Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 de janeiro na História

Hoje é dia de São Basílio Magno; em 1945, Nuremberg, na Alemanha, é bombardeada por forças aliadas, na Segunda Guerra Mundial; em 1959, a sonda Luna 1, da União Soviética, é lançada em direção a Lua; em 2016, Arábia Saudita executa Nimr al-Nimr por seu papel nos protestos de 2011-12;


Por Redação Educadora Publicado 02/01/2021
Foto: Wikimedia Commons

Em 1945, Nuremberg, na Alemanha, é bombardeada por forças aliadas, na Segunda Guerra Mundial;
Em 1959, a sonda Luna 1, da União Soviética, é lançada em direção a Lua;
Em 2016, Arábia Saudita executa Nimr al-Nimr por seu papel nos protestos de 2011-12;

São Basílio Magno
Hoje, recordamos três nomes e três amigos em Cristo Jesus. Reconhecidos como luminários da Capadócia, região da Turquia, são eles: Gregório, seu irmão de sangue, São Basílio Magno e o amigo São Gregório Nazianzeno. Dois irmãos de sangue, três grandes amigos em Cristo Jesus.

São Basílio Magno nasceu de uma família santa que buscava testemunhar, na própria vida e na formação dos filhos, o grande amor por Cristo e pela Igreja. Foi assim que, ajudado pelo pai, São Basílio Magno recebeu a primeira formação. Depois, passou por Constantinopla, chegando a estudar em Atenas e formar-se em retórica. A essa altura, mesmo tendo um coração bem semeado pelo Evangelho, ele começou a buscar glórias humanas. É importante percebermos isso na história dos santos. Eles não nasceram santos e não foram obrigados a ser santos; aceitaram este desafio, mesmo que houvesse, em algum período, um desvio. Mas a misericórdia do Senhor sempre nos dará uma nova change. Foi o que aconteceu com São Basílico.

Ao conhecer o amigo São Gregório Nazianzeno, São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que já era muito culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que é a verdade, o Logus, o Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador. Retirou-se por um tempo dali e pôde viver uma vida de muita oração e penitência. Depois, foi inspirado a se aprofundar na vida eremítica e também na vida monástica. Visitou o Egito, Síria, Palestina e estudou ao ponto de, com seu amigo Nazianzeno, começar uma comunidade monástica.

Aconteceu que, diante da realidade na qual o Arianismo – heresia que afirmava que Jesus Cristo não é Deus – confundia muito as pessoas e ainda era apoida pelo imperador do Oriente chamado Valente. Enfim, que confusão doutrinal! Nesta altura, em Cesaréia, São Basílio, em 370 d.C. foi eleito bispo, sucessor de um dos apóstolos. Homem de caridade e de testemunho, ele pôde combater e ver a verdade vencendo o Arianismo. O imperador não colocava medo nesse homem cheio do Espírito Santo. São Basílio também tinha muitas obras, não era apenas um homem de palavras; cidades de caridade surgiram por meio dele.

Ainda padre, ele já era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas pela vida. São Basílio Magno deixou uma riqueza de escritos e, principalmente, a certeza de que amigo de Jesus, felizes nós seremos. Em 379 d.C., ele partiu para o céu e intercede por nós.

69 — Legiões romanas na Germânia Superior recusam-se a jurar lealdade a Galba. Eles se rebelam e proclamam Vitélio como imperador.
366 — Alamanos em grande número atravessam o rio Reno congelado e invadem o Império Romano.
533 — Mercúrio é proclamado Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Como seu nome evocava um deus pagão, este torna-se o primeiro a trocar de nome para o papado, adotando João II.
1492 — Reconquista: o Reino nasrida de Granada, a última fortaleza mourisca da Espanha, se rende.
1777 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: forças rebeldes americanas sob o comando de George Washington repelem um ataque da metrópole britânica na Batalha do Assunpink Creek perto de Trenton, Nova Jérsei.
1811 — Guerra Peninsular: fim do Cerco de Tortosa.
1860 — Anunciada a descoberta do planeta Vulcano em uma reunião da Academia Francesa de Ciências em Paris, França.
1865 — Guerra do Uruguai: o Cerco de Paysandú termina quando brasileiros e uruguaios colorados capturam Paysandú, Uruguai.
1884 — Fundada a Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro.
1900 — Anúncio da Política de portas abertas pelo estadista americano e diplomata John Hay para promover o comércio com a China.
1905 — Guerra Russo-Japonesa: a guarnição russa se rende em Port Arthur, China.
1942 — Segunda Guerra Mundial: Manila, capital das Filipinas, é capturada pelas forças japonesas.
1945 — Segunda Guerra Mundial: Nuremberg, Alemanha, é severamente bombardeada pelas forças aliadas.
1953 — Inaugurada a Base Aérea de Montijo junto ao rio Tejo, Portugal.
1959 Luna 1, a primeira sonda espacial a chegar perto da Lua com sucesso, é lançada pela União Soviética.
1991 — Criação do Parque Estadual da Pedra Azul no Espírito Santo, Região Sudeste do Brasil.
2004 — A sonda Stardust da NASA se aproxima do cometa Wild 2 para coletar amostras de poeira e obter fotos detalhadas do seu núcleo gelado.
2016 — Arábia Saudita executa Nimr al-Nimr por seu papel nos protestos de 2011-12.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.