20 de setembro na História
Hoje é dia de Santo André de Kim e seus companheiros mártires; em 1960, a TV Cultura é inaugurada; em 2001, o presidente George W. Bush declara "Guerra ao Terror" após os ataques de 11 de setembro; em 2011, os Estados Unidos encerram a política que impedia pessoas declaradas abertamente homossexuais e bissexuais ingressassem nas Forças Armadas
Em 1960, a TV Cultura é inaugurada;
Em 2001, o presidente americano George W. Bush declara “Guerra ao Terror”, após os atentados de 11 de setembro;
Em 2011, os Estados Unidos encerram a política que impedia que pessoas abertamente declaradas homossexuais e bissexuais ingresse nas forças armadas;
Santo André Kim e companheiros mártires
Tornamos célebre neste dia o testemunho dos 103 mártires coreanos que foram canonizados pelo Papa João Paulo II, na sua visita a Seul em maio de 1984.
Tudo começou no Século XVII, com o interesse pelo Cristianismo por parte de um grupo de letrados que ao lerem o livro do missionário Mateus Ricci com o título “O verdadeiro sentido de Deus”, tiveram a iniciativa de encarregar o filho do embaixador coreano na China, na busca das riquezas de Jesus Cristo.
Yi Sung-Hun dirigiu-se ao Bispo de Pequim que o catequizou e batizou, entrando por aí a Boa Nova na Coréia, ou seja, por meio de um jovem e ousado leigo cristão que, com amigos, fundaram uma primeira comunidade cristã.
Com a eficácia do Espírito, começaram a evangelizar de aldeia em aldeia ao ponto de somarem, em dez anos, dez mil testemunhas da presença do Ressuscitado. Várias vezes solicitaram do Bispo de Pequim o envio de sacerdotes, a fim de organizarem a Igreja. Roma, porém, era de difícil acesso e o Papa sofria com a prepotência de Napoleão, resultado: somente a Igreja pôde socorrer aos cristãos coreanos, trinta anos depois, quando os cristãos coreanos tinham sido martirizados aos milhares, juntamente com os 103 mártires, dentre estes: André Kim, o primeiro padre coreano morto em 1845; dez clérigos e 92 leigos.
Alguns testemunhos ficaram gravados, e dentre tantos: “Dado que o Senhor do céu é o Pai de toda a humanidade e o Senhor de toda a criação, como podeis pedir-me para o trair? Se neste mundo aquele que trair o pai ou a mãe não é perdoado, com maior razão, não posso nunca, trair aquele que é o Pai de todos nós!” (Teresa Kwon).
Os primeiros mártires coreanos escreveram, com sangue, as primeiras páginas da história na Igreja da própria pátria. Na data da canonização, bicentenária do início da evangelização da Coréia, esta nação contava com 1.4000.000 católicos, 14 Dioceses, 1.200 sacerdotes, 3.500 religiosos e 4.500 catequistas, atestando mais uma vez a frase de Tertuliano: “O sangue dos mártires é sangue de novos cristãos!”
- 331 a.C. — Alexandre, o Grande inicia sua travessia ao rio Tigre para enfrentar o Império Aquemênida.
- 537 — Transladados para o Vaticano, os restos mortais do Papa Agapito, também conhecido como Santo Agapito.
- 1058 — Inês da Aquitânia e André I da Hungria se reúnem para negociar sobre a zona de fronteira na atual Burgenland.
- 1066 — Na Batalha de Fulford, Haroldo III da Noruega derrota os condes Morcar e Eduíno.
- 1187 — Saladino inicia o Cerco de Jerusalém.
- 1276 — Eleição do Papa João XXI. Único papa português da história.
- 1378 — Eleição do Antipapa Clemente VII em oposição a Urbano VI: início do Grande Cisma do Ocidente.
- 1519 — Fernão de Magalhães inicia, a partir de Espanha, aquela que seria a primeira viagem de circum-navegação do mundo.
- 1697 — O Tratado de Rijswijk é assinado pela França, Inglaterra, Espanha, Sacro Império Romano e República Holandesa, encerrando a Guerra dos Nove Anos.
- 1792 — Guerras revolucionárias francesas: tropas francesas impedem uma invasão aliada da França na Batalha de Valmy.
- 1835 — Entrada, em Porto Alegre, pelos Farroupilhas, vencendo o Combate da Ponte da Azenha (início da Revolução Farroupilha).
- 1854 — Guerra da Crimeia: tropas britânicas e francesas derrotam os russos na Batalha de Alma.
- 1857 — A Rebelião Indiana termina com a retomada de Deli por tropas leais à Companhia Britânica das Índias Orientais.
- 1870 — O corpo de Bersaglieri entra em Roma através da Porta Pia e completa a unificação da Itália.
- 1898 — Santos Dumont realiza primeiro voo de um balão com propulsão própria.
- 1906 — O RMS Mauretania, da Cunard Line, é lançado em Newcastle upon Tyne, Inglaterra.
- 1910 — É lançado o transatlântico SS France, mais tarde conhecido como “Versalhes do Atlântico”.
- 1911 — O RMS Olympic, da White Star Line, colide com o navio de guerra britânico HMS Hawke.
- 1946 — O primeiro Festival de Cinema de Cannes é realizado, tendo sido adiado sete anos devido à Segunda Guerra Mundial.
- 1960
- Inaugurada a TV Cultura, uma rede de televisão pública brasileira sediada em São Paulo.
- Benim, Burkina Faso, Camarões, Chipre, Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Gabão, Madagascar, Nigéria, República Centro-Africana, Somália, Chade e Togo são admitidos como Estados-Membro da ONU.
- 1966 — Guiana é admitida como Estado-Membro da ONU.
- 1967 — Lançamento do Queen Elizabeth 2 em Clydebank, Escócia.
- 1977 — Djibouti e Vietnã são admitidos como Estados-Membro da ONU.
- 1979 — Um golpe de Estado apoiado pela França no Império Centro-Africano depõe o imperador Bokassa I.
- 1982 — Os jogadores de futebol americano começam uma greve de 57 dias durante a temporada da NFL de 1982.
- 1990 — A Ossétia do Sul declara independência da Geórgia.
- 1999 — Libertação de Timor-Leste pelas forças da ONU.
- 2001 — Em um discurso em uma sessão conjunta do Congresso americano, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declara “Guerra ao Terror”.
- 2011 — As forças armadas dos Estados Unidos encerram sua política de “não pergunte, não conte”, permitindo que homens e mulheres abertamente homossexuais ou bissexuais ingressem no serviço militar.
- 2017 — O Furacão Maria chega a Porto Rico como um poderoso furacão de categoria 4, resultando em 2 975 mortes, 90 bilhões de dólares em danos e uma grande crise humanitária.
- 2018 — Balsa tanzaniana naufraga no Lago Vitória, matando ao menos 227 pessoas.
- 2019 — Início das greves globais contra as mudanças climáticas em 150 países como parte dos protestos da iniciativa Fridays for Future.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.