Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

19 de julho na História

Hoje é dia de São Símaco; em 1870, começa a Guerra Franco-Prussiana; em 1943, na Segunda Guerra Mundial, mais de 500 aviões aliados bombardeiam Roma; em 1989, um avião da United Airlines cai em Sioux City, nos EUA


Por Redação Educadora Publicado 19/07/2020
Foto: Reprodução

Em 1870, a Guerra Franco-Prussiana tem início;

Em 1943, na Segunda Guerra Mundial, Roma é bombardeada por mais de 500 aviões aliados;

Em 1989, o voo United Airlines 232 cai em Sioux City;

São Símaco

Neste dia, celebramos um santo Papa que enfrentou um período da história em que a Igreja sofria com pressões internas e externas.

Nasceu na Ilha da Sardenha no século V. Pertenceu ao clero romano e foi eleito Papa em 498. No tempo de Símaco, a Igreja era duramente atingida por perseguições.

Muitas famílias tradicionais de Roma, bem como o Senado, buscavam de todas as formas influenciar a ação da Igreja, trazendo assim muitos prejuízos; isto perdurou por um tempo até levantar-se Símaco. O santo Papa combateu e venceu estes “invasores”, recuperando assim a total liberdade da Igreja, na sua organização e disciplina.

Com a queda do império romano e a invasão dos vândalos, godos, visigodos e longobardos, que começavam a dominar o Ocidente, São Símaco, na ousadia, entrou nas intrigas sociais e políticas, para assim tomar partido da paz e da harmonia e não de algum dos lados. Na função eficiente de pai comum, suscitou a inveja do imperador do Oriente que começou a perseguir os cristãos; em resposta a esta atitude corrigiu Símaco: “Lança um olhar, o Imperador, a tantos príncipes que perseguiram a Igreja e vê como todos eles tiveram triste fim, ao passo que a Igreja perseguida continua com tanto mais glória, quanto mais violenta lhe foi a perseguição”.

Símaco era conciliador, homem de justiça e sinal de paz.

Em 514 ele partiu para a glória celeste e intercede por nós, para que nos tempos de hoje, por amor a Cristo e à Igreja, sejamos promotores da paz.

Fonte: Canção Nova

·  64 — Grande incêndio de Roma causa devastação generalizada e assola por seis dias, destruindo metade da cidade.

·  711 — Invasão muçulmana da Península Ibérica: Batalha de Guadalete: as forças omíadas sob comando de Tárique ibne Ziade derrotam os visigodos liderados pelo rei Rodrigo.

·  939 — Batalha de Simancas: o rei Ramiro II de Leão derrota o exército mouro sob comando do califa Abderramão III perto da cidade de Simancas.

·  998 — Guerras bizantino-árabes: Batalha de Apameia: fatímidas derrotam um exército bizantino perto de Apameia.

·  1717 — Batalha de Matapão que dá a vitória dos Estados Pontifícios, com apoio da Ordem de Malta, da República de Veneza e do Reino de Portugal, contra o Império Otomano.

·  1843 — O navio a vapor de Brunel, o SS Great Britain, é lançado, tornando-se o primeiro navio oceânico com casco de ferro e hélice, tornando-se o maior navio a flutuar no mundo.

·  1848 — Direitos da mulher: tem início uma convenção de dois dias sobre os direitos da mulher em Seneca Falls, Nova Iorque.

·  1870 — Guerra Franco-Prussiana: a França declara guerra à Prússia.

·  1900 — Entra em operação a Linha 1 do metrô de Paris.

·  1916 — Primeira Guerra Mundial: Batalha de Fromelles: tropas britânicas e australianas atacam as trincheiras alemãs como parte da Ofensiva do Somme.

·  1943 — Segunda Guerra Mundial: Roma é fortemente bombardeada por mais de 500 aviões aliados, causando milhares de baixas.

·  1949 — O Laos torna-se independente da França.

·  1961 — Tunísia impõe um bloqueio à base naval francesa em Bizerta; os franceses capturariam a cidade inteira quatro dias depois.

·  1976 — Criado o Parque Nacional Sagarmatha no Nepal.

·  1979 — Os rebeldes sandinistas depõem o governo da família Somoza, apoiado pelos Estados Unidos, na Nicarágua.

·  1985 — A barragem de Val di Stava rompe matando 268 pessoas em Val di Stava, na Itália.

·  1989 — Voo United Airlines 232 cai em Sioux City, Iowa, matando 111 pessoas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.