Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro na História

Hoje é dia de Nossa Senhora do Ó; em 1870, termina o primeiro Concílio do Vaticano; em 1916, o exército alemão perde a Batalha de Verdun, na Primeira Guerra Mundial; em 2005, o vulcão Kilauea entra em atividade no Havaí;


Por Redação Educadora Publicado 18/12/2020
O Monte Kilauea, no Parque Nacional dos Vulcões, no Havaí. Foto: Wikimedia Commons

Em 1870, termina o primeiro Concílio do Vaticano;
Em 1916, o exército alemão perde a Batalha de Verdun, na Primeira Guerra Mundial;
Em 2005, o vulcão Kilauea entra em atividade no Havaí;

Nossa Senhora do Ó
Festa católica de origem claramente espanhola, a festa de hoje é conhecida na liturgia com o nome de “Expectação do parto de Nossa Senhora”, e entre o povo com o título de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos. A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.

As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora do Ó”. É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.

A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.

Primeiro comemorava-se hoje a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de “Expectação do parto”. Assim ficou sendo na Hispânia e passou a muitas Igrejas da França, etc. Ainda hoje é celebrada na Arquidiocese de Braga.

  • 218 a.C. — Segunda Guerra Púnica: Batalha do Trébia: vitória de Cartago, sob o comando de Aníbal sobre a República Romana.
  • 1271 — Kublai Khan renomeia seu império “Yuan” (元 yuán), oficialmente marcando o início da dinastia Yuan da Mongólia e da China.
  • 1870 — Fim do Primeiro Concílio do Vaticano.
  • 1916 — Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Verdun termina quando as forças alemãs sob o comando do chefe de gabinete Erich von Falkenhayn são derrotadas pelos franceses e sofrem 337 000 baixas.
  • 1923 — É nomeado em Portugal o 39.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Álvaro de Castro.
  • 1925 — É nomeado em Portugal o 45.º governo republicano, o último da Primeira República, chefiado pelo presidente do Ministério António Maria da Silva.
  • 1941 — Os Aliados invadem Timor.
  • 1945 — O Uruguai é admitido como Estado-Membro da ONU.
  • 1956 — O Japão é admitido como Estado-Membro da ONU.
  • 1958 — Lançamento do Projeto SCORE, o primeiro satélite de comunicação do mundo.
  • 1960 — Criação das hoje Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • 1961 — O distrito português de Damão é invadido e ocupado pelas tropas da União Indiana.
  • 1966 — Epimeteu, a lua de Saturno, é descoberta pelo astrônomo Richard Walker.
  • 1972 — Guerra do Vietnã: o presidente Richard Nixon anuncia que os Estados Unidos envolverão o Vietnã do Norte na Operação Linebacker II, uma série de bombardeios de Natal, depois que as negociações de paz entraram em colapso com o Vietnã do Norte no dia 13.
  • 1973 — Programa Soyuz: Soyuz 13, tripulado pelos cosmonautas Valentin Lebedev e Pyotr Klimuk, é lançado de Baikonur na União Soviética.
  • 1977 — O voo United Airlines 2860 cai perto de Kaysville, Utah, matando todos os três tripulantes a bordo.
  • 1978 — Dominica é admitida como Estado-Membro da ONU.
  • 1981 — Primeiro voo do bombardeiro estratégico russo Tu-160, o maior avião de combate do mundo, o maior avião supersônico e o maior avião de geometria variável já construído.
  • 1999 — A NASA lança em órbita a plataforma Terra, transportando cinco instrumentos de Observação da Terra, incluindo ASTER, CERES, MISR, MODIS e MOPITT.
  • 2005 — Início de atividade do vulcão Kilauea, Havaí, Estados Unidos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.