24 de agosto na História
Hoje é dia de São Bartolomeu; em 1954, Getúlio Vargas comete suicídio; em 1981, Mark Chapman é condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato de John Lennon; em 1992, começa o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello
Em 1954, o presidente Getúlio Vargas comete suicídio;
Em 1981, Mark Chapman é condenado pela morte de John Lennon;
Em 1992, começa o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello;
São Bartolomeu
Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.
Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: “Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: ‘É Jesus, o filho de José de Nazaré’”. Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1,47).
Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia a dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.
367 — Graciano, filho do imperador romano Valentiniano I, é nomeado co-augusto aos oito anos de idade por seu pai.
410 — Os visigodos sob comando do rei Alarico começam a saquear Roma.
455 — Os vândalos, liderados pelo rei Genserico, começam a saquear Roma. O Papa Leão I pede a Genserico que não destrua a cidade antiga nem mate seus cidadãos. Ele concorda e os portões de Roma são abertos. No entanto, os vândalos roubam uma grande quantidade de tesouros.
1185 — Saque de Tessalônica pelos normandos.
1200 — Rei João da Inglaterra, signatário da primeira Magna Carta, casa-se com Isabel de Angoulême na catedral de Bordeaux.
1215 — Papa Inocêncio III emite uma bula pontifícia declarando a Magna Carta inválida.
1339 — Celebração do casamento do herdeiro do trono português D. Pedro, o Justiceiro, com Constança Manuel.
1349 — Seis mil judeus são mortos em Mainz depois de serem culpados pela peste bubônica.
1516 — O Império Otomano sob o comando de Selim I derrota o Sultanato Mameluco e captura o que hoje é a Síria na Batalha de Marj Dabiq.
1812 — Guerra Peninsular: uma coalizão de forças espanholas, britânicas e portuguesas consegue erguer o cerco de dois anos e meio de Cádis.
1814 — Tropas britânicas invadem Washington, D.C. e durante a Batalha de Washington, a Casa Branca, o Capitólio e muitos outros edifícios são incendiados.
1815 — Assinada a moderna Constituição dos Países Baixos.
1820 — Tem início a Revolução liberal do Porto. 1821 — Assinado o Tratado de Córdoba em Córdoba, no atual Veracruz, México, concluindo a Guerra da Independência do México.
1857 — Começa o Pânico de 1857, desencadeando uma das crises econômicas mais severas da história dos Estados Unidos.
1870 — A Expedição de Wolseley chega a Manitoba para acabar com a Rebelião de Red River.
1911 — Manuel de Arriaga é eleito e empossado como primeiro Presidente da República Portuguesa.
1914 — Primeira Guerra Mundial: termina a Batalha de Cer, a primeira vitória dos Aliados na guerra.
1932 — Amelia Earhart torna-se a primeira mulher a voar sem escalas nos Estados Unidos (de Los Angeles a Newark, Nova Jersey).
1936 — Criação do Território Antártico Australiano.
1941 — Adolf Hitler ordena a cessação do programa sistemático de eutanásia T4 da Alemanha Nazista de doentes mentais e deficientes devido a protestos, embora os assassinatos continuem pelo restante da guerra.
1944 — Segunda Guerra Mundial: as tropas aliadas começam o ataque a Paris. 1949 — Entra em vigor o tratado que cria a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
1954 — Getúlio Vargas, presidente do Brasil, comete suicídio e é sucedido por Café Filho.
1960 — Acidente do Rio Turvo: 59 estudantes morrem em um acidente perto de Guapiaçu, quando o ônibus em que viajavam cai de uma ponte no rio Turvo.
1967 — Liderado por Abbie Hoffman, o Partido Internacional da Juventude interrompe temporariamente a negociação na Bolsa de Valores de Nova York, jogando notas de dólar da galeria de visualização, fazendo com que as negociações parassem enquanto os corretores lutavam para pegá-las.
1971 — O Aeroporto da Horta (Açores) é inaugurado na Freguesia de Castelo Branco, na Ilha do Faial.
1981 — Mark Chapman é condenado a 20 anos de prisão por assassinar John Lennon.
1991 — A Ucrânia declara-se independente da União Soviética.
1992
- A CPI que investiga corrupções e desvios no governo de Fernando Collor de Mello aponta ligações entre o Presidente e sua família com o ex-tesoureiro Paulo César Farias, no chamado “Esquema PC”. Iniciam-se os processos de impeachment.
- O Furacão Andrew chega a terra firme em Homestead, Flórida, como um furacão de categoria 5.
1995 — É lançado ao público, na América do Norte, o sistema operacional MicrosoftWindows 95.
1998 — É testada no Reino Unido a primeira implantação humana de identificação por radiofrequência (RFID).
2006 — A União Astronômica Internacional (UAI) redefine o termo “planeta” de tal forma que Plutão é agora considerado um planeta anão.
2016 — Um sismo atinge a região central da Itália com uma magnitude de 6,2, com tremores secundários até Roma e Florença.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.