Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

18 de novembro na História

Hoje é dia dos Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio; em 1930, a Ordem dos Advogados do Brasil é fundada; em 1978, Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown; em 1993, o Nafta, bloco comercial que inclui Estados Unidos, Canadá e México, é aprovado;


Por Redação Educadora Publicado 18/11/2020
Foto: Wikimedia Commons

Em 1930, a Ordem dos Advogados do Brasil é fundada;
Em 1978, Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown;
Em 1993, o Nafta, bloco comercial que inclui Estados Unidos, Canadá e México, é aprovado;

Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio
Domingos Jorge nasceu em Vermoim da Maia, perto do Porto (Portugal). Muito jovem, partiu para a Índia, onde combateu pela fé e pela Pátria. Aventureiro por natureza, empreendeu viagem para o Japão, onde nesse tempo reinava perseguição furiosa. Todos os missionários eram mortos, e mortos também todos aqueles que os acolhessem em suas casas. Apesar de todos os riscos, não quiseram os missionários estrangeiros abandonar para os instruir, animar e lhes administrar os sacramentos.

Domingos Jorge, membro da Companhia do Rosário, casou com uma jovem japonesa, à qual o missionário português, Padre Pedro Gomes, oito dias após o nascimento, deu o nome de Isabel Fernandes. Vivia este casal modelo no amor de Deus, na paz e na felicidade, perto da cidade de Nagazáki. Por bondade e piedade, receberam em sua casa dois missionários jesuítas e, naquela noite (era o dia da festa de Santa Luzia), o governador de Nagasáki ordenou que fossem presos os dois missionários juntamente com Domingos Jorge. Após um ano de prisão, foram condenados à morte. Domingos Jorge, após escutar a sentença, pronunciou estas palavras: “Mais aprecio eu esta sentença do que me fizessem Senhor de todo o Japão”.

Era o ano de 1619. Domingos Jorge foi amarrado ao poste no chamado “Monte Santo” de Nagasáki, onde tantos cristãos deram a vida por Deus, e, ali, juntamente com outros mártires rezando a oração do Credo, Domingos Jorge foi queimado vivo.

Passados três anos, na manhã de 10 de novembro de 1622, o “Monte Santo” de Nagasáki, regado com o sangue de tantas centenas de cristãos, apresentava um aspecto solene e comovedor. Ali se apinhavam mais de 30.000 pessoas para assistirem ao Grande Martírio, isto é, à morte de 56 filhos da Santa Igreja Católica. Entre eles, encontravam-se Isabel Fernandes, de uns 25 anos de idade, viúva do Beato Domingos Jorge, e seu filhinho Inácio, de quatro anos. Os mártires foram divididos em dois grupos: 24 religiosos de várias Ordens, condenados a morrer a fogo lento; os outros 32 eram constituídos por 14 mulheres e 18 homens (a maioria deste segundo grupo recebeu como condenação serem decapitados). Isabel Fernandes, antes de ser degolada juntamente com seu filhinho Inácio, exclamou: “De todo o coração ofereço a Deus as duas coisas mais preciosas que possuo no mundo: a minha vida e a do meu filhinho”.

Domingos Jorge, com a esposa Isabel Fernandes e o filho Inácio, foram beatificados pelo Papa Pio IX em julho de 1867.

326 — A Antiga Basílica de São Pedro é consagrada.
401 — Os visigodos, liderados pelo rei Alarico, cruzam os Alpes e invadem o norte da Itália.
1095 — Teve início o Concílio de Clermont. O concílio foi convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa.
1302 — Papa Bonifácio VIII publica a bulaUnam Sanctam que afirma o princípio da supremacia temporal do Papa.
1421 — Uma comporta do dique no Zuider Zee se rompeu, alagando 72 vilas e matando cerca de dez mil pessoas nos Países Baixos.
1493 — Cristóvão Colombo avista pela primeira vez o que agora é Porto Rico. Ele desembarcou no dia seguinte e batizou a ilha de San Juan Batista.
1626 — A nova Basílica de São Pedro é consagrada.
1837 — Criada a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com o nome de Força Policial.
1901 — A Grã-Bretanha e os Estados Unidos assinam o Tratado Hay-Pauncefote, que anula o Tratado Clayton-Bulwer e retira as objeções britânicas a um canal controlado pelos americanos no Panamá.
1903 — O Tratado Hay-Bunau-Varilla é assinado pelos Estados Unidos e Panamá, concedendo aos Estados Unidos direitos exclusivos sobre a Zona do Canal do Panamá.
1916 — Primeira Guerra Mundial: Primeira Batalha do Somme: na França, o comandante da Força Expedicionária Britânica, Douglas Haig, interrompe a batalha que começou em 1 de julho de 1916.
1918 — A Letônia declara sua independência da Rússia.
1930 — Criação da Ordem dos Advogados do Brasil.
1940 — Segunda Guerra Mundial: o líder alemão Adolf Hitler e o ministro das Relações Exteriores da Itália Galeazzo Ciano se reúnem para discutir a desastrosa invasão italiana de Benito Mussolini na Grécia.
1943 — Segunda Guerra Mundial: Batalha aérea de Berlim: quatrocentos e quarenta aviões da Força Aérea Real bombardeiam Berlim, causando apenas danos leves e matando 131 pessoas. A RAF perde nove aeronaves e 53 tripulantes.
1966 — Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).
1971 — Omã declara sua independência do Reino Unido.
1978 — Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown, na Guiana Inglesa, onde 914 pessoas morreram no maior suicídio coletivo da história.
1987 — Incêndio de King’s Cross na estação de metro de King’s Cross St. Pancras em Londres; 31 pessoas morreram.
1991 — Após um cerco de 87 dias, a cidade croata de Vukovar capitula diante do Exército Popular Iugoslavo e das forças aliadas paramilitares sérvias.
1993 — Nos Estados Unidos, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) é aprovado pela Câmara dos Deputados.
1996 — Um incêndio ocorre no Eurotúnel, o único registrado desde sua inauguração.
2013 — A NASA lança a sonda MAVEN em direção ao planeta Marte.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.