Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

14 de novembro na História

Hoje é dia de São José Pignatelli; em 1941, forças nazistas envolvidas na Operação Barbarossa assassinam mais de 9 mil judeus em um único dia; em 1969, a Nasa lança a Apollo 12, segunda missão tripulada com destino à Lua; em 1975, o Proálcool é criado para conter os efeitos negativos da crise do petróleo no Brasil;


Por Redação Educadora Publicado 14/11/2020
O astronauta Alan Bean, integrante da expedição Apollo 12. Foto: Divulgação/Nasa

Em 1941, forças nazistas envolvidas na Operação Barbarossa assassinam mais de 9 mil judeus em um único dia;
Em 1969, a Nasa lança a Apollo 12, segunda missão tripulada com destino à Lua;
Em 1975, o Proálcool é criado para conter os efeitos negativos da crise do petróleo no Brasil;

São José Pignatelli
José Pignatelli nasceu em 1737 em Saragoça, do ramo espanhol de uma nobilíssima família do reino de Nápoles. Perdendo a mãe aos cinco anos, veio para esta cidade onde recebeu, de uma irmã, ótima educação católica. Voltando para Espanha, aos quinze anos entrou na Companhia de Jesus. Feito o Noviciado e emitidos depois os primeiros votos em Tarragona, aplicou-se aos estudos, primeiro em Manresa e depois nos colégios de Bilbau e de Saragoça.

Ordenado sacerdote, dedicou-se ao ensino das letras e, com grande fruto, aos ministérios apostólicos. Levantou-se, porém, uma grande perseguição contra a Companhia de Jesus e ele figurou entre os jesuítas que foram expulsos da Espanha para a Córsega.

Entre adversidades, mostrou o Padre Pignatelli grande fortaleza e constância; foi por isso nomeado Provincial de todos esses exilados. E recomendaram-lhe especial cuidado pelos mais jovens, o que ele praticou com grande zelo. Da Córsega foi obrigado a transferir-se, com os outros, para várias regiões, vindo finalmente a fixar-se em Ferrara (Itália), onde fez a profissão solene de quatro votos.

Pouco depois, sendo a Companhia de Jesus dissolvida por Clemente XIV, em 1773, Padre Pignatelli deu exemplo extraordinário de perfeita obediência à Sé Apostólica como também de intenso amor para com a Companhia de Jesus. Indo para Bolonha e, estando proibido de exercer o ministério apostólico com as almas, durante quase vinte e cinco anos entregou-se totalmente ao estudo, reunindo uma biblioteca de valor, dando-se principalmente a obras de caridade para com os antigos membros da suprimida Companhia.

Logo, porém, que lhe foi possível, pediu para ser recebido na Família Inaciana existente na Rússia, onde reinava Catarina, que sendo cismática não aceitara a supressão vinda de Roma. Os jesuítas da Rússia ligaram-se a bom número de ex-jesuítas italianos, e Padre Pignatelli uniu-se a todos eles, tendo-lhe sido permitido renovar a profissão solene. Com licença do Papa Pio VI, foi construída uma casa para noviços no ducado de Parma, onde o Padre Pignatelli foi reitor. Em 1804, Pio VII restaurou a Companhia de Jesus no reino de Nápoles, e o Padre Pignatelli vem a ser Provincial. Mas o exército francês aparece e dispersa este grupo de jesuítas.

Em 1806, transfere-se para Roma onde é muito bem recebido pelo Sumo Pontífice. Os franceses, que estão a ocupar Roma, toleram-no. No silêncio, Padre Pignatelli vai preparando o renascimento da sua Companhia. Este fato ocorre em 1814, com o citado Papa beneditino Pio VII. Mas o Padre Pignatelli já tinha morrido em 1811, com setenta e quatro anos. O funeral decorreu quase secretamente.

Foi beatificado por Pio XI em 1933, que chamou o santo de “o principal anel da cadeia entre a Companhia que existira e a Companhia que ia existir,… o restaurador dos Jesuítas”.

Profundo devoto do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem Santíssima, homem adorador (passava noites inteiras diante do Santíssimo Sacramento), São José Pignatelli foi canonizado em 1954 pelo Papa Pio XII.

  • 1862 — Guerra de Secessão: o presidente Abraham Lincoln aprova o plano do general Ambrose Burnside de capturar a capital confederada em Richmond, Virgínia, levando à Batalha de Fredericksburg.
  • 1886 — Friedrich Soennecken desenvolveu o furador, um tipo de ferramenta de escritório capaz de fazer pequenos furos no papel.
  • 1910 — O aviador Eugene Ely realiza a primeira decolagem de um navio em Hampton Roads, Virginia. Ele decolou de um convés improvisado no USS Birmingham em um Curtiss Model D.
  • 1918 — A Tchecoslováquia se torna uma república.
  • 1922 — Início da construção da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
  • 1940 — Segunda Guerra Mundial: na Inglaterra, Coventry é fortemente bombardeada por bombardeiros alemães da Luftwaffe. A Catedral de Coventry é quase completamente destruída.
  • 1941
    • Segunda Guerra Mundial: o porta-aviões HMS Ark Royal afunda devido a danos causados por torpedos do submarino alemão U-81, sofrido em 13 de novembro.
    • Segunda Guerra Mundial: em Slonim, as forças alemãs envolvidas na Operação Barbarossa matam 9 000 judeus em um único dia.
  • 1945 — Bolívia é admitida como Estado-Membro da ONU.
  • 1965 — Guerra do Vietnã: começa a Batalha de Ia Drang: o primeiro grande engajamento entre as forças americanas e norte-vietnamitas regulares.
  • 1967 — O Congresso da República da Colômbia, em comemoração os 150 anos da morte de Policarpa Salavarrieta, declara hoje como “Dia da Mulher Colombiana”.
  • 1969 — Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 12, a segunda missão tripulada à superfície da Lua.
  • 1970 — O voo Southern Airways 932 cai nas montanhas perto de Huntington, Virgínia Ocidental, matando 75 pessoas, incluindo quase todo o time de futebol americano da Universidade Marshall.
  • 1971 Mariner 9 entra em órbita em torno de Marte.
  • 1975
    • No Brasil, o Presidente Ernesto Geisel cria o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.
    • Com a assinatura do Acordo de Madrid, a Espanha abandona o Saara Ocidental.
  • 1990 — Após a reunificação alemã, a República Federal da Alemanha e a Polônia assinam um tratado confirmando a Linha Oder-Neisse como fronteira entre a Alemanha e a Polônia.
  • 1991 — Autoridades americanas e britânicas anunciam acusações contra dois oficiais da inteligência da Líbia em conexão com a queda do voo 103 da Pan Am.
  • 2001 — Guerra no Afeganistão: combatentes da Aliança do Norte do Afeganistão tomam a capital Cabul.
  • 2003 — Os astrônomos Michael E. Brown, Chad Trujillo e David L. Rabinowitz descobrem 90377 Sedna, um objeto transnetuniano.
  • 2008 — Início da primeira reunião de cúpula econômica do G20 em Washington, D.C.
  • 2012 — Israel lança uma grande operação militar na Faixa de Gaza, à medida que as hostilidades com o Hamas aumentam.
  • 2016 — Um sismo de magnitude 7,8 atinge Kaikoura, Nova Zelândia, a uma profundidade de 15 km, resultando na morte de duas pessoas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.