12 de julho na História
Hoje é dia de São João Gualberto; em 1920, a Rússia Soviética reconhece a independência da Lituânia; em 2006, começa a Guerra do Líbano; em 2007, helicópteros americanos realizam ataques aéreos em Bagdá, que acabam matando civis. Imagens do cockpit foram vazadas posteriormente
Em 1920, a Rússia Soviética reconhece a independência da Lituânia;
Em 2006, começa a Guerra do Líbano;
Em 2007, helicópteros americanos realizam ataques aéreos em Bagdá, que acabam matando civis. Imagens do cockpit foram vazadas posteriormente;
–
São João Gualberto
Com muita alegria nos deparamos com a santidade de vida de São João Gualberto, que pertenceu a uma nobre família de Florença, a qual muito bem o educou na cultura, porém, deixou falhas no essencial, ou seja, na vida religiosa. Por isso, facilmente, ele foi se entregando às liberdades perigosas e às vaidades do mundo.
Aconteceu que, com o assassinato do seu irmão, João Gualberto – como o pai – revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte; mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irmão, quando de repente a súplica: “Por amor de Jesus que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não me mates!”.
Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João Gualberto não só acolheu o malvado com seu perdão, mas também ao entrar numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e a vida nova.
No processo de conversão de São João Gualberto, Deus o encaminhou à vida religiosa, à vida eremítica e depois à fundação de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual São João Gualberto tornou-se pai do monges e modelo, já que, antes de entrar na Vida Eterna em 1073, com 73 anos partilhou para os irmãos: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.
Fonte: Canção Nova
–
- 1191 — Terceira Cruzada: a guarnição de Saladino se rende a Filipe Augusto, pondo fim ao cerco de dois anos de Acre.
- 1493 — Publicada a Crônica de Nuremberg de Hartmann Schedel, um dos primeiros livros impressos mais bem documentados.
- 1789 — Em resposta à demissão do ministro das finanças francês Jacques Necker, o jornalista radical Camille Desmoulins faz um discurso que resulta na tomada da Bastilha dois dias depois.
- 1790 — A Constituição Civil do Clero é aprovada na França pela Assembleia Nacional Constituinte.
- 1920 — O Tratado de paz soviético-lituano é assinado, pelo qual a Rússia Soviética reconhece a independência da Lituânia.
- 1943 — Forças alemãs e soviéticas participam de um dos maiores combates de todos os tempos.
- 1975 — São Tomé e Príncipe declara independência de Portugal.
- 1979 — A nação insular de Kiribati se torna independente do Reino Unido.
- 2006 — Começa a Guerra do Líbano.
- 2007 — Helicópteros Apache do Exército dos Estados Unidos realizam ataques aéreos em Bagdá, no Iraque; filmagens do cockpit são posteriormente vazadas para a Internet.
- 2013 — Seis pessoas morrem e 200 ficam feridas em um descarrilamento de trem de passageiros francês em Brétigny-sur-Orge.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.