Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

21 de novembro na História

Hoje é dia da apresentação de Nossa Senhora no Templo; em 1877, Thoma Edison anuncia seu invento, o fonógrafo; em 1905, o artigo de Albert Einstein que apresenta a fórmula do E=mC² é publicado; em 1986, o Plano Cruzado II é instituído no Brasil;


Por Redação Educadora Publicado 21/11/2020
O físico Albert Einstein. Foto: Divulgação

Em 1877, Thoma Edison anuncia seu invento, o fonógrafo;
Em 1905, o artigo de Albert Einstein que apresenta a fórmula do E=mC² é publicado;
Em 1986, o Plano Cruzado II é instituído no Brasil;

Apresentação de Nossa Senhora no Templo
A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.

Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:

“Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.

A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

  • 164 a.C. — Judas Macabeu, filho de Matatias da família dos asmoneus, restaura o Templo em Jerusalém. Este evento é comemorado todos os anos pelo festival de Chanucá.
  • 235 — O Papa Antero sucede Ponciano como o décimo nono papa. Durante as perseguições do imperador Maximino Trácio, ele é martirizado.
  • 1237 — Riazã é conquistada pelos mongóis, liderados por Batu Cã após alguns dias de cerco.
  • 1783 — Em Paris, Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d’Arlandes, fazem o primeiro voo de balão de ar quente sem corda.
  • 1877 — Thomas Edison anuncia sua invenção do fonógrafo, uma máquina que pode gravar e tocar som.
  • 1905 — O artigo de Albert Einstein que leva à fórmula da equivalência massa–energia, E = mc², é publicado na revista Annalen der Physik.
  • 1910 — Marinheiros a bordo dos navios de guerra do Brasil, incluindo o Minas Geraes, São Paulo e Bahia, se rebelam violentamente no que é hoje conhecido como a Revolta da Chibata.
  • 1920 — Guerra de Independência da Irlanda: em Dublin, 31 pessoas morrem no que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.
  • 1945 — Guatemala é admitida como Estado-Membro da ONU.
  • 1953 — O Museu de História Natural de Londres anuncia que o crânio do “Homem de Piltdown”, inicialmente considerado um dos mais importantes crânios de hominídeos fossilizados já encontrados, é uma farsa.
  • 1959 — O disc jockey americano Alan Freed, que popularizou o termo “rock and roll” e música desse estilo, é demitido da rádio WABC-AM por alegações de que ele havia participado do escândalo do jabaculê.
  • 1962 — O Exército de Libertação Popular chinês declara um cessar-fogo unilateral na Guerra sino-indiana.
  • 1964 — A ponte Verrazano-Narrows é aberta ao tráfego. Na época, é a ponte suspensa mais extensa do mundo.
  • 1969 — A primeira conexão permanente da ARPANET é estabelecida entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI International.
  • 1970 — O governador português da Guiné-Bissau determina o início da operação “Mar Verde”, com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri.
  • 1986 — Decretado o Plano Cruzado II (veja História do Brasil).
  • 1995 — O Acordo de Dayton é assinado na Base Aérea de Wright-Patterson, perto de Dayton, Ohio, encerrando três anos e meio de guerra na Bósnia e Herzegovina.
  • 2002 — A OTAN convida a Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia a se tornarem membros.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.