Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

25 de dezembro na História

Hoje é Natal; em 1758, o Cometa Halley é avistado pela primeira vez; em 1941, na Segunda Guerra Mundial, Hong Kong se rende ao exército japonês; em 1991, Mikhail Gorbachev renuncia ao cargo de presidente da União Soviética;


Por Redação Educadora Publicado 25/12/2020

Em 1758, o Cometa Halley é avistado pela primeira vez;
Em 1941, na Segunda Guerra Mundial, Hong Kong se rende ao exército japonês;
Em 1991, Mikhail Gorbachev renuncia ao cargo de presidente da União Soviética;

Natal do Senhor
Acompanhemos o testemunho da Palavra de Deus a respeito deste acontecimento que transformou a história da humanidade:

“…José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: ‘Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor’.” (Lc 2,4-11)

Por isso hoje celebramos a eterna solidariedade do Pai das Misericórdias que, no seu plano de amor, quis o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro Sol, a Luz do mundo. Este não é um dia de medo e nem de desespero, é dia de confiança e de esperança, pois Deus veio habitar no meio de nós, e assim encher-nos da certeza de que é possível um mundo novo. Solidário conosco, Ele nos quer solidários neste dia de Glória que refulge ao redor de cada um de nós!

Sendo assim, tudo neste dia só tem sentido se apontar para o grande aniversariante deste dia: o Menino Deus! Presépios, árvores, enfeites, banquetes e os presentes natalícios representam os presentes que os Reis Magos levaram até Jesus, mas não são estes símbolos a essência do Natal. O importante, o essencial, é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova, renovadora, e que a partir daí, possamos sempre caminhar na sua luz solidária deste Deus Único e Verdadeiro, que nos quer também solidários uns com os outros!

Vivamos com muita alegria este dia solidário, que o Senhor fez para nós!

320 — A Igreja Católica institui a data do nascimento de Jesus Cristo.
333 — Imperador Constantino nomeia seu filho mais novo, Constante I, ao título de César.
350 — Vetrânio encontra-se com Constâncio II em Niš na (Sérvia) e é forçado a abdicar seu título de César. Constâncio o permite viver como um cidadão com uma pensão do estado.
508 — Clóvis I, rei dos francos, é batizado na fé católica em Reims, por São Remígio.
597 — Agostinho de Cantuária e seus companheiros baptizam mais de 10,000 Anglo-Saxões em Kent.
800 — Carlos Magno é coroado Imperador pelo Papa Leão III. Tem início o Sacro Império Romano.
1000 — É fundado o Reino da Hungria como um reino cristão por Estêvão I.
1046 — É eleito o Papa Clemente II.
1066 — Guilherme da Normandia é coroado rei de Inglaterra na Abadia de Westminster.
1100 — Balduíno de Bolonha é coroado primeiro rei de Jerusalém na Basílica da Natividade.
1261 — João IV Láscaris do restaurado Império Bizantino é deposto e cego por ordens de seu cogovernante Miguel VIII Paleólogo.
1559 — Papa Pio IV é eleito.
1758 — O cometa Halley é avistado por Johann Georg Palitzsch, confirmando a previsão de Edmund Halley sobre sua passagem. Esta foi a primeira passagem de um cometa prevista com antecedência.
1831 — Começa a Grande Revolta dos Escravos da Jamaica; quase 20% dos escravos da ilha se mobilizam em uma luta fracassada pela liberdade.
1881 — Primeiro voo no Brasil, em Belém, de um balão dirigível, Le Victoria, e segundo voo no mundo por Júlio César Ribeiro de Sousa.
1914 — Uma série de tréguas não oficiais ocorre na Frente Ocidental para celebrar o Natal.
1941 — Segunda Guerra Mundial: Hong Kong rende-se aos japoneses.
1991 — Mikhail Gorbatchov renuncia ao cargo de presidente da União Soviética (a própria união é dissolvida no dia seguinte). O referendo da Ucrânia é finalizado e a Ucrânia deixa oficialmente a União Soviética.
2003 — A sonda Beagle 2, lançada pela sonda Mars Express em 19 de dezembro, deixa de transmitir pouco antes de seu pouso programado.
2016 — Um Tupolev Tu-154 do Ministério da Defesa da Rússia, transportando membros do Ensemble Alexandrov, cai no Mar Negro logo após a decolagem, matando todas as 92 pessoas a bordo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.