Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

BRK adota o uso da água da represa Salto do Lobo para captação e manutenção do abastecimento em Limeira

A concessionária esclarece que a represa Salto do Lobo é uma reserva estratégica de água e seu uso é permitido por meio do decreto municipal nº 209/2021


Por Redação Educadora Publicado 04/08/2022
BRK adota o uso da água da represa Salto do Lobo para captação e manutenção do abastecimento em Limeira
Com o uso da água da Salto do Lobo, a captação em Limeira ocorre 60% pelo rio Jaguari e outros 40% pela represa, que passa a abastecer, por meio de sifões, o ribeirão Pinhal. Foto: Roberto Gardinalli

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, iniciou nesta semana, na terça-feira (02), o uso da água da represa Salto do Lobo como uma medida de apoio para a manutenção regular do abastecimento do município.

A captação da água da represa, ação prevista no Plano de Contingência da empresa para o enfrentamento da estiagem, é adotada em razão das condições críticas dos mananciais de captação da cidade, que são o rio Jaguari e o ribeirão Pinhal. E, neste ano, ocorre com um mês de antecedência à necessidade de 2021.

“Com a redução dos níveis e, principalmente, com a baixa qualidade de água bruta do rio Jaguari, por conta do prolongado período de seca, estamos iniciando o uso da água da represa Salto do Lobo, buscando manter a quantidade e a qualidade do abastecimento em Limeira. Vale destacar que, no ano passado, iniciamos o uso dessa reserva de água no início de setembro, o que vem reforçar o quão mais severa está a estiagem deste ano”, informa Rogério Lima, gerente de operações da BRK.

A concessionária esclarece que a represa Salto do Lobo é uma reserva estratégica de água e seu uso é permitido por meio do decreto municipal nº 209/2021.

Operacionalmente, o uso da água da represa ocorre por meio de sifões, que são tubulações que direcionam a água da reserva para o Ribeirão Pinhal, contribuindo, assim, para a manutenção de seu nível e possibilitando a captação contínua de água por tal manancial.

“Com o uso da água da Salto do Lobo, a captação em Limeira ocorre 60% pelo rio Jaguari e outros 40% pela represa, que passa a abastecer, por meio de sifões, o ribeirão Pinhal. A água captada nestes mananciais é bombeada até à ETA (Estação de Tratamento de Água) de Limeira, localizada às margens da rodovia Anhanguera, e após passar por todo o processo de tratamento, seguindo controles rígidos de qualidade, é distribuída à população”, detalha o gerente.

A BRK adotará o uso dessa reserva de água até o fim do período mais crítico da estiagem e, por isso, reforça que se faz necessário o apoio de toda a população para que priorize, de forma imediata, o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal. e, deste modo, contribua para evitar a necessidade da adoção de medidas de restrição ao consumo, como um rodízio ou racionamento. Lavar calçadas e carros, por exemplo, são atividades que precisam ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada neste período.

“Limeira não registra uma chuva significativa – acima de 10 milímetros – desde o dia 31 de maio, e os meses de agosto e setembro tendem a serem os mais secos e críticos do ano; por isso, a necessidade de um compromisso coletivo para um consumo cada vez mais consciente de água”, destaca.

Assim como feito em 2020 e 2021, a BRK, neste ano, continua melhorando toda a estrutura do sistema de água do município para o enfrentamento desses meses secos. A empresa executou a limpeza dos canais de água bruta e da comporta de entrada dos mananciais, atuou para a ampliação da capacidade de reserva de água tratada com novo reservatório na região da Fazenda Itapema, e o andamento das obras da adutora Mercedes-Gino. Também está em andamento o plano de substituição de redes – com obras sendo executadas nesta semana no Jardim das Paineiras e Jardim Santa Lina – e o trabalho contínuo de caça-vazamentos visando, cada vez mais, a redução das perdas de água no processo de distribuição, entre diversas outras medidas de melhorias nos processos.

Limeira, assim como todos os demais municípios da região que pertencem de forma integral ou parcial às bacias hidrográficas PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), seguem o estado de alerta emitido pelo Consórcio Intermunicipal diante da intensificação da estiagem, que vem se apresentando bastante severa e refletindo diretamente no comportamento dos mananciais.

Para informações sobre as condições dos mananciais de Limeira, dados relacionados ao volume de chuvas na cidade, orientações para a prática de um consumo mais consciente de água e um detalhamento das principais ações da BRK para o enfrentamento da atual estiagem, acesse www.jogandojuntopelaagua.com.br.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.