Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro na História

Hoje é dia de São Lázaro; em 1935, acontece o primeiro voo do Douglas DC-3; em 1989, Fernando Collor de Melo é eleito presidente do Brasil; em 2014, Estados Unidos e Cuba reatam relações diplomáticas;


Por Redação Educadora Publicado 17/12/2020

Em 1935, acontece o primeiro voo do Douglas DC-3;
Em 1989, Fernando Collor de Melo é eleito presidente do Brasil;
Em 2014, Estados Unidos e Cuba reatam relações diplomáticas;

São Lázaro
A Igreja, neste tempo do Advento, se prepara para celebrar o aniversário de Jesus e se renova no desejo ardente de que Cristo venha pela segunda vez e instaure aqui o Reino de Deus em plenitude. Sem dúvida estão garantidos para este reinado pleno, que acontecerá em breve, os amigos do Senhor.

Hoje vamos lembrar um destes amigos de Cristo: São Lázaro. Sua residência ficava perto de Jerusalém, numa aldeia da Judéia chamada Bethânia. Era irmão de Marta e de Maria. Sabemos pelo Evangelho que Lázaro era tão amigo de Jesus que sua casa serviu muitas vezes de hospedaria para o Mestre e para os apóstolos.

Lázaro foi quem tirou lágrimas do Cristo, quando morreu, ao ponto de falarem: “Vejam como o amava!”. Assim aconteceu que, por amor do amigo e para a Glória do Pai, Jesus garantiu à irmã de Lázaro o milagre da ressurreição: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá, Crês isto?” (Jo 11,26).

O resultado de tudo foi a ressurreição de São Lázaro, pelo poder do Senhor da vida e vencedor da morte. Lázaro reviveu e este fato bíblico acabou levando muitos à fé em Jesus Cristo e outros começaram a pensar na morte do Messias, como na de Lázaro. Antigas tradições relatam que a casa de Lázaro permaneceu acolhedora para os cristãos e o próprio Lázaro teria sido Bispo e Mártir.

546 — Saque de Roma: os ostrogodos sob o comando do rei Tótila saqueiam a cidade, subornando a guarnição bizantina.
920 — Romano I Lecapeno é coroado coimperador sob o reinado de Constantino VII.
1538 — O papa Paulo III excomunga Henrique VIII da Inglaterra.
1583 — Guerra de Colônia: as forças sob o comando de Ernesto da Baviera derrotam as tropas de Gebardo, Senescal de Waldburg no Cerco de Godesberg.
1718 — Guerra da Quádrupla Aliança: a Grã-Bretanha declara guerra à Espanha.
1777 — A França é a primeira nação a reconhecer a independência dos Estados Unidos.
1790 — A pedra do calendário asteca é descoberta em El Zócalo, na Cidade do México.
1792 — Por ordem de D. Maria I, Rainha de Portugal, foi fundada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, sendo antecedido apenas por escolas do mesmo gênero fundadas na França (1747) e em Portugal (1790). Os atuais descendentes são a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).
1819 — Simão Bolívar declara a independência da República da Grã Colômbia em Angostura (hoje Ciudad Bolívar na Venezuela).
1892 — É publicada a primeira edição da revista Vogue.
1903 — História da aviação: primeiro voo de aeroplano dos Irmãos Wright.
1907 — Ugyen Wangchuck é coroado primeiro rei do Butão.
1926 — Antanas Smetona assume o poder na Lituânia quando o golpe de Estado de 1926 é bem-sucedido.
1935 — Primeiro voo do Douglas DC-3.
1938 — Otto Hahn descobre a fissão nuclear do elemento pesado urânio, a base científica e tecnológica da energia nuclear.
1939 — Segunda Guerra Mundial: o navio de guerra alemão Admiral Graf Spee, comandado pelo capitão Hans Langsdorff é afundado na Batalha do Rio da Prata. 1941 — Segunda Guerra Mundial:

  • Tropas japonesas desembarcam em Bornéu.
  • Primeira Batalha de Sirte: a frota italiana é repelida por forças britânicas.
  • Os Estados Unidos declaram, formalmente, guerra ao Japão

1944 — Segunda Guerra Mundial: Batalha do Bulge: Massacre de Malmedy: 84 prisioneiros de guerra americanos são assassinados por tropas alemãs.
1945 — Honduras é admitida como Estado-Membro da ONU.
1947 — Primeiro voo do bombardeiro estratégico Boeing B-47 Stratojet.
1950 — A primeira missão do F-86 Sabre sobre a Coreia.
1957 — Os Estados Unidos lançam com sucesso o primeiro míssil balístico intercontinental Atlas em Cabo Canaveral, Flórida.
1960 — Tropas leais ao imperador Haile Selassie, na Etiópia, esmagam o golpe que começou em 13 de dezembro, devolvendo o poder ao líder após o retorno do Brasil. Haile Selassie isenta seu filho de qualquer culpa.
1961 — Tragédia do Gran Circus Norte-Americano, incêndio criminoso, em que morreram mais de 500 pessoas, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
1969 — Projeto Livro Azul: a Força Aérea dos Estados Unidos encerra seu estudo sobre OVNIs.

1989

  • Revolução Romena: os protestos continuam em Timișoara, Romênia, com manifestantes invadindo o prédio do Comitê Distrital do Partido Comunista Romeno e tentando incendiá-lo.
  • Fernando Collor de Mello derrota Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, tornando-se o primeiro presidente democraticamente eleito em quase 30 anos.

1999 — Inicia-se o processo de liquidação e privatização da Rede Ferroviária Federal, uma empresa estatal brasileira de transporte ferroviário.
2002 — Segunda Guerra do Congo: os partidos congoleses do Diálogo Intercongolês assinam um acordo de paz que prevê governança transitória e eleições legislativas e presidenciais dentro de dois anos.
2003 — O SpaceShipOne, pilotado por Brian Binnie, faz seu primeiro voo com potência e primeiro supersônico.
2010 — Mohamed Bouazizi atea fogo no próprio corpo. Este ato tornou-se o catalisador da Revolução Tunisina e da Primavera Árabe em geral.
2014 — Estados Unidos e Cuba anunciam o reatamento de relações diplomáticas após 53 anos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.