Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

27 de julho na História

Hoje é dia de São Pantaleão; em 1923, é descoberta a forma de atuação da insulina no corpo humano; em 1953, EUA, China e Coreia do Norte assinam acordo de armistício e a Guerra da Coreia é interrompida; em 2018, acontece o eclipse lunar mais longo do século XXI


Por Redação Educadora Publicado 27/07/2020
Foto: Reprodução

Em 1921, pesquisadores da Universidade de Toronto descobrem a funcionalidade da insulina;
Em 1953, EUA, China e Coreia do Norte assinam um acordo de armistício e a Guerra da Coreia é interrompida;
Em 2018, acontece o eclipse lunar mais longo do século XXI
;

São Pantaleão
O santo de hoje viveu no séc. III e IV da era cristã, durante um período de intensa perseguição aos cristãos que não podiam professar a própria fé, pois o que predominava naquela época era o culto aos deuses pagãos.

Pantaleão era filho de Eustóquio, gentio e de Êubola, cristã. Sua mãe encaminhou-o na fé cristã. Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão foi aplicado pelo pai aos estudos de retórica, filosofia e medicina.

Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, Hermolau, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde.

Um dia que se viu diante de uma criança morta por uma víbora, disse para consigo: “Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz”. E, segundo isto, diz ao menino: “Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste”. Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, Pantaleão converteu-se e recebeu logo o santo batismo.

Acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano como seu médico pessoal. As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava, suscitaram a inveja de outros médicos, que o acusaram de cristão perante o imperador que, por sua vez, o mandou ser amarrado a uma árvore e degolado.

Desta forma, assumindo a coroa do martírio, São Pantaleão passou desta vida para a vida eterna.

  • 1189 — Frederico Barbarossa chega a Niš, a capital do rei sérvio Estêvão Nemânia, durante a Terceira Cruzada.
  • 1214 — Batalha de Bouvines: Filipe II da França derrota decisivamente os exércitos do Sacro Império, inglês e flamengo, efetivamente acabando com o Império Angevino de João da Inglaterra.
  • 1302 — Batalha de Bafeu: decisiva vitória otomana sobre os bizantinos abrindo a Bitínia para a conquista turca.
  • 1663 — O Parlamento inglês aprova o segundo Ato de Navegação que exige que todos os bens destinados às colônias americanas sejam enviados em navios ingleses a partir de portos ingleses. Depois do Tratado de União de 1707, a Escócia seria incluída no Ato.
  • 1778 — Revolução Americana: a Primeira Batalha de Ouessant entre frotas britânicas e francesas termina indecisiva e leva a conflitos políticos em ambos os países.
  • 1917 — Primeira Guerra Mundial: os Aliados alcançam o canal Yser na Batalha de Passchendaele.
  • 1921 — Pesquisadores da Universidade de Toronto, liderados pelo bioquímico Frederick Banting, provam que o hormônio insulina regula o açúcar no sangue.
  • 1942 — Segunda Guerra Mundial: as forças aliadas interrompem com sucesso o avanço final do Eixo no Egito.
  • 1949 — Voo inicial do de Havilland Comet, o primeiro avião a jato.
  • 1953 — A cessação das hostilidades é alcançada na Guerra da Coreia, quando os Estados Unidos, a China e a Coreia do Norte assinam um acordo de armistício. Syngman Rhee, presidente da Coreia do Sul, se recusa a assinar, mas se compromete a observar o armistício.
  • 1981 — Ao pousar no Aeroporto Internacional de Chihuahua, o voo Aeroméxico 230 sai da pista. 32 dos 66 passageiros e tripulantes a bordo do DC-9 morrem.
  • 2002 — Desastre do show aéreo de Sknyliv: um caça Sukhoi Su-27 cai durante um show aéreo em Lviv, na Ucrânia, matando 77 pessoas e ferindo outras 500, tornando-se o desastre aéreo mais mortal da história.
  • 2005 — Após um incidente durante a missão STS-114, a NASA adia todos os voos do ônibus espacial, na pendência de uma investigação do problema persistente com o derramamento de espuma de isolamento do tanque de combustível externo.
  • 2018 — Ocorre o eclipse lunar total mais longo do século XXI.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.