Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Feriado prolongado terá chuva forte em quase todas as regiões do país

De acordo com o Climatempo, está descartada uma nova frente fria como a registrado no começo de novembro


Por Folhapress Publicado 11/11/2022
De acordo com o Climatempo, está descartada uma nova frente fria no feriado como a registrado no começo de novembro, mas a circulação de ventos na América do Sul, inclusive no Brasil, vão facilitar a formação de várias áreas de instabilidade, com muitas nuvens carregadas, com grande potencial para provocar temporais.
Foto: Pixabay

Feriado prolongado terá chuva forte.

O feriado prolongado em comemoração à Proclamação da República, que acontece na terça (15), deve ser marcado por temporais em praticamente todo o país devido à presença de um sistema de baixa pressão na América do Sul.


De acordo com o Climatempo, está descartada uma nova frente fria como a registrado no começo de novembro, mas a circulação de ventos na América do Sul, inclusive no Brasil, vão facilitar a formação de várias áreas de instabilidade, com muitas nuvens carregadas, com grande potencial para provocar temporais.


A meteorologista Josélia Pegorim diz que, a partir desta sexta-feira (11), uma área de baixa pressão atmosférica que fica entre o norte da Argentina e o Paraguai vai começar a se intensificar.


“Essa área de baixa pressão vai ser alimentada por ar quente e úmido. Um fluxo de ventos vai começar a trazer lá das regiões tropicais esse ar quente e úmido para cima dessa área de baixa pressão, então nós vamos ter a formação de muitas áreas de instabilidade e, já a partir de sexta, vão começar a provocar chuva em cima do Sul do Brasil, chuva de forte intensidade”, explica.


Essas áreas de instabilidade, diz a meteorologista, vão atuar sobre os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.


“O final de semana entra com essas áreas de instabilidade crescendo ainda mais em cima do sudeste e do centro-oeste. Quando chegar no domingo [13], elas vão ganhar mais força ainda entrando no Sul do Brasil”, alerta.


De acordo com Josélia, de sexta até a próxima segunda, todos esses estados têm grande risco de sofrerem com tempestades.


Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores volumes de chuva acumulados no período de 7 a 14 são previstos em áreas do oeste do Paraná e São Paulo, leste de Mato Grosso do Sul e em áreas do centro-sul de Minas Gerais, além de áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.


Já em parte da região Nordeste, principalmente em áreas da Bahia e do Rio Grande do Norte, o tempo seco deve predominar.


No Sudeste, a previsão é de que as precipitações possam ultrapassar 80 mm em áreas do oeste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Já em grande parte do norte de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste de São Paulo há previsão de baixos volumes que podem ser inferiores a 40 mm.


No Sul, as áreas de instabilidade vão propiciar grandes ocorrências de chuvas, que devem ultrapassar 60 mm no oeste do Paraná e Santa Catarina.

Em áreas do sul do Rio Grande do Sul ainda haverá o predomínio de um tempo seco e ocorrência de baixos acumulados de chuva, principalmente no final de semana. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva entre 20 mm e 50 mm.


Há previsão de chuva em grande parte da região Centro-Oeste, com acumulados que podem ficar entre 20 e 60 mm, principalmente em áreas do sul de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás.

Já em áreas do sul e leste de Mato Grosso do Sul, os acumulados de chuva podem ultrapassar 60 mm.


No Nordeste, os maiores acumulados devem se concentrar em áreas do Maranhão, Ceará e Piauí, com volumes que podem ultrapassar 50 mm, além de pancadas de chuva em áreas mais litorâneas do Sergipe, Alagoas e Bahia.


Para a região Norte são previstas chuvas acima de 20 mm, com destaque para áreas do oeste do Amazonas, norte de Roraima, leste do Pará e oeste de Tocantins, onde podem ocorrer acumulados superiores a 50 mm. Já no Acre e em Rondônia podem ocorrer pancadas de chuva no fim da semana, mas com baixos acumulados.


A capital paulista, durante o feriado prolongado, deve ter sol, com muitas nuvens, e pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas variam de 17°C a 30°C.


A cidade do Rio de Janeiro deve registrar chuva todos os dias até terça, especialmente à tarde e à noite, as temperaturas oscilam entre 20°C e 34°C.


Em Salvador, as temperaturas ficam entre 24°C e 29°C, com sol entre nuvens e períodos nublados, com chuvas rápidas ao longo dia.


Belo Horizonte ter sol, mas, com chuva a qualquer momento do dia, e temperaturas entre 17°C e 31°C.


Os termômetros devem variar entre 19°C e 30°C em Florianópolis, com sol, períodos de nebulosidade e chuva todos os dias.


O feriado prolongado em Aracaju será chuvoso, com sol e períodos de nebulosidade. A temperatura varia entre 23°C e 30°C.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.