12 de maio na História
Hoje é dia de Nereu, Aquiles e Pancrácio; em 1949, a União Soviética suspende o Cerco de Berlim; em 1982, o Papa João Paulo II sofre um atentado, em Portugal; em 2006, começa a onda de violência organizada pelo PCC em São Paulo
Em 1949, a União Soviética suspende o Bloqueio de Berlim;
Em 1982, o Papa João Paulo II sofre atentado em Portugal;
Em 2006, tem início a onda de violência causada pelo PCC, em São Paulo;
–
Nereu, Aquiles e Pancrácio
Nereu e Aquiles viveram no século III. Foram severamente torturados e morreram durante a perseguição militar, com a qual deu início a era de Diocleciano. Uma das marcantes representações de martírio, é a gravura de Santo Aquiles atingido pelo verdugo.
Sobre Pancrácio, sabemos que herdou dos pais a fé, coragem e admiração pelo imperador. Agora, ao tornar-se órfão, teve que morar com um santo tio chamado Dionísio, que morreu mártir antes do sobrinho. Diante da perseguição promovida pelo imperador, Pancrácio, que era muito jovem, começou a ver pessoas testemunhando Jesus até o sangue, como o seu tio e amigo.
Persuadido pelo próprio imperador, que recordava o amor aos pais, São Pancrácio manteve-se fiel a Jesus, mesmo diante das promessas e ameaças de morte.
Portanto, com apenas 15 anos, São Pancrácio soube dizer ‘não’ ao poder opressor e ‘sim’ à Vida Eterna, na qual entrou depois de ser decapitado, ou seja, martirizado com Nereu e Aquiles.
–
- 254 — Eleito o Papa Estêvão I, 23.º papa.
- 1191 — Ricardo I da Inglaterra casa-se com Berengária de Navarra.
- 1339 — Bula pontifícia de Bento XII confirma a criação da Universidade de Grenoble.
- 1364 — Fundada em Cracóvia a Universidade Jaguelônica, a mais antiga da Polônia.
- 1551 — Fundada em Lima, Peru, a primeira universidade da América, a Universidade Nacional Maior de São Marcos.
- 1588 — Guerras religiosas na França: Henrique III da França foge de Paris depois que Henrique I de Guise entra na cidade e ocorre um levante popular.
- 1780 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: na maior derrota do Exército Continental, Charleston, Carolina do Sul, é tomada pelas forças britânicas.
- 1784 — Entra em vigor nesta data o Tratado de Paris, assinado em 3 de setembro de 1783.
- 1797 — Guerra da Primeira Coalizão: Napoleão I da França conquista Veneza.
- 1870 — O Ato de Manitoba recebe o consentimento Real, abrindo caminho para que Manitoba se torne uma província do Canadá em 15 de julho.
- 1881 — No norte da África, a Tunísia torna-se um protetorado francês.
- 1885 — Rebelião do Noroeste: os quatro dias da Batalha de Batoche chegam ao fim com a derrota decisiva dos rebeldes métis.
- 1888 — No Sudeste Asiático, os territórios da Companhia Privilegiada do Bornéu do Norte tornam-se o protetorado britânico do Bornéu do Norte.
- 1926 — O dirigível italiano Norge torna-se o primeiro dirigível a sobrevoar o Polo Norte.
- 1932 — Dez semanas após o seu sequestro, o filho de Charles Lindbergh, Charles Jr., é encontrado morto em Hopewell, Nova Jérsei, a poucos quilômetros de sua casa.
- 1941 — Konrad Zuse apresenta o Z3, a primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo, em Berlim.
- 1942
- Segunda Guerra Mundial: Segunda Batalha de Carcóvia: no leste da Ucrânia, as forças do Exército Vermelho sob o comando do marechal Semyon Timoshenko lançam uma grande ofensiva, porém serão cercados e destruídos pelas tropas do Grupo de Exércitos Sul, duas semanas depois.
- Segunda Guerra Mundial: o navio-tanque americano SS Virginia é torpedeado na foz do rio Mississippi pelo submarino alemão U 507.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: rendição do Afrika Korps na Tunísia.
- 1949
- União Soviética suspende o bloqueio de Berlim.
- As potências de ocupação ocidentais aprovam a Lei Fundamental para o novo Estado alemão: a República Federal da Alemanha.
- 1965 — A nave espacial soviética Luna 5 cai na Lua.
- 1982 — Papa João Paulo II escapa de atentado em Portugal.
- 2006 — São Paulo: início da onda de violência, organizada pelo PCC (ver Guerra urbana em São Paulo).
- 2008 — Sismo na China com epicentro na província de Sichuan resulta na morte de 70 000 pessoas.
- 2010 — Airbus A330 que fazia o voo Afriqiyah Airways 771 cai pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de Trípoli, matando 104 das 105 pessoas a bordo.
- 2017 — Um ataque de ransomware atinge mais de 400 mil computadores em todo o mundo, tendo como alvo computadores do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e os computadores da Telefónica.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.