Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

24 de dezembro na História

Hoje é dia de Santa Tarsila; em 1914, começa a chamada Trégua de Natal, durante a Primeira Guerra Mundial; em 1938, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro é inaugurada; em 1968, a tripulação da Apollo 8 entra na órbita da Lua;


Por Redação Educadora Publicado 24/12/2020

Em 1914, começa a chamada Trégua de Natal, durante a Primeira Guerra Mundial;
Em 1938, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro é inaugurada;
Em 1968, a tripulação da Apollo 8 entra na órbita da Lua;

Santa Tarsila
Hoje, lembramos a vida de Santa Tarsila, integrante da nobre família romana dos Anícios. A santa e sua irmã Emiliana foram as responsáveis pela educação de seu sobrinho São Gregório Magno, um dos grandes Papas da história.

As melhores companheiras de Santa Tarsila foram suas duas irmãs, Emiliana e Jordana. As três viviam na casa deixada pelo pai, no Monte Célio. Tarsila estava sempre à frente de todas, tinha como auxílio a Palavra de Deus e pregava a exemplo da caridade e da castidade.

Tendo como opção de vida seguir o Evangelho de Cristo, Tarsila estava sempre feliz na entrega de seu amor ao Senhor. Segundo relatos de São Gregório Magno, sua tia Tarsila teve uma visão com seu bisavô, papa São Félix III, que teria lhe mostrado o lugar que ela ocuparia no Céu.

Logo após a visão, Tarsila adoeceu e acabou não resistindo, passando desta vida para a eternidade. Dizem os fatos históricos que, no momento de sua morte, Tarsila ouviu palavras de consolo e pediu que todos se afastassem dizendo: “Está chegando Jesus, meu Salvador”.

Ao prepararem o corpo para o sepultamento, encontraram calos em seus joelhos e cotovelos, resultado de seus constantes momentos de oração perante Jesus Crucificado.

O culto a Santa Tarsila se manteve discreto e perdurou ao longo dos anos, graças ao enriquecimento dos exemplos narrados por seu sobrinho São Gregório Magno.

640 — É eleito o Papa João IV. 820 — O imperador Leão V, o Armênio é assassinado na Santa Sofia em Constantinopla e é sucedido por Miguel II, o Amoriano.
1294 — Benedicto Caetani é eleito Papa Bonifácio VIII.
1734 — Publicadas as Cartas Filosóficas de Voltaire.
1768 — Funda-se a Imprensa Régia em Lisboa.
1779 — Dona Maria I funda a Academia Real das Ciências de Lisboa.
1814 — Representantes da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos assinam o Tratado de Gante, encerrando a Guerra Anglo-Americana de 1812.
1856 — Colonos europeus lutaram na Revolta de Ibicaba contra as condições de trabalho injustas nas fazendas paulistas tendo por consequência, o fim do sistema de parceria do Senador Vergueiro e o fim da imigração de europeus durante décadas.
1868 — Guerra do Paraguai: os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviam uma intimação a Solano López para que se renda.
1905 — Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
1906 — Rádio: Reginald Fessenden transmite o primeiro programa de rádio; consistindo de uma leitura de poesia, um solo de violino e um discurso.
1914 — Primeira Guerra Mundial: começa a “Trégua de Natal”.
1920 — Gabriele D’Annunzio rendeu o Regência Italiana de Carnaro na cidade de Fiume às Forças Armadas da Itália.
1924 — Albânia torna-se uma república.
1938 — Inaugurada oficialmente a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
1945 — Cinco de nove crianças desaparecem depois que sua casa em Fayetteville, Virgínia Ocidental, é incendiada.
1951 — A Líbia se torna independente. Idris I é proclamado Rei da Líbia.
1952 — Primeiro voo do bombardeiro estratégico Handley Page Victor da Grã-Bretanha.
1964 — O Hotel Brinks, no Vietnã, é bombardeado, em plena Guerra do Vietnã.
1968 — Programa Apollo: a tripulação da Apollo 8 entra em órbita ao redor da Lua, tornando-se os primeiros humanos a fazê-lo. Eles realizaram dez órbitas lunares e transmitiram imagens de TV ao vivo.
1974 — O ciclone Tracy arrasa Darwin, na Austrália.
1979 — Primeiro lançamento bem-sucedido do foguete Ariane 1 a partir do Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.