21 de julho na História
Hoje é dia de São Lourenço de Brindes; em 1949, o senado dos EUA ratifica o Tratado do Atlântico Norte; em 1954, o Vietnã é divido em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul; em 2011, o programa de ônibus espaciais da Nasa chega ao fim com o pouso do ônibus Atlantis
Em 1949, o Senado dos Estados Unidos ratifica o Tratado do Atlântico Norte;
Em 1954, a Conferência de Genebra divide o Vietnã em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul;
Em 2011, a era dos ônibus espaciais chega ao fim com o pouso do Atlantis;
–
São Lourenço de Brindes
Presbítero da Igreja, o santo de hoje é reconhecido como Doutor, pois amou, aprofundou, serviu e com ardor comunicou a Sã Doutrina Católica. Nascido em Brindes, na Itália, no ano de 1559, São Lourenço entrou na família franciscana, como Capuchinho e chegou a Superior Geral.
Homem de Deus e conciliador da maneira franciscana de viver com as necessidades da época, como pregador espalhou a Palavra de Deus em muitos lugares, como Itália, Espanha, Portugal, França, Bélgica, Holanda. Conhecedor do hebraico, aramaico, caldeu, grego, latim, alemão, italiano e outras línguas, pôde – como teólogo e apologista – aprofundar nos estudos das Sagradas Escrituras e bradar pelos quatro cantos da Igreja e do mundo a Verdade, pois o protestantismo se alastrava, assim como diversas heresias.
São Lourenço fugia constantemente das honras e, além de dormir no chão, levantava-se à noite para rezar e se alimentava somente de pão, água e verduras, como penitência. Além de grande propagador da Palavra, foi quem muito lutou para vivê-la, por isso, ao ocupar a função de diplomata da Igreja, serviu de pacificador durante a ameaça de invasão por parte dos turcos. São Lourenço, que entrou no Céu com 60 anos, deixou muitos escritos, os quais externam o amor pela Palavra de Deus: “A Palavra de Deus é luz para a inteligência, fogo para a vontade, para que o homem possa conhecer e amar a Deus… É martelo contra a dura obstinação do coração, nos vícios contra a carne, o mundo e o demônio; é espada que mata todo o pecado”.
Fonte: Canção Nova
–
· 356 a.C. — O Templo de Ártemis em Éfeso, uma das sete maravilhas do mundo, é destruído por um incêndio criminoso.
· 285 — Diocleciano nomeia Maximiano como César e cogovernante.
· 365 — Grande parte do Mediterrâneo Oriental, nomeadamente Alexandria, Creta e a costa da Líbia, é destruída por um violento sismo.
· 905 — O rei Berengário I da Itália e um exército contratado húngaro derrotam as forças francas em Verona. O rei Luís III é capturado e cegado por romper seu juramento anterior de nunca mais retornar à Itália.
· 1718 — Assinado o Tratado de Passarowitz entre o Império Otomano, a Áustria e a República de Veneza.
· 1774 — Guerra Russo-Turca: a Rússia e o Império Otomano assinam o Tratado de Küçük-Kainarji que encerra a guerra.
· 1798 — Campanha francesa no Egito e na Síria: as forças de Napoleão derrotam um exército otomano-mameluco perto do Cairo na Batalha das Pirâmides.
· 1861 — Guerra de Secessão: Primeira Batalha de Bull Run: em Manassas, Virgínia, a primeira grande batalha da guerra começa e termina em uma vitória para o exército confederado.
· 1944 — Segunda Guerra Mundial: Batalha de Guam: tropas americanas desembarcam em Guam, iniciando uma batalha que terminará em 10 de agosto.
· 1949 — O Senado dos Estados Unidos ratifica o Tratado do Atlântico Norte.
· 1954 — Primeira Guerra da Indochina: a Conferência de Genebra divide o Vietnã em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.
· 1961 — Projeto Mercury: missão Mercury-Redstone 4: Gus Grissom pilotando o Liberty Bell 7 torna-se o segundo americano a ir para o espaço em uma missão suborbital.
· 1969 — Às 02:56 UTC, o astronauta Neil Armstrong se torna a primeira pessoa a caminhar na Lua.
· 1970 — Concluída a Barragem Alta de Assuã, no Egito, após 11 anos de construção.
· 1973 — Em Lillehammer, na Noruega, agentes da Mossad matam um garçom que eles erroneamente pensaram estar envolvido no massacre de 1972 em Munique.
· 1977 — Início da Guerra Líbia-Egito, que duraria quatro dias.
· 1995 — Terceira Crise do Estreito de Taiwan: o Exército Popular de Libertação começa a disparar mísseis contra as águas ao norte de Taiwan.
· 2011 — O programa do Ônibus Espacial da NASA termina com o pouso do Atlantis na missão STS-135.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.