Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1° de novembro na História

Hoje é dia da Solenidade de Todos os Santos; em 1512, o teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é apresentado ao público; em 1955, começa a Guerra do Vietnã; em 1980, começam as transmissões do Sistema Brasileiro de Televisão;


Por Redação Educadora Publicado 01/11/2020
Soldados americanos durante a Ofensiva do Tet, na Guerra do Vietnã

Em 1512, o teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é apresentado ao público;
Em 1955, começa a Guerra do Vietnã;
Em 1980, começam as transmissões do Sistema Brasileiro de Televisão;

Solenidade de todos os Santos
“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).

Sendo assim, nós passamos a compreender o início do sermão do Abade São Bernardo: “Para que louvar os santos, para que glorificá-los? Para que, enfim, esta solenidade? Que lhes importam as honras terrenas? A eles que, segundo a promessa do Filho, o Pai celeste glorifica? Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles”.

Sabemos que desde os primeiros séculos os cristãos praticam o culto dos santos, a começar pelos mártires, por isto hoje vivemos esta Tradição, na qual nossa Mãe Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos “heróis” da fé, esperança e caridade. Na verdade é um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma “constelação”, já que São João viu: “Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap 7,9).

Todos estes combatentes de Deus, merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho que atua na Igreja e na sociedade. Portanto, a vida destes acabaram virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças; tudo isto, e mais o que constituem o cotidiano dos seguidores de Cristo que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois “não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da Família de Deus” (Ef 2,19).

365 — Os alamanos cruzam o Reno e invadem a Gália. O imperador Valentiniano I se muda para Paris para comandar o exército e defender as cidades gaulesas.
1009 — As forças berberes lideradas por Solimão Almostaim derrotam o califa omíada Maomé II de Córdova na batalha de Alcolea.
1141 — O reinado da imperatriz Matilde como “Senhora dos Ingleses” termina com Estêvão de Blois recuperando o título de “Rei da Inglaterra”.
1301 — Carlos de Valois entra em Florença com os Guelfos Negros e devasta a cidade.
1501 — Descobrimento da Baía de Todos-os-Santos, no litoralbrasileiro.
1503 — É eleito o Papa Júlio II.
1512 — O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é exibido ao público pela primeira vez.
1520 — O estreito de Magalhães, a passagem imediatamente ao sul da América do Sul continental que liga os oceanos Pacífico e Atlântico, é descoberto e navegado pela primeira vez pelo explorador europeu Fernão de Magalhães durante a primeira viagem de circunavegação registrada.
1555 — Os huguenotes franceses estabelecem a colônia da França Antártica no atual Rio de Janeiro, Brasil.
1612 — Durante o Tempo de Dificuldades, as tropas polonesas são expulsas do Kitai-gorod de Moscou por tropas russas sob o comando de Dmitri Pojarski.
1755 — Sismo de Lisboa de 1755, que destrói grande parte de Lisboa, matando entre 60 a 90 mil pessoas.
1765 — O Parlamento britânico promulga a Lei do selo sobre as Treze Colônias, a fim de ajudar a pagar pelas operações militares britânicas na América do Norte.
1805 — Napoleão Bonaparte invade a Áustria durante a Guerra da Terceira Coalizão.
1814 — O Congresso de Viena abre para redesenhar o mapa político europeu após a derrota da França nas Guerras Napoleônicas.
1897 — O primeiro prédio da Biblioteca do Congresso abre suas portas ao público; a biblioteca já havia sido alojada na Sala de Leitura do Congresso no Capitólio dos Estados Unidos.
1914 — Primeira Guerra Mundial: a primeira derrota da Marinha Real Britânica na guerra com a Alemanha, a Batalha de Coronel, é travada na costa oeste do Chile, no Pacífico, com a perda do HMS Good Hope e HMS Monmouth.
1919 — Estrada de Ferro Araraquara é encampada pelo estado.
1922 — Extinção do Império Otomano com a abolição do cargo de sultão pela Grande Assembleia Nacional da Turquia; a república seria oficialmente proclamada em 29 de outubro de 1923.
1928 — A Lei de Adoção e Implementação do Alfabeto Turco substitui o alfabeto árabe pelo alfabeto latino.
1942 — Entra em vigor o padrão monetário do Cruzeiro no Brasil.
1944 — Segunda Guerra Mundial: uma F-13 Superfortress da Forças Aérea do Exército dos Estados Unidos efetua o primeiro voo de uma aeronave aliada sobre a região de Tóquio no Japão desde o Ataque Doolittle de 1942.
1945 — Austrália é admitida como Estado-Membro da ONU.
1950 — O Papa Pio XII afirma a infalibilidade papal quando define solenemente o dogma da Assunção de Maria.
1952 — Teste de arma nuclear: os Estados Unidos detonam com sucesso Ivy Mike, o primeiro dispositivo termonuclear, no atol de Enewetak. A explosão teve um rendimento de dez megatons equivalente em TNT.
1954 — A Frente de Libertação Nacional dispara os primeiros tiros da Guerra de Independência Argelina.
1955 — Início da Guerra do Vietnã.
1956 — Revolução Húngara: Imre Nagy anuncia a neutralidade e a retirada da Hungria do Pacto de Varsóvia. As tropas soviéticas começam a entrar novamente na Hungria, contrariamente às garantias do governo soviético.
1957 — A Ponte de Mackinac, a maior ponte suspensa do mundo entre ancoradouros da época, abre-se ao tráfego que liga as penínsulas superior e inferior do Michigan.
1960 — O tratado da primeira organização de integração econômica da Europa, a Benelux, entra em vigor.

1963

  • Inaugurado oficialmente o Observatório de Arecibo, Porto Rico, com o maior radiotelescópio já construído.
  • Começa o Golpe de Estado no Vietnã do Sul.

1965 — Golpe Militar de 1964: instituídos os Atos Complementares 2 e 3. O primeiro trata de disposições transitórias até o estabelecimento de tribunais federais em primeira instância e o segundo determinava as formalidades para a aplicação da suspensão de direitos políticos e garantias constitucionais.
1973 — O estado indiano de Maiçor é renomeado como Karnataka para representar todas as regiões de Karunadu.
1979 — Na Bolívia, o coronel Alberto Natusch Busch executa um golpe de Estado contra o governo constitucional de Wálter Guevara Arze.
1980 — Início do Sistema Brasileiro de Televisão.
1981 — Antígua e Barbuda obtém independência do Reino Unido.
1993 — Entra em vigor o Tratado de Maastricht estabelecendo formalmente a União Europeia.
1995 — O Congresso Nacional Africano vence as eleições multirraciais na África do Sul.
2000 — Sérvia e Montenegro é admitida como Estado-Membro da ONU.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.