Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

26 de agosto na História

Hoje é dia de São Zeferino; em 1883, o vulcão Krakatoa atinge seu grau máximo de erupção, em um dos desastres naturais mais violentos da história; em 1978, o Papa João Paulo I é eleito; em 2015, dois jornalistas americanos são assassinados durante reportagem ao vivo nos EUA


Por Redação Educadora Publicado 26/08/2020
Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

Em 1883, o vulcão Krakatoa atinge seu estágio máximo de erupção;
Em 1978, o Papa João Paulo I é eleito;
Em 2015, dois jornalistas americanos são assassinados durante uma reportagem ao vivo, nos Estados Unidos;

São Zeferino
Zeferino era romano, filho de Abôndio e assumiu no século II a Cátedra de Pedro, num período de grande perseguição para os cristãos, tanto assim que os seus treze predecessores morreram todos mártires.

O que mais abalava a Igreja não eram as perseguições e massacres, mas sim as heresias que foram surgindo conjuntamente à tentativa de elaborar as Revelações com dados puramente filosóficos. Os gnósticos chegavam a negar a divindade de Cristo; Teodoro subordinou de tal forma Cristo ao Pai que fez dele uma simples criatura e Montano profetizava e pregava sobre o fim do mundo a partir da consciência de ser a revelação do Espírito Santo.

Diante de todas as agitações, São Zeferino, mesmo não sendo um teólogo e nem escritor, soube com o bom senso e a ajuda do Espírito Santo unir-se a grande sábios da ortodoxia da época, como Santo Irineu, Hipólito e Tertuliano, a fim de livrar os cristãos da mentira e rigorismos. São Zeferino foi martirizado e entrou na Igreja Triunfante no ano de 217.

  • 1071 — Os turcos seljúcidas derrotam o exército bizantino na Batalha de Manziquerta, e logo ganham o controle da maior parte da Anatólia.
  • 1346 — Guerra dos Cem Anos: a supremacia militar do arco longo inglês sobre a combinação de besta e cavaleiros com armaduras é estabelecida na Batalha de Crécy.
  • 1542 — Francisco de Orellana navegou o rio Amazonas, alcançando o oceano Atlântico.
  • 1652 — Os holandeses vencem os ingleses na Batalha de Plymouth na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
  • 1789 — A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França.
  • 1791 — John Fitch recebe uma patente dos Estados Unidos para o barco a vapor.
  • 1883 — A erupção do Krakatoa atinge seu estágio de maior grau de intensidade.
  • 1914 — Início da Batalha de Tannenberg na Prússia Oriental – terminou a 30 de agosto; Batalha de Le Cateau, França – terminou no dia seguinte com a vitória das forças alemãs e a retirada das forças aliadas; Rendição dos alemães na Togolândia.
  • 1922 — Início da Batalha de Dumlupınar, última grande batalha da Guerra Greco-Turca de 1919-1922, parte da Guerra de Independência da Turquia.
  • 1977 — A Carta da Língua Francesa é adotada pela Assembleia Nacional do Quebec.
  • 1978 — Conclave papal: Albino Luciani é eleito Papa João Paulo I.
  • 1998 — O primeiro voo do veículo de lançamento descartável Delta III da Força Aérea termina em desastre 75 segundos após o lançamento, resultando na perda do satélite Galaxy X.
  • 1999 — A Rússia inicia a Segunda Guerra na Chechênia em resposta à Invasão do Daguestão pela Brigada Internacional de Manutenção da Paz Islâmica.
  • 2011 — O Boeing 787 Dreamliner, o novo avião compósito da Boeing, recebe certificação da AESA e da FAA.
  • 2015 — Dois jornalistas norte-americanos são baleados e mortos por um ex-colega de trabalho descontente durante a realização de uma reportagem ao vivo em Moneta, na Virgínia.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.