27 de fevereiro na História
Hoje é dia de São Gabriel das Dores; em 1933, um incêndio atinge o prédio do Parlamento Alemão; em 2004, líder de culto extremista japonês é condenado à morte por atentado realizado em 1995; em 2010, um terremoto de magnitude 8.8 atinge o Chile
Em 1933, um incêndio atinge o Parlamento Alemão, em Berlim;
Em 2004, líder de movimento extremista japonês é condenado à morte por planejar o ataque com gás sarin no metrô de Tóquio, em 1995;
Em 2010, um terremoto de magnitude 8.8 na escala Richter atinge o Chile e deixa mais de 500 vítimas.
–
São Gabriel das Dores
Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.
Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia ‘um pé lá, outro cá’. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.
Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da Virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.
Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.
–
· 380 — Édito de Tessalônica: o imperador Teodósio e os seus coimperadores Graciano e Valentiniano II, declaram o desejo de que todos os cidadãos romanos se convertam ao cristianismo trinitário.
· 425 — Fundação da Universidade de Constantinopla pelo imperador Teodósio II a pedido de sua esposa Élia Eudócia.
· 1531 — Criação da Liga de Esmalcalda.
· 1617 — Suécia e Rússia assinam o Tratado de Stolbovo, encerrando a Guerra Ingriana e expulsando a Rússia do mar Báltico.
· 1700 — Descoberta pelos europeus a ilha de Nova Bretanha.
· 1814 — Invasões Francesas: Batalha de Orthez. Nova vitória do Duque de Wellington sobre o marechal Nicolas Soult.
· 1844 — República Dominicana consegue a sua independência do Império do Haiti.
· 1921 — Fundada em Viena a União de Partidos Socialistas para a Ação Internacional.
· 1933 — Incêndio do Reichstag: o edifício do parlamento alemão em Berlim, o Reichstag, é incendiado; Marinus van der Lubbe, um jovem comunista holandês reivindica a responsabilidade. Os nazistas usaram este incidente para solidificar seu poder e eliminar os rivais políticos comunistas.
· 1942 — Segunda Guerra Mundial: Batalha do Mar de Java com a derrota das Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana pela Marinha Imperial Japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das Índias Orientais Holandesas.
· 1943 — Em Berlim, a Gestapo prende 1.800 judeus casados com alemãs, levando ao protesto de Rosenstraße.
· 1962 — Dois pilotos dissidentes da Força Aérea da República do Vietnã bombardeiam o Palácio da Independência em Saigon em uma tentativa fracassada de assassinar o presidente do Vietnã do Sul, Ngo Dinh Diem.
· 1976 — Antigo território espanhol do Saara Ocidental, sob os auspícios da Frente Polisário, declara a independência como República Árabe Saaraui Democrática.
· 1988 — Pogrom de Sumgait: a comunidade armênia em Sumgait, no Azerbaijão, é alvo de um violento pogrom.
· 2004 — Shoko Asahara, líder do culto japonês Aum Shinrikyo, é condenado à morte por planejar o Ataque com gás sarin ao Metrô de Tóquio em 1995.
· 2010 — Sismo de 8,8 na escala de magnitude de momento atinge partes centrais do Chile, deixando mais de 500 vítimas e milhares de feridos. O sismo desencadeou um tsunami que atingiu o Havaí pouco depois.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.