Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

11 de outubro na História

Hoje é dia de Santo Alexandre Sauli; em 1965, na ditadura militar brasileira, tropas da Polícia Militar invadem o campus da Universidade de Brasília; em 1986, o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan se encontra com o premiê soviético Mikhail Gorbachev para discutir a retirada de mísseis de médio alcance na Europa; em 2006, um acidente aéreo em Nova Iorque mata duas pessoas;


Por Redação Educadora Publicado 11/10/2020
Local do acidente aéreo que aconteceu em Nova Iorque em 2006. Foto: Wikimedia Commons

Em 1965, na ditadura militar brasileira, tropas da Polícia Militar invadem o campus da Universidade de Brasília;
Em 1986, o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan se encontra com o premiê soviético Mikhail Gorbachev para discutir a retirada de mísseis de médio alcance na Europa;
Em 2006, um acidente aéreo em Nova Iorque mata duas pessoas;

Santo Alexandre Sauli
Santo Alexandre Sauli nasceu em Milão no ano de 1530. Desde a infância foi cumulado com as mais abundantes bênçãos do céu. Consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas. Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, fez Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades inteiras se colocaram sob a sua direção espiritual para aprender de tão abalizado mestre os meios para chegar à perfeição.

Ainda não tinha 32 anos quando foi eleito Superior Geral da Ordem. A capacidade com que desempenhou este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Foi nomeado Bispo da Igreja de Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V.

O novo Bispo, apenas sagrado por São Carlos Borromeo, partiu com três padres da sua Ordem para o rebanho que o Senhor lhe confiara. Chegando em Aléria, encontrou nesta diocese inúmeras dificuldades: por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude. Seus constantes trabalhos não lhe impediam os jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Apesar de seus poucos rendimentos, o santo Bispo não deixava de dar esmolas abundantes.

A veneração em que era tido o santo apóstolo de Córsega, levou as cidades de Trotona e de Gênova a pedi-lo para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira diocese, à qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Santo Alexandre empreendeu logo a visita da sua nova diocese.

Contudo, Santo Alexandre adoeceu gravemente vindo a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1904 por São Pio X.

  • 1138 — Ocorrência do Sismo de Alepo, na Síria.
  • 1531 — Ulrico Zuínglio é morto em batalha contra os cantões católicos da Suíça.
  • 1767 — A inspeção da linha Mason–Dixon que separa Maryland da Pensilvânia é concluída.
  • 1797 — A Marinha Real derrota decisivamente a Marinha Batávia em Camperdown durante as Guerras Revolucionárias Francesas.
  • 1852 — A Universidade de Sydney, a mais antiga da Austrália, é inaugurada.
  • 1865 — Centenas de homens e mulheres negros marcham na Jamaica, iniciando a Revolta de Morant Bay.
  • 1899 — A Segunda Guerra dos Bôeres eclode na África do Sul entre a Colônia do Cabo, governada por britânicos, e o Transvaal, governado por Boer, e o Estado Livre de Orange.
  • 1904 — Roberto Landell de Moura patenteia suas invenções no campo de transmissão de voz (transmissor de ondas, telefone e telégrafo sem fio) nos Estados Unidos.
  • 1922 — É assinado o Armistício de Mudanya, que põe fim à Guerra de independência turca. A Grécia só assinaria a 14 de outubro.
  • 1942 — Segunda Guerra Mundial: na saída de Guadalcanal, os navios da Marinha dos Estados Unidos interceptam e derrotam uma força japonesa.
  • 1954 — De acordo com a Conferência de Genebra, as tropas francesas concluem sua retirada do Vietnã do Norte.
  • 1958 — A NASA lança o Pioneer 1, sua primeira sonda espacial, embora não consiga atingir uma órbita estável.
  • 1962 — O Concílio Vaticano II torna-se o primeiro concílio ecumênico da Igreja Católica em 92 anos.
  • 1965 — Anos de Chumbo: campus da Universidade de Brasília é invadido por tropas e pela polícia.
  • 1968 — A NASA lança a Apollo 7, a primeira missão tripulada da Apollo.
  • 1984
    • A bordo do ônibus espacial Challenger, a astronauta Kathryn Sullivan se torna a primeira mulher americana a fazer uma caminhada espacial.
    • O voo Aeroflot 3352 colide com veículos de manutenção após o pouso em Omsk, na Rússia, matando 178.
  • 1986 — Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev se reúnem na Islândia para continuar as discussões sobre a redução dos arsenais de míssil balístico de alcance intermediário na Europa.
  • 2000 — A NASA lança a STS-92, a 100.ª missão do Ônibus Espacial.
  • 2006 — Acidente aéreo na cidade de Nova Iorque mata 2 pessoas.
  • 2018 — A Soyuz MS-10, transportando uma tripulação destinada à Estação Espacial Internacional, é abortada pouco depois do lançamento. A tripulação pousa em segurança.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.