Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

15 de julho na História

Hoje é dia de São Boaventura; em 1799, a expedição de Napoleão no Egito encontra a Pedra de Roseta; em 1918, tropas alemãs são derrotadas ao tentar entrar em Paris, na Primeira Guerra Mundial; em 2006, o Twitter é lançado


Por Redação Educadora Publicado 15/07/2020
Reproduçâo

Em 1799, a Pedra de Roseta é encontrada durante a Campanha do Egito de Napoleão;

Em 1918, tropas alemãs são derrotadas ao tentar entrar em Paris, na Primeira Guerra Mundial;

Em 2006, o Twitter é lançado;

São Boaventura

O santo de hoje foi bispo e reconhecido doutor da Igreja do Cristo que chamou pescadores e camponeses para segui-lo no carisma de Francisco de Assis, mas também homens cultos e de ciência. São Boaventura era um destes homens de muita ciência, porém, de maior humildade e conhecimento de Deus, por isto registrou o que vivia.

Escreve ele: “Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça”.

Boaventura nasceu no centro da Itália em 1218, e ao ficar muito doente recebeu a cura por meio de uma oração feita por São Francisco de Assis, que percebendo a graça tomou-o nos braços e disse: “Ó, boa ventura!”. Entrou na Ordem Franciscana e, pela mortificação dos sentidos e muita oração, exerceu sua vocação franciscana e sacerdócio na santidade, a ponto do seu mestre qualificar-lhe assim: “Parece que o pecado original nele não achou lugar”.

São Boaventura, antes de se destacar como santo bispo, já chamava – sem querer – a atenção pela sua cultura e ciência teológica, por isso, ao lado de Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino, caracterizaram o século XIII como o tempo de sínteses teológicas.

Certa vez, um frei lhe perguntou se poderia salvar-se, já que desconhecia a ciência teológica; a resposta do santo não foi outra: “Se Deus dá ao homem somente a graça de poder amá-Lo isso basta… Uma simples velhinha poderá amar a Deus mais que um professor de teologia”. O Doutor Seráfico, assumiu muitas responsabilidades, como ministro geral da Ordem Franciscana, bispo, arcebispo, até que depois de tanto trabalhar, ganhou com 56 anos o repouso no céu.

Fonte: Canção Nova

  • 484 a.C. — Dedicação do Templo de Castor e Pólux na Roma Antiga.
  • 1099 — Primeira Cruzada: soldados cristãos tomam a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém após o ataque final de um cerco difícil.
  • 1381 — John Ball, um líder da Revolta camponesa, é enforcado, arrastado e esquartejado na presença do rei Ricardo II da Inglaterra.
  • 1410 — Batalha de Grunwald: as forças aliadas do Reino da Polônia e do Grão-Ducado da Lituânia derrotam o exército da Ordem Teutônica.
  • 1685 — Rebelião de Monmouth: Jaime Scott, 1.º Duque de Monmouth é executado em Tower Hill, Inglaterra, após sua derrota na Batalha de Sedgemoor em 6 de julho de 1685.
  • 1799 — A Pedra de Roseta é encontrada na aldeia egípcia de Roseta durante a Campanha do Egito de Napoleão Bonaparte.
  • 1806 — Expedição Pike: o tenente do Exército dos Estados Unidos, Zebulon Pike, inicia uma expedição de Forte Bellefontaine, perto de St. Louis, Missouri, para explorar o oeste.
  • 1815 — Guerras Napoleônicas: Napoleão Bonaparte se entrega a bordo do HMS Bellerophon.
  • 1823 — Um incêndio destrói a antiga Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, Itália.
  • 1826 — Ocorre o congresso pan-americano no Panamá, sob auspícios de Simón Bolívar, que tinha por objetivo unificar os novos Estados americanos.
  • 1834 — A Inquisição espanhola é oficialmente abolida depois de quase 356 anos de atuação.
  • 1870 — A Terra de Rupert e o Território do Noroeste são transferidos da Companhia da Baía de Hudson para o Canadá, e são criados a partir desses vastos territórios a província de Manitoba e os Territórios do Noroeste.
  • 1910 — Em seu livro Psiquiatria Clínica, Emil Kraepelin dá nome à doença de Alzheimer, nomeando-a em homenagem ao seu colega Alois Alzheimer.
  • 1918 — Primeira Guerra Mundial: início da Segunda Batalha do Marne, a última ofensiva alemã na frente ocidental. Os exércitos alemães são derrotados ao tentar tomar Paris.
  • 1927 — Massacre de Viena de 1927: oitenta e nove manifestantes são mortos pela polícia austríaca em Viena.
  • 1946 — Bornéu do Norte, atual Sabá, Malásia, é anexado pelo Reino Unido.
  • 1974 — Em Nicósia, Chipre, nacionalistas patrocinados pela junta grega lançam um golpe de Estado, depondo o presidente Makarios e instalando Nikos Sampson como presidente cipriota.
  • 1975 — Corrida espacial: o Programa de Teste Apollo-Soyuz apresenta uma missão conjunta do Projeto Apollo e do programa espacial soviético que efetua uma acoplagem em órbita da Terra de uma espaçonave dos Estados Unidos com uma da União Soviética. Foi o último lançamento de uma nave espacial Apollo e da família de foguetes Saturno.
  • 1983 — Um ataque no Aeroporto de Orly, em Paris, é efetuado pela organização militante armênia ASALA, deixando oito pessoas mortas e 55 feridas.
  • 2003 — AOL Time Warner desfaz o Netscape. A Mozilla Foundation é criada no mesmo dia.
  • 2006 — O Twitter é lançado, tornando-se uma das maiores plataformas de mídia social do mundo.
  • 2016 — Facções das Forças Armadas da Turquia tentam um golpe de Estado.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.