Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

SP libera uso de máscara em ambientes abertos a partir desta quarta (9)

Medida foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB), que chegou a tirar a máscara durante entrevista coletiva nesta quarta


Por Folhapress Publicado 09/03/2022
SP libera uso de máscara em ambientes abertos a partir desta quarta (9)
Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

A partir desta quarta (9), o uso de máscara não será mais obrigatório em espaços abertos no Estado de São Paulo. A medida foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB), que chegou a tirar a máscara, em entrevista coletiva nesta quarta.


O item é obrigatório desde maio de 2020 como forma de combate e prevenção ao coronavírus, sob pena de multa e inclusive prisão. O uso continuará sendo exigido em ambientes fechados como transporte público, estações de metrô e trem, por exemplo.


Nas escolas, o uso de máscara ainda está sendo definido. Há possibilidade de que o governo do estado permita a flexibilização do uso da proteção em áreas externas nos colégios, a depender a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.


O jornal Folha de S.Paulo havia publicado na última sexta (4) que Doria optaria pela flexibilização em ambientes abertos, como ruas, praças, parques e estabelecimentos comerciais. Ao mesmo tempo, deveria manter a obrigação do equipamento em ambientes fechados como forma de prevenção ao coronavírus.


A mudança é impulsionada por dois indicadores, o de queda de casos de infecção e óbitos e os dados de avanço da campanha de imunização. Esta última será uma cartada de Doria, que é o pré-candidato do PSDB à eleição presidencial em outubro deste ano. Desde o começo da semana, os assessores do tucano têm se empenhado em fazer vídeos sobre o fim da necessidade de vestir máscara.


De acordo com Vacinômetro do governo, atualizados às 11h50 desta sexta, indicavam que 89,26% de toda a população acima de cinco anos está com o esquema vacinal completo.


O ritmo da campanha de imunização entre crianças e adolescentes tem sido uma preocupação de Doria, que pelo menos desde fevereiro telefonado para os prefeitos e cobrado publicamente um avanço, como fez ao prefeito de Lorena, Sylvinho Ballerini (PSDB), no último dia 25 durante a inauguração de uma unidade do Poupatempo.


Na ocasião, Lorena aplicou apenas 41% das doses recebidas para a população infantil, na ocasião.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.