Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

13 de outubro na História

Hoje é dia da Beata Alexandrina Maria da Costa; em 1943, o novo governo italiano se junta aos Aliados e declara guerra à Alemanha Nazista; em 1982, começa a formação do reservatório da Usina de Itaipu; em 2010, os mineiros da Mina de San José, no Chile, são resgatados após 69 dias presos no subsolo depois de um desmoronamento;


Por Redação Educadora Publicado 13/10/2020
Vista da MIna de San José, no Chile. Foto: Divulgação/Wikimedia Commons

Em 1943, o novo governo italiano se junta aos Aliados e declara guerra à Alemanha Nazista;
Em 1982, começa a formação do reservatório da Usina de Itaipu;
Em 2010, os mineiros da Mina de San José, no Chile, são resgatados após 69 dias presos no subsolo depois de um desmoronamento;

Beata Alexandrina Maria da Costa
Alexandrina Maria nasceu em Balasar (Portugal) no dia 30 de março de 1904, aos 14 anos não hesitou em jogar-se pela janela para fugir de três homens que ameaçavam a sua pureza. As consequências foram terríveis, mas não imediatas; depois de alguns anos, ela foi obrigada a ficar em cama por causa de uma paralisia que foi agravando-se durante os trinta anos que lhe restou de vida. Ela não se desesperou e abandonou-se nas mãos de Jesus com essas palavras: “Jesus, Tu és prisioneiro no tabernáculo como eu sou na minha cama, assim fazemos companhia um ao outro”.

Em seguida começou a ter experiências místicas cada vez mais fortes que começavam numa sexta-feira, 3 de outubro de 1938 e terminavam no dia 24 de março de 1942. Experimentou 182 vezes, todas as sextas-feiras, os sofrimentos da Paixão e desde 1942 até o dia da sua morte, Alexandrina alimentou-se unicamente da Eucaristia por mais de treze anos.

Depois dos dez longos anos de paralisia que ela havia oferecido para a reparação Eucarística e para a conversão dos pecadores, no dia 30 de julho de 1935 Jesus apareceu-lhe e lhe disse: “Eu te coloquei no mundo para que vivas somente de Mim, para testemunhar ao mundo o valor da Eucaristia (…) A cadeia mais forte que acorrenta as almas a Satanás é a carne, é a impureza. Nunca se viu antes uma expansão de vícios, de maldades e crimes como hoje! Nunca se pecou tanto (…) A Eucaristia, o meu Corpo e o Meu Sangue! A Eucaristia: eis a salvação do mundo”.

Também a Virgem Maria apareceu-lhe no dia 2 de setembro de 1949 com um terço na mão, dizendo: “O mundo agoniza e morre no pecado. Quero oração, quero penitência. Protege com o meu terço aos que amas e a todo o mundo”. No dia 13 de outubro de 1955, aniversário da última aparição de Nossa Senhora de Fátima, Alexandrina exclamou: “Sou feliz porque vou ao Céu”. Às 19:30 h desse mesmo dia expirou.

Conhecida como a “Santinha de Balasar”, Alexandrina foi beatificada pelo Papa João Paulo II, a 25 de Abril de 2004. A cura milagrosa de uma devota emigrada na França serviu para concluir o seu processo de Beatificação. Balasar, atualmente, é o segundo local de maior peregrinação em Portugal (o primeiro local é Fátima).

54 — O imperador romano Cláudio morre envenenado em circunstâncias misteriosas.
409 — Vândalos e alanos atravessam os Pirineus e aparecem na Hispânia.
1307 — Centenas de Cavaleiros Templários na França são presos ao amanhecer pelo rei Filipe, o Belo, e depois confessam sob tortura serem hereges.
1775 — O Congresso Continental cria a Marinha Continental (antecessora da Marinha dos Estados Unidos).
1843 — Na cidade de Nova Iorque, é fundada a B’nai B’rith, a mais antiga organização judaica de serviços do mundo.
1867 — Estrada de Ferro Central do Brasil chega a Entre Rios (hoje Três Rios) no entroncamento com a Estrada de Rodagem União e Indústria.
1884 — Determinado o meridiano de Greenwich como ponto de referência para determinação dos fusos horários.
1885 — O Instituto de Tecnologia da Geórgia é fundado em Atlanta, Geórgia.
1892 — Edward Emerson Barnard regista o primeiro cometa descoberto por meios fotográficos.
1917 — O “Milagre do Sol” é testemunhado por cerca de 70 000 pessoas na Cova da Iria em Portugal.
1921 — As repúblicas soviéticas assinam o Tratado de Kars para formalizar as fronteiras entre a Turquia e os estados do sul do Cáucaso.
1923 — Ancara se torna a capital da Turquia.
1930 — O Bispo de Leiria torna públicas, oficialmente, as aparições de Nossa Senhora em Fátima.
1943 — Segunda Guerra Mundial: O novo governo italiano se une aos aliados e declara guerra à Alemanha.
1949 — É fundada oficialmente a Jovens Pioneiros da China, organização infanto-juvenil ligada ao Partido Comunista da China.
1970 — As Ilhas Fiji são admitidas como Estado-Membro da ONU.
1972 — O voo Força Aérea Uruguaia 571 cai nas montanhas dos Andes. 28 pessoas sobrevivem ao acidente. Todos, exceto 16, sucumbem antes do resgate em 23 de dezembro.
1977 — Sequestro do voo Lufthansa 181 pela Frente Popular para a Libertação da Palestina.
1982 — Começa a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu, extinguindo as Sete Quedas.
2010 — O acidente na mina San José, no Chile, termina quando todos os 33 mineiros presos chegam à superfície após um recorde de 69 dias no subsolo.
2016 — As Maldivas anunciam sua decisão de se retirar da Comunidade das Nações.
2018 — Furacão Leslie chega a Portugal como um ciclone extratropical com ventos de 110 quilômetros por hora, causando 15 mortes.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.