Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

25 de julho na História

Hoje é dia de São Tiago Maior; em 1946, uma bomba nuclear é detonada abaixo do Atol de Bikini; em 1978, nasce o primeiro ser humano após fertilização in-vitro; em 2000, o voo Air France 4590 cai no aeroporto Paris-Charles de Gaulle


Por Redação Educadora Publicado 25/07/2020
Foto: Wikimedia Commons

Em 1946, uma bomba nuclear é detonada abaixo do Atol de Bikini;
Em 1978, nasce o primeiro ser humano após fertilização in-vitro
Em 2000, o voo Air France 4590 cai no aeroporto Paris-Charles de Gaulle

São Tiago Maior
Nascido em Betsaida, este apóstolo do Senhor era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista.

Pescador juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d’Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, entre outros.

Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. No entanto, foi somente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o belo testemunho de São Tiago, o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho: “Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2).

Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe “a Paz de Cristo”. Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.

Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.

306 — Constantino é proclamado imperador romano por suas tropas.
315 — O Arco de Constantino é concluído perto do Coliseu em Roma para comemorar a vitória de Constantino sobre Magêncio na Ponte Mílvia.
1139 — Batalha de Ourique: os almorávidas, liderados por Ali ibne Iúçufe, são derrotados pelo príncipe Afonso Henriques, que é proclamado Rei de Portugal. 1261 — A cidade de Constantinopla é recapturada pelas forças de Niceia, sob o comando de Aleixo Estrategópulo, restabelecendo o Império Bizantino.
1512 — Pamplona é invadida por tropas castelhanas durante a Conquista de Navarra.
1581 — A armada de Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal) tenta tomar a ilha Terceira, nos Açores, mas são derrotados na Batalha da Salga.
1593 — Henrique IV da França se converte publicamente do protestantismo para o catolicismo.
1603 — Jaime VI da Escócia é coroado rei da Inglaterra (Jaime I da Inglaterra), governando o Reino da Inglaterra e o Reino da Escócia em união pessoal. A união política ocorreria em 1707.
1792 — Emitido o Manifesto de Brunswick para a população de Paris prometendo vingança se a família real francesa fosse prejudicada.
1824 — Costa Rica anexa Guanacaste da Nicarágua.
1869 — Os daimiôs japoneses começam a devolver suas terras ao imperador como parte das reformas da Restauração Meiji. (Data tradicional japonesa: 17 de junho de 1869).
1894 — Começa a Primeira Guerra Sino-Japonesa quando os japoneses disparam contra um navio de guerra chinês.
1898 — Na Campanha de Porto Rico, os Estados Unidos capturam Porto Rico da Espanha.
1908 — A Ajinomoto é fundada. Kikunae Ikeda, da Universidade Imperial de Tóquio, descobre que um ingrediente-chave no caldo de sopa de kombu é o glutamato monossódico (MSG) e patenteia um processo para fabricá-lo.
1909 — Louis Blériot faz o primeiro voo através do Canal da Mancha em uma máquina mais pesada que o ar de (Calais para Dover) em 37 minutos.
1925 — Criação da Agência Telegráfica da União Soviética (TASS).
1944 — Segunda Guerra Mundial: a Operação Spring é um dos dias mais sangrentos para o Primeiro Exército Canadense durante a guerra.
1946 — Teste de arma nuclear: Operação Crossroads: uma bomba atômica é detonada debaixo d’água na lagoa do Atol de Bikini.
1953 — Criação do Ministério da Saúdebrasileiro.
1957 — Proclamada a República da Tunísia pelo presidente Habib Bourguiba. 1969 — Guerra do Vietnã: o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, declara a Doutrina Nixon, afirmando que os Estados Unidos agora esperam que seus aliados asiáticos cuidem de sua própria defesa militar. Este é o começo da “vietnamização” da guerra.
1973 — Lançamento da sonda espacial soviéticaMarte 5.
1976 — Programa Viking: a Viking 1 tira a famosa foto Rosto de Marte.
1978 — Nascimento de Louise Joy Brown, o primeiro ser humano nascido após a concepção por fertilização in vitro ou FIV.
1984 — Salyut 7: a cosmonauta Svetlana Savitskaya torna-se a primeira mulher a realizar uma caminhada espacial.
1994 — Israel e a Jordânia assinam a Declaração de Washington, que formalmente encerra o estado de guerra que existia entre as nações desde 1948. 1996 — Em um golpe militar no Burundi, Pierre Buyoya depõe Sylvestre Ntibantunganya.
2000 — Voo Air France 4590 cai no Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, matando 113 pessoas.
2002 — O Sistema de Vigilância da Amazônia é inaugurado em Manaus pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
2019 — É descoberto o asteroide 2019 OK, esse asteroide é grande o suficiente para destruir uma cidade e só foi detectado pro cientistas ao chegar perto da terra

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.