Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

29 de julho na História

Hoje é dia de Santa Marta; em 1958, é criada a Nasa; em 1986, os presidentes da Argentina e Brasil assinam acordo econômico que seria base para a criação do Mercosul; em 2019, uma rebelião no presídio de Altamira, no Pará, termina com 57 mortes


Por Redação Educadora Publicado 29/07/2020
Foto: Divulgação/Nasa

Em 1958, é criada a Nasa;

Em 1986, o presidente argentino Raúl Alfonsin e o brasileiro José Sarney firmam acordo econômico que seria a base para a criação do Mercosul;

Em 2019, uma rebelião no presídio de Altamira, no Pará, deixa 57 mortos;

Santa Marta

lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa “senhora”.

No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa” (Lc 10,38).

Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.

A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Fonte: Canção Nova

·  904 — Saque de Tessalônica: saqueadores sarracenos sob o comando de Leão de Trípoli saqueiam por uma semana Salonica, a segunda maior cidade do Império Bizantino, após um curto cerco.

·  1014 — Guerras bizantino-búlgaras: Batalha de Clídio: o imperador bizantino Basílio II inflige uma derrota decisiva ao exército búlgaro, e seu tratamento subsequente dado aos 15 000 prisioneiros faz com que o imperador Samuel da Bulgária, morra de um ataque cardíaco menos de três meses depois.

·  1030 — Guerras da sucessão de Ladejarl-Fairhair: Batalha de Stiklestad: o rei Olavo II luta e morre tentando recuperar seu trono norueguês dos dinamarqueses.

·  1148 — Termina o Cerco de Damasco em uma decisiva derrota dos cruzados e leva à desintegração da Segunda Cruzada.

·  1818 — O físico francês Augustin Jean Fresnel apresenta seu premiado “Memoir on the Diffraction of Light”, justamente pela extensão limitada à qual a luz se espalha nas sombras, e assim demolindo a mais antiga objeção à teoria ondulatória da luz.

·  1836 — Inauguração do Arco do Triunfo em Paris. A primeira pedra foi colocada em 1806.

·  1851 — Annibale de Gasparis descobre o asteroide 15 Eunomia.

·  1858 — Estados Unidos e Japão assinam o Tratado Harris.

·  1899 — Assinada a Primeira Convenção de Haia, através do qual todos os países europeus se comprometem a não usar gases asfixiantes nas guerras.

·  1948 — Jogos Olímpicos: Jogos da XIV Olimpíada: após um hiato de 12 anos causado pela Segunda Guerra Mundial, a primeira Olimpíada de Verão, que acontece desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, é aberta em Londres.

·  1957 — Criada a Agência Internacional da Energia Atômica.

·  1958 — O presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, sanciona a Lei Nacional de Aeronáutica e Espaço, que cria a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).

·  1973 — Durante o Grande Prêmio da Holanda, o piloto Roger Williamson morre depois de uma suspeita falha no pneu ter feito o carro bater nas barreiras em alta velocidade.

·  1975 — A Organização dos Estados Americanos revoga o embargo imposto a Cuba em 1964.

·  1976 — Na cidade de Nova Iorque, David Berkowitz (também conhecido como o “Filho de Sam”) mata uma pessoa e fere gravemente outra no primeiro de uma série de ataques.

·  1980 — O Irã adota uma nova bandeira “sagrada” após a Revolução Islâmica.

·  1981 — Uma audiência mundial de mais de 700 milhões de pessoas assiste ao casamento de Charles, Príncipe de Gales, e Lady Diana Spencer, na Catedral de São Paulo, em Londres.

·  1986 — Os presidentes da Argentina, Raúl Alfonsín, e do Brasil, José Sarney, firmam em Buenos Aires os acordos econômicos de integração mútua, base da futura criação de um Mercado Comum Latino-americano (Mercosul).

·  1987

  • A primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e o presidente da França, François Mitterrand, assinam o acordo para construir um túnel sob o Canal da Mancha (Eurotúnel).
  • O primeiro-ministro indiano, Rajiv Gandhi, e o presidente do Sri Lanka, J. R. Jayewardene, assinam o Acordo Índia–Sri Lanka sobre questões étnicas.

·  1993 — A Suprema Corte de Israel absolve o suposto guarda do campo de extermínio nazista John Demjanjuk de todas as acusações e ele é libertado.

·  2005 — Astrônomos anunciam a descoberta do planeta anão Éris.

·  2015 — Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10.

·  2019 — Uma rebelião no Centro de Recuperação Regional de Altamira, Brasil, deixa 57 mortos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.