Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

11 de novembro na História

Hoje é dia de São Martinho de Tours; em 1923, Adolf Hitler é preso por alta traição após armar um golpe na Alemanha, que ficou conhecido como Putsch de Berlim; em 1955, começa um golpe na tentativa de impedir a posse do presidente Juscelino Kubitschek; em 2015, onze pessoas são assassinadas em Fortaleza, no episódio que ficou conhecido como Chacina de Grande Messejana;


Por Redação Educadora Publicado 11/11/2020
O presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Foto: Divulgação

Em 1923, Adolf Hitler é preso por alta traição após armar um golpe na Alemanha, que ficou conhecido como Putsch de Berlim;
Em 1955, começa um golpe na tentativa de impedir a posse do presidente Juscelino Kubitschek;
Em 2015, onze pessoas são assassinadas em Fortaleza, no episódio que ficou conhecido como Chacina de Grande Messejana;

São Martinho de Tours
Nasceu em 316 na Panônia (atual Hungria), numa família pagã que da parte do pai (oficial do exército romano) fez de Martinho um militar, enquanto o Pai do Céu o estava fazendo cristão, já que começou a fazer o Catecumenato.

Certa vez quando militar, mas ainda não batizado, Martinho partiu em duas partes seu manto para dá-lo a um pobre, e assim Jesus aparece-lhe durante a noite e disse-lhe: “Martinho, principiante na fé, cobriu-me com este manto”. Então este homem de Deus foi batizado e abandonou a vida militar para viver intensamente a vida religiosa e as inspirações do Espírito Santo para sua vida.

Com a direção e ajuda do Bispo Hilário, Martinho tornou-se monge, Diácono, fundador do primeiro mosteiro na França e depois sacerdote que formava os seus “filhos” para a contemplação e ao mesmo tempo para a missão de evangelizar os pagãos; diferenciando-se com isso dos mosteiros do Oriente.

Por ser fiel no pouco, São Martinho recebeu o mais, que veio com a sua Ordenação para Bispo em Tours. Isto não o impediu de fundar ainda muitos outros mosteiros a fim de melhor evangelizar sua Diocese. Entrou no Céu em 397.

308 — Conferência de Carnunto: com o intuito de pacificar o Império Romano, os líderes da tetrarquia declaram Magêncio como Augusto e, Constantino, seu rival, como César (imperador menor da Bretanha e da Gália).
1028 — Constantino VIII morre, encerrando seu reinado ininterrupto de 66 anos como imperador ou coimperador do Império Bizantino.
1215 — O Quarto Concílio de Latrão se reúne, definindo a doutrina da transubstanciação, o processo pelo qual o pão e o vinho, por essa doutrina, dizem transformar-se no corpo e no sangue de Cristo.
1417 — O Concílio de Constança elege Oddo Colonna como Papa Martinho V, pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente.
1572 — Tycho Brahe observa a supernova SN 1572.
1620 — O Pacto do Mayflower é assinado no que é hoje Provincetown Harbor, perto do Cabo Cod.
1630 — Dia dos Logrados no Palácio de Versalhes.
1675 — Gottfried Wilhelm Leibniz demonstra o cálculo integral pela primeira vez para determinar a área sob o gráfico de y = ƒ (x).
1799 — Alexander von Humboldt observa uma extraordinária chuva de meteoros (as Leônidas), que constitui o ponto inicial da percepção da periodicidade do fenômeno.
1805 — Guerras Napoleônicas: Batalha de Dürenstein: oito mil soldados franceses tentam retardar a retirada de uma força russa e austríaca muito superior.
1864 — Guerra de Secessão: o general William Tecumseh Sherman começa a incendiar Atlanta, em preparação para sua Marcha ao Mar.
1865 — Assinado o Tratado de Sinchula, pelo qual o Butão cede as áreas a leste do rio Tista à Companhia Britânica das Índias Orientais.
1887 — August Spies, Albert Parsons, Adolph Fischer e George Engel são executados como resultado da Revolta de Haymarket.

1918

  • Primeira Guerra Mundial: a Alemanha assina um acordo de armistício com os Aliados em um vagão na floresta de Compiègne.
  • Józef Piłsudski assume o poder militar supremo na Polônia – primeiro dia simbólico da Independência da Polônia.

1919 — As forças letãs derrotam o Exército de Voluntários da Rússia Ocidental em Riga na Guerra de Independência da Letônia.
1923 — Adolf Hitler é preso em Munique por alta traição por seu papel no Putsch da Cervejaria.
1930 — O número de patente US1781541 é concedido a Albert Einstein e Leó Szilárd por sua invenção, o Refrigerador de Einstein.
1934 — Inaugurado o Santuário da Lembrança em Melbourne, Austrália.
1940 — Segunda Guerra Mundial: na Batalha de Tarento, a Marinha Real Britânica lança a primeira batalha naval totalmente combatida por aviões da história.
1941 — Inicia-se a produção do Jeep pela Willys Overland.
1955 — Raízes do Golpe de 1964: golpe para evitar a posse do presidente Juscelino Kubitschek. O Cruzador Tamandaré tenta partir do Rio de Janeiro para Santos a fim de se integrar ao grupo de conspiradores. General Lott consegue neutralizar o ato de insubordinação.
1960 — Um golpe militar contra o presidente Ngo Dinh Diem, do Vietnã do Sul, é esmagado.
1965 — O primeiro-ministro da Rodésia do Sul, Ian Smith, declara unilateralmente a independência da colônia como o Estado não reconhecido da Rodésia.
1966 — Lançamento da última missão do Projeto Gemini: a Gemini XII.
1968 — A República das Maldivas declara independência pela segunda vez.
1975 — Independência de Angola.
1981 — Antígua e Barbuda são admitidas como Estados-membros das Nações Unidas.
2000 — Desastre de Kaprun: cento e cinquenta e cinco esquiadores e praticantes de snowboard morrem quando um teleférico pega fogo em um túnel alpino em Kaprun, na Áustria.
2015 — Chacina da Grande Messejana: onze pessoas são assassinadas e sete ficam feridas em Fortaleza, Brasil.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.