11 de agosto na História
Hoje é dia de Santa Clara; em 1965, protestos antirracismo acontecem na região de Los Angeles; em 1980, começa a construção do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos; em 2003, a Otan assume o comando das operações no Afeganistão
Em 1965, manifestações antirracismo acontecem na região de Los Angeles, nos Estados Unidos;
Em 1980, é iniciada a construção do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos;
Em 2003, a Otan assume o controle das operações no Afeganistão, primeira grande missão fora da Europa nos 54 anos de história da organização;
Santa Clara
“Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!” Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a ‘dama pobre’.
Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.
Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.
Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente. Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina.
Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a “Patrona da Televisão”.
- 3114 a.C. — Começo da contagem longa, usada por várias civilizações mesoamericanas pré-colombianas, notadamente os maias.
- 2492 a.C. — Data tradicional da derrota de Bel por Haico, progenitor e fundador da nação armênia.
- 106 — A parte sudoeste da Dácia (atual Romênia) se torna uma província romana: Dácia romana.
- 355 — Cláudio Silvano, acusado de traição, proclama-se imperador romano contra Constâncio II.
- 490 — Batalha do Adda: os godos sob comando de Teodorico, o Grande, e seu aliado, Alarico II, derrotam as forças de Odoacro no rio Adda, perto de Milão.
- 1675 — Guerra Franco-Holandesa: as forças do Sacro Império Romano-Germânico derrotam os franceses na Batalha de Konzer Brücke.
- 1829 — Na Ilha Terceira ocorre a Batalha da Praia da Vitória, entre as forças absolutistas de D. Miguel e liberais de D. Maria II e D. Pedro, com a vitória dos últimos.
- 1918 — Primeira Guerra Mundial: término da Batalha de Amiens.
- 1920 — Assinado o Tratado de paz letão-soviético, encerrando a Guerra de Independência da Letônia.
- 1942 — A atriz Hedy Lamarr e o compositor George Antheil recebem a patente para um sistema de comunicação por espectro de difusão em frequência variável que mais tarde se tornou a base para as modernas tecnologias em telefones sem fio e Wi-Fi.
- 1960 — Independência do Chade.
- 1962 — Lançamento do Vostok 3 do Cosmódromo de Baikonur e o cosmonauta Andrian Nikolayev torna-se a primeira pessoa a flutuar em microgravidade.
- 1965 — Motins raciais (os Tumultos de Watts) começam na área de Watts, em Los Angeles, Califórnia.
- 1975 — Timor-Leste: o governador Mário Lemos Pires, do Timor Português, abandona a capital Díli, após um golpe da União Democrática Timorense (UDT) e a eclosão de uma guerra civil entre a UDT e a Fretilin.
- 1979 — Dois Tupolev Tu-134 da Aeroflot colidem sobre a cidade ucraniana de Dniprodzerzhynsk e caem, matando todos as 178 pessoas a bordo das duas aeronaves.
- 1980 — Iniciada a construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
- 2003 — A OTAN assume o comando da força de manutenção da paz no Afeganistão, marcando sua primeira grande operação fora da Europa em seus 54 anos de história.
- 2017 — Pelo menos 41 pessoas morrem e outras 179 ficam feridas depois que dois trens de passageiros colidem em Alexandria, no Egito.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.