundo o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é uma faixa de nebulosidade responsável pela ocorrência de chuvas, podem acontecer durante a primavera, trazendo chuvas no Sudeste e Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia. Nesta época, com o aumento das chuvas em grande parte do país, começa o plantio das principais culturas de verão.

O clima global vem sendo influenciado pelo La Niña desde meados de 2020. A primavera de 2022 será a terceira primavera consecutiva com o padrão de precipitação e de temperatura modificado pelo fenômeno La Niña.

Várias frentes frias vão avançar para o Sudeste do Brasil, mas a maioria de forma oceânica, com maior impacto nas áreas próximas ao litoral. Eventualmente alguma frente fria poderá influenciar áreas do Centro-Oeste facilitando a formação de áreas de chuva e aliviando o calor.

Na Região Sudeste, o resfriamento mais notável causado por estas frentes frias, será nas áreas próximas ao litoral, atingindo áreas como o sul e o leste de São Paulo, o estado do Rio De Janeiro, o estado do Espírito Santo, parte do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira. Eventualmente poderá ocorrer entrada de ar frio de origem polar em Mato Grosso do Sul.

CHUVA

Essas frentes frias que vão passar agora nos dias 22 e 25 sobre o Brasil, vão reforçar a umidade sobre o interior do continente, atingindo as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. O estado de São Paulo volta a receber chuva nesta época, devido à entrada destas instabilidades – o que já significa um retorno um pouco antecipado da chuva fora da época, até porque ela volta geralmente em meados de outubro.

Isto deve trazer ao longo do mês de outubro volumes um pouco acima da média no norte de São Paulo, dentro da média em grande parte do Noroeste, Região Central e áreas do Nordeste e Norte paulista, incluindo a região da Grande SP. Nessas regiões a chuva fica dentro da média histórica em outubro e um pouco abaixo da média, pegando Vale do Paraíba, toda a faixa litorânea e também oeste sul de São Paulo.

Em relação às temperaturas, elas ficam dentro da média em todas as regiões do estado na primavera como um todo. Ainda vamos ter grandes oscilações de temperatura ao longo do mês de outubro. Já para novembro, é um cenário bem semelhante ao que se espera de dezembro – chuva um pouco abaixo da média na maior parte do estado de São Paulo, isso inclui a capital, Vale do Paraíba, região central, oeste, sul de São Paulo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.