Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tempestades e chuva de granizo devem atingir Sudeste até sexta (7)

Uma baixa pressão se formando no sul do Brasil deve dar origem a uma nova frente fria e aumentar o risco de temporais no Estado


Por Folhapress Publicado 04/10/2022
granizo; temporais; chuva granizo Pirassununga
São Paulo pode ter temporais e chuva de granizo até sexta (7) – Foto: Reprodução/ Redes Sociais (Arquivo)

As tempestades que atingiram parte de Minas Gerais no início dessa semana devem continuar ocorrendo em todo o Sudeste até sexta-feira (7), de acordo com a Climatempo. A previsão indica o risco de chuvas fortes, trovoadas e novos episódios de queda de granizo, como o que ocorreu na rodovia Fernão Dias, na região de São Gonçalo do Sapucaí, nesta segunda (3).

A meteorologista Carine Gama, da Climatempo, explica que essas chuvas são a combinação de diversos fatores, como “a circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera, o calor em superfície, o corredor de umidade que vem da região Norte e, agora, a chegada de uma frente fria”. No sul de Minas, a topografia acidentada também contribui para a formação de granizo.

Todos esses fatores associados geram condições para novos temporais já nesta terça-feira em Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo.

“Amanhã [5] também tem uma baixa pressão se formando entre o Paraguai, Paraná e Mato Grosso do Sul, que vai dar origem a uma nova frente fria no final da quarta”, informa Gama. Esse evento aumenta o risco de temporais para São Paulo, incluindo a capital, e Rio de Janeiro a partir de quinta (6) e em Minas e Espírito Santo na sexta.

A chegada da frente fria, no entanto, não deve derrubar as temperaturas na região. “Em todos esses dias, há risco de alagamento, inundações e, eventualmente, alguma enchente. Na quarta, a possibilidade de granizo diminui, mas retorna na quinta”, afirma a meteorologista.

O tempo tende a seguir chuvoso até sexta-feira. A previsão é de melhora no final de semana, quando o sol deve aparecer de novo.

✅ Quer receber mais conteúdo? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.