Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

21 de dezembro na História

Hoje é dia de São Pedro Canísio; em 1991, é criada a Comunidade do Estados Independentes, com ex-membros da União Soviética; em 2012, chega ao fim o Calendário Maia, num ciclo de 5125, gerando especulações de um possível "fim do mundo"; em 2015, um incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo;


Por Redação Educadora Publicado 21/12/2020
Foto: Daniel Mello/Agência Brasil

Em 1991, é criada a Comunidade do Estados Independentes, com ex-membros da União Soviética;
Em 2012, chega ao fim o Calendário Maia, num ciclo de 5125, gerando especulações de um possível “fim do mundo”;
Em 2015, um incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo;

São Pedro Canísio
São Pedro Canísio nasceu em Nimega, atual Holanda, mas então parte da Alemanha naquele tempo. Isto no ano de 1521. Canísio é a latinização de Kanijs. Seu pai foi prefeito de Nimega e encaminhou seu filho para estudar Direito.

Cursou estudos em Colônia e Lovaina para formar-se como advogado sem, no entanto, descuidar de sua espiritualidade (tendo em vista suas frequentes visitas ao Mosteiro dos Cartuxos). Descobrindo o seu chamado com o auxílio de um padre jesuíta, Pedro Canísio tornou-se o primeiro jesuíta alemão, tendo entrado na Companhia de Jesus em 1543. Recebeu a ordenação sacerdotal três anos mais tarde. Nesse mesmo ano publicou as obras de S. Cirilo de Alexandria, sendo o primeiro livro mandado imprimir por um jesuíta. Foi teólogo do Concílio de Trento e um grande pregador e professor. Exerceu a sua docência sobretudo em Inglostad, Viena, Augsburgo, Innsbruk e Munique. Organizou a sua Ordem na Alemanha, fazendo dela o instrumento valioso para a reforma católica contra o protestantismo. Foi um dos iniciadores da imprensa católica.

Profundo devoto da Santíssima Virgem, Pedro Canísio foi conselheiro de Príncipes, Núncios e Papas. Das 36 obras que compôs, as mais célebres são os seus três Catecismos (1555-1556 e 1558), largamente difundidos por toda a cristandade até o século XIX. O denominado “Catecismo Mayor”, em 221 perguntas e respostas, alcançou pelo menos 130 edições. O Papa Leão XIII chamou-lhe mesmo o “segundo Apóstolo da Alemanha, depois de S. Bonifácio”.

Faleceu em Friburgo, na Suíça, a 21 de dezembro de 1597. O Papa Pio XI canonizou-o a 21 de maio de 1925, declarando-o ao mesmo tempo Doutor da Igreja.

69 — O senado romano declara VespasianoImperador de Roma, o último no ano dos quatro imperadores.
1124 — O Papa Honório II é consagrado, tendo sido eleito após o controverso destronamento do Papa Celestino II.
1140 — Conrado III da Germâniasitia Weinsberg.
1237 — A cidade de Riazã é saqueada pelo exército mongol de Batu Cã.
1471 — João de Santarém e Pêro Escobar descobrem as ilhas de São Tomé e Príncipe.
1582 — Flandres adota o calendário gregoriano.
1607 — Início do vice-reinado peruano de Juan de Mendoza y Luna, marquês de Montesclaros.
1620 — Peregrinos do Mayflower desembarcam em Plymouth Rock, na costa atlântica da América do Norte, e estabelecem um assentamento permanente, onde atualmente localiza-se a cidade de Plymouth.
1872 — Expedição Challenger: o HMS Challenger, comandado pelo capitão George Strong Nares, zarpa de Portsmouth, Inglaterra.
1903 — Primeira edição do Prêmio Goncourt de literatura francesa.
1904 — Fundação da Federação Internacional de Motociclismo.
1936 — Primeiro voo do avião de combate multifuncional Junkers Ju 88.
1945 — Equador e Iraque são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1959 — O código Q, como é conhecido o Código Fonético Internacional, é aprovado pela Convenção Internacional de Telecomunicações em Genebra.
1965 — É adotada a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
1968 — Programa Apollo: a Apollo 8 é lançada do Centro Espacial Kennedy, colocando sua tripulação em uma trajetória lunar para a primeira visita a outro corpo celeste por humanos.
1970 — Primeiro voo da aeronave de combate multifuncional Grumman F-14.
1973 — É aberta a Conferência de Genebra sobre o conflito árabe-israelense.

1988

  • Uma bomba explode a bordo do voo Pan Am 103 sobre Lockerbie, Dumfries and Galloway, na Escócia, matando 270 pessoas. Até hoje, o desastre aéreo mais mortal que ocorreu em solo britânico.
  • Primeiro voo do Antonov An-225 Mriya, a maior aeronave do mundo.

1991 — Criação da Comunidade dos Estados Independentes.
1992 — Um DC-10 neerlandês, voo Martinair MP495, cai no aeroporto de Faro, matando 56 pessoas. 1995 — A cidade de Belém passa do controle israelense para o palestino.
2012 — Final do Calendário Maia com o ciclo de 5125 anos.
2015 — Um incêndio de grandes proporções destrói o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.