Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro na História

Hoje é dia de São Dâmaso; em 1929, é apresentado o projeto do Empire State Building; em 1941, Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos após os americanos anunciarem que estariam em guerra com o Japão, depois do ataque de Pearl Harbor; em 1997, é assinado o Protocolo de Quioto;


Por Redação Educadora Publicado 11/12/2020
Ataque à base naval de Pearl Harbor, no Havaí. Foto: Domínio Público

Em 1929, é apresentado o projeto do Empire State Building;
Em 1941, Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos após os americanos anunciarem que estariam em guerra com o Japão, depois do ataque de Pearl Harbor;
Em 1997, é assinado o Protocolo de Quioto;

São Dâmaso
Ocupou a Sé de Roma de 366 a 384. Foi natural, ou pelo menos originário, da antiga Hispânia. O Livro Pontifical, não muito posterior, dá-o como hispanus. Seu pai e uma irmã ao menos, Santa Irene, viveram também em Roma. Lá, S. Dâmaso erigiu uma Basílica a S. Lourenço, que recebeu o cognome de in Damaso.

Viveu num período de grande agitação para a Igreja. No tempo de seu Pontificado, era Bispo de Milão o grande Santo Ambrósio e São Jerônimo punha sua formidável inteligência ao serviço da Igreja. São Dâmaso teve que enfrentar um cisma causado por um antipapa, isto no início do seu Pontificado. Infelizmente este não consistiu no único problema para Dâmaso, já que teve de combater o Arianismo, que negava a consubstancialidade de Cristo com o Pai. Sendo ele Papa, chegou quase a extinguir-se a heresia ariana. O Imperador Teodósio, se não encontrou nele um indomável mestre de moral como Santo Ambrósio, encontrou um Papa que afirmou sempre, com serena firmeza, a “autoridade da Sé Apostólica”. Dâmaso fez de tudo pela unidade da Igreja, e para deixar claro o Primado do Papa, pois foi o próprio Cristo quem quis: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).

O Papa Dâmaso esteve no II Concílio Ecumênico onde aconteceu a definição dogmática sobre a Divindade do Espírito Santo. Foi ele quem encarregou São Jerônimo na tradução da Bíblia da língua original para o latim, língua oficial da Igreja. Conhecido como o “Papa das Catacumbas”, São Dâmaso foi responsável pela zelosa restauração das catacumbas dos mártires. Em Roma, conseguiu separar Estado e Paganismo. A sua obra foi paciente e oculta, mas não medíocre nem definhante. Soube ligar à Sé apostólica todas as Igrejas e obteve do poder civil o maior respeito.

São Dâmaso, o Papa mais notável do século IV, veio a falecer em 384. Na chamada Cripta dos Papas, por ele explorada nas Catacumbas de S. Calisto, no fim de uma longa inscrição, escreveu: “Aqui eu, Dâmaso, desejaria mandar sepultar os meus restos, mas tenho medo de perturbar as piedosas cinzas dos santos”. Humildade e discrição de um Papa verdadeiramente santo, que de fato preparou para si a sepultura longe, num local solitário, à margem da Via Ardeatina.

220 — O imperador Xiandi é forçado a abdicar do trono por seu filho Cao Cao, terminando a dinastia Han.
361 — Juliano entra em Constantinopla como único imperador do Império Romano.
861 — Assassinato do califa abássida Mutavaquil pela guarda turca, que ascende Almontacir ao trono. Início da “Anarquia em Samarra”.
969 — O imperador bizantino Nicéforo II Focas é assassinado por sua esposa Teófana e seu amante, o mais tarde imperador João I Tzimisces.
1602 — Um ataque surpresa das forças sob o comando de Carlos Emanuel I, Duque de Saboia, e seu cunhado, Filipe III da Espanha, é repelido pelos cidadãos de Genebra. (Comemorado anualmente pela Fête de l’Escalade).
1640 — Guerra da Restauração de Portugal: criado o Conselho de Guerra para promover em todos os assuntos relativos ao exército.
1688 — Revolução Gloriosa: Jaime II da Inglaterra, enquanto tentava fugir para a França, lança o Grande Selo do Reino no rio Tâmisa.
1792 — Revolução Francesa: o rei Luís XVI da França é julgado por traição pela Convenção Nacional. 1868 — Guerra do Paraguai: tropas brasileiras derrotam o Paraguai na Batalha de Avaí.
1905 — Consistório presidido pelo Papa Pio X, criou quatro cardeais, dentre os quais Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o primeiro cardeal da América Latina.
1909 — Fundado o Aero Club de Portugal.
1917 — Invadida pela Alemanha, a Lituânia sente-se estimulada a proclamar sua independência da Rússia. O país continua sob ocupação alemã até 1919, quando é novamente invadido pelos russos.
1925 — A encíclica papal católica Quas Primas introduz a Solenidade de Cristo Rei.
1929 — Anunciado o projeto do Empire State Building em Nova York que, com 102 andares, chegou a ser edifício mais alto do mundo.
1931 — Estatuto de Westminster: o Parlamento britânico estabelece a igualdade legislativa entre o Reino Unido e os Domínios da Comunidade – Austrália, Canadá, Terra Nova, Nova Zelândia, África do Sul e Irlanda.
1933 — Guerra do Chaco: duas divisões bolivianas se rendem aos paraguaios
1936 — Crise da abdicação: entra em vigor a abdicação de Eduardo VIII como rei do Reino Unido e dos domínios britânicos além-mar, e Imperador da Índia.
1937 — Segunda Guerra Ítalo-Etíope: a Itália deixa a Liga das Nações.

1941

  • Segunda Guerra Mundial: Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos, após a declaração de guerra dos americanos ao Império do Japão, na sequência do ataque a Pearl Harbor. Os Estados Unidos, por sua vez, declaram guerra a eles.
  • Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa sofre sua primeira perda de navios durante a Batalha da Ilha Wake.

1944 — Fundação da JCI (Câmara Júnior Internacional) na Cidade do México. 1946 — As Nações Unidas fundam em Nova York a Unicef, entidade voltada para o atendimento das necessidades básicas das crianças no mundo.
1948 — Guerra árabe-israelense: aprovada a Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas, criando uma Comissão de Conciliação para mediar o conflito.
1958 — O Alto Volta francês e o Daomé Francês ganham autogoverno da França, tornando-se a República do Alto Volta (atual Burkina Faso) e a República do Daomé (atual Benim), respectivamente, e ingressam na Comunidade Francesa.
1972 Apollo 17 se torna a sexta e última missão Apollo a pousar na Lua.
1978 — O roubo da Lufthansa é cometido por um grupo liderado pelo associado à Família Lucchese, Jimmy Burke. Foi o maior roubo de dinheiro já cometido em solo americano, na época.
1981 — Massacre de El Mozote: forças armadas em El Salvador matam cerca de 900 civis em uma campanha antiguerrilha durante a Guerra Civil de El Salvador.
1994 — Primeira Guerra da Chechênia: o presidente russo Boris Yeltsin ordena que tropas russas invadam a Chechênia.
1997 — Assinatura do Protocolo de Quioto.

1998

  • Lançamento da sonda espacial Mars Climate Orbiter.
  • O voo Thai Airways International 261 cai perto do Aeroporto Surat Thani, matando 101 pessoas. Pensa-se que o piloto do Airbus A310-200 tenha sofrido desorientação espacial.

2001 — A República Popular da China ingressa na Organização Mundial do Comércio (OMC).
2007 — Insurgência islâmica no Magreb: dois carros-bomba explodem em Argel, na Argélia, um perto do Supremo Tribunal Constitucional e o outro perto dos escritórios das Nações Unidas.
2008 — Bernard Madoff é preso e acusado de fraude com valores mobiliários em um esquema Ponzi de US$ 50 bilhões.
2011 — Plebiscito sobre a divisão do estado do Pará em três: Pará, Tapajós e Carajás.
2016 — Atentado na Catedral Ortodoxa Copta de São Marcos sede do Papa da Igreja Ortodoxa Copta, no distrito Abbasia, na cidade do Cairo, capital do Egito, deixou 25 mortos e 49 feridos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.