28 de setembro na História
Hoje é dia de São Venceslau; Em 1939, chega do fim o Cerco de Varsóvia, na Segunda Guerra Mundial; em 1951, a CBS disponibiliza os primeiros aparelhos televisores coloridos para venda geral; em 2008, o foguete Falcon 1, da Space X, se torna o primeiro veículo de empresa privada a lançar um objeto útil para o espaço;
Em 1939, chega do fim o Cerco de Varsóvia, na Segunda Guerra Mundial;
Em 1951, a CBS disponibiliza os primeiros aparelhos televisores coloridos para venda geral;
Em 2008, o foguete Falco 1, da Space X, se torna o primeiro veículo de empresa privada a lançar um objeto útil para o espaço;
São Venceslau
O santo que nos ensina com sua opção pelo Reino de Deus e de vida constante na luta para a santidade, é o príncipe Venceslau. Sua história se entrelaça com a vida e fé da família real. Nasceu em 907. Seu pai, Vratislau, era duque da Boêmia.
O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó (Ludmila), por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe (Boleslau) tornou-se violento e ambicioso.
Com a morte do pai e pouca idade do santo herdeiro, a mãe má intencionada assumiu o governo. Sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado, juntamente com os nobres pressionaram o príncipe para assumir o governo e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925.
Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de “O príncipe santo”. Logo que assumiu o trono, tratou de construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras aos missionários da Suábia e da Baviera. Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava e por ele era concretamente amado: protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, dos órfãos e viúvas. Verdadeiro pai.
Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo a fim de introduzir todos no “sistema de Deus”, era de profunda vida espiritual mas, infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela mãe, que além de matar a piedosa sogra – educadora do santo -, concordou com a trama contra o filho.
Quando nasceu o primogênito de Boleslau, São Venceslau foi convidado para um solene banquete onde foi pensando na reconciliação de sua família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e pelos capangas dele. Antes de cair morto, São Venceslau pronunciou: “Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito”. Isto ocorreu em 929.
- 48 a.C. — Pompeu é assassinado por ordem do rei Ptolomeu ao chegar ao Egito.
- 235 — O Papa Ponciano renuncia. Ele é exilado para as minas da Sardenha, juntamente com Hipólito de Roma.
- 351 — Constâncio II derrota o usurpador Magnêncio.
- 365 — O usurpador romano Procópio suborna duas legiões que passam por Constantinopla e se proclama imperador.
- 935 — O duque Venceslau I da Boêmia é assassinado por um grupo de nobres liderados por seu irmão Boleslau I, que o sucede.
- 995 — Boleslau II, duque da Boêmia, mata a maioria dos membros da dinastia rival Slavník.
- 1066 — Início da Conquista Normanda: Guilherme da Normandia desembarca em Inglaterra com 7 000 homens.
- 1106 — O rei Henrique I da Inglaterra derrota seu irmão, Roberto Curthose.
- 1238 — O rei Jaime I de Aragão conquista Valência dos mouros. Pouco depois, ele se proclama rei de Valência.
- 1538 — Guerra Otomano-Veneziana: a Marinha otomana obtém uma vitória decisiva sobre uma frota da Liga Sagrada na Batalha de Preveza.
- 1542 — João Rodrigues Cabrilho, de Portugal, chega ao que é hoje San Diego, Califórnia.
- 1781 — Revolução Americana: forças americanas apoiadas por uma frota francesa começam o Cerco de Yorktown.
- 1821 — Parte da Nova Espanha passa a pertencer ao Império Mexicano.
- 1871 — O Parlamento brasileiro aprova uma lei que libera todas as crianças nascidas de escravos e todos os escravos pertencentes ao governo.
- 1885 — Lei dos Sexagenários libertação de todos os escravos com mais de 60 anos.
- 1889 — A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) define o comprimento de um metro.
- 1905 — A Teoria da Relatividade de Einstein é publicada no Annalen der Physik.
- 1919 — Início das rebeliões raciais em Omaha, Nebraska.
- 1928 — Alexander Fleming percebe um mofo que mata bactérias crescendo em seu laboratório, descobrindo o que mais tarde ficou conhecido como penicilina.
- 1939 — Segunda Guerra Mundial: o Cerco de Varsóvia chega ao fim.
- 1950 — Indonésia é admitida como Estado-Membro da ONU.
- 1951 — A CBS disponibiliza os primeiros televisores em cores para venda ao público em geral, mas o produto é descontinuado menos de um mês depois.
- 1960 — Mali e Senegal são admitidos como Estados-Membros da ONU.
- 1961 — Um golpe militar em Damasco efetivamente encerra a República Árabe Unida, a união entre o Egito e a Síria.
- 1968 — Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
- 1974 — Manifestação da maioria silenciosa, convocada por António de Spínola.
- 1995 — Bob Denard e um grupo de mercenários tomam as ilhas das Comores em um golpe.
- 2000 — Segunda Intifada: Ariel Sharon visita a Mesquita de Al-Aqsa, conhecida pelos judeus como o monte do Templo em Jerusalém.
- 2008 — O Falcon 1 se torna o primeiro veículo de combustível líquido desenvolvido por uma entidade privada para colocar uma carga útil em órbita.
- 2009 — A junta militar que governa a Guiné ataca uma manifestação de protesto, matando ou ferindo 1 400 pessoas.
- 2012 — As forças da Somália e da União Africana lançam um ataque coordenado ao porto somaliano de Kismayo para recuperar a cidade dos militantes da Al Shabaab.
- 2014 — Os protestos em Hong Kong começam em resposta a reformas políticas restritivas impostas pelo Congresso Nacional do Povo em Pequim.
- 2018 — O sismo em Celebes de 7,5 Mw, provoca um grande tsunami, e deixa 4 340 mortos e 10 679 feridos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.