Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 de janeiro na História

Hoje é dia de Santa Genoveva; em 1925, Benito Mussolini assume como ditador da Itália; em 1962, Fidel Castro é excomungado da Igreja Católica; em 2020, o general iraniano Qasem Soleimani é morto por um ataque aéreo americano perto do Aeroporto Internacional de Bagdá;


Por Redação Educadora Publicado 03/01/2021
Qasem Soleimani (Foto: Divulgação/Khamenei.ir)
Qasem Soleimani (Foto: Divulgação/Khamenei.ir)

Em 1925, Benito Mussolini assume como ditador da Itália;
Em 1962, Fidel Castro é excomungado da Igreja Católica;
Em 2020, o general iraniano Qasem Soleimani é morto por um ataque aéreo americano perto do Aeroporto Internacional de Bagdá;

Santa Genoveva
Santa Genoveva nasceu em Nanterre, próximo de Paris, na França, no ano de 422, dentro de uma família muito simples. Desde cedo, ela foi discernindo o chamado de Deus a seu respeito. Quando tinha apenas 8 anos, um bispo chamado Dom Jermano estava indo da França para a Inglaterra em missão. Passou por Nanterre para uma celebração e, ao dar a bênção para o povo, teve um discernimento no Espírito Santo e chamou aquela menina de oito anos para a vida consagrada. A resposta dela foi de que não pensava em outra coisa desde pequenina.

Santa Genoveva queria ser totalmente do Senhor. Não demorou muito tempo, ela fez um voto a Deus para viver a virgindade consagrada. Com o falecimento dos pais, dirigiu-se a Paris para morar na casa de uma madrinha. Ali, vida de oração, penitência de oferta a Deus para a salvação das almas. Então, ela foi ficando conhecida pelo seu ardor, pelo seu amor e pelo desejo de testemunhar Jesus Cristo a todos os corações.

Incompreendida pelas pessoas, ela chegou ao ponto de de ser defendida pelo mesmo Bispo que a chamou para a vida de consagração. Em Paris, ela ficou gravemente enferma; na doença, na dificuldade, chegou a ficar 3 dias em coma. Mas, em tudo, entregava-se à vontade de Deus. E o seu coração ia se dilatando e acolhendo a realidade de tantos. Uma mulher de verdade.

Por causa da invasão do Hunos em várias regiões, chegou, em Paris, uma história que estava amedrontando toda gente: os Hunos estavam chegando para invadir e destruir a capital. Não era verdade e ela o soube. Então, fez questão de falar a verdade para o povo. Eles a perseguiram e quiseram queimá-la como feiticeira. Mas a sua fidelidade a Deus sempre foi a melhor resposta.

Numa outra ocasião, de fato, os Hunos estavam para invadir e destruir Paris. Santa Genoveva chamou o povo para a oração e penitência; e não aconteceu aquela invasão. A sua fama de santidade e sua humildade para comunicar Cristo Jesus iam cada vez mais longe. Santa Genoveva ia ao encontro de povos, e a influência que tinha era para socorrer os doentes, os famintos, uma mulher de caridade, uma santa. Quantas jovens puderam ser despertadas para uma vocação de virgindade consagrada a partir do testemunho de santa Genoveva! Ela faleceu com quase 90 anos.

250 — O imperador Décio ordena que todos no Império Romano (exceto os judeus) façam sacrifícios aos deuses romanos.
1521 — Papa Leão X excomunga o então monge agostiniano Martinho Lutero na bula pontifíciaDecet Romanum Pontificem.
1749 — É publicada a primeira edição do Berlingske, o jornal mais antigo em operação contínua da Dinamarca.
1777 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: General e líder revolucionário anglo-americano George Washington derrota o general da metrópole britânica Lorde Cornwallis na Batalha de Princeton.
1833 — Reino Unido reivindica a soberania sobre as Ilhas Falkland.
1868 — Restauração Meiji no Japão: o xogunato da família Tokugawa é abolido, em favor da restauração do poder da Dinastia Yamato; agentes de Satsuma e Chōshū dividem o poder.
1870 — Começa a construção da Ponte do Brooklyn em Nova Iorque, Estados Unidos.
1919 — Na Conferência da Paz de Paris, o emir Faiçal I do Iraque assina um acordo com o líder sionista Chaim Weizmann sobre o desenvolvimento de uma pátria judaica na Palestina.
1925 — Benito Mussolini anuncia que está assumindo poderes ditatoriais sobre a Itália.
1945 — Segunda Guerra Mundial: o almirante Chester W. Nimitz é colocado no comando de todas as forças navais dos Estados Unidos em preparação para os ataques planejados contra Iwo Jima e Okinawa no Japão.
1958 — Formada a Federação das Índias Ocidentais.
1961 — Destruído por uma explosão de vapor o reator nuclear SL-1, matando três pessoas no primeiro e único acidente com morte em uma usina nuclear americana.
1962 — Papa João XXIII excomunga Fidel Castro.
1976 — Entra em vigor o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
1977 — Incorporada a Apple Computer (fundada em 1 de abril de 1976).
1980 — Toma posse em Portugal o VI Governo Constitucional, um governo da coligação Aliança Democrática (PPD/PSD, CDS e PPM) chefiado pelo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro.
1990 — Invasão do Panamá pelos Estados Unidos: Manuel Noriega, ex-líder do Panamá, se rende às forças americanas.
1993 — Em Moscou, Rússia, George H. W. Bush e Boris Iéltsin assinam o segundo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START).
1999 — Lançamento da sonda espacial norte-americana Mars Polar Lander.
2000 — Última edição diária das tiras de banda desenhada Peanuts.

2004

  • Sonda Spirit aterrissa com sucesso em Marte.
  • Voo Flash Airlines 604 cai no Mar Vermelho, resultando em 148 mortes, tornando-se um dos acidentes de aviação mais mortal da história egípcia.

2009 — O primeiro bloco de blockchain do sistema de pagamento descentralizado Bitcoin, chamado de bloco Gênesis, foi estabelecido pelo criador do sistema, Satoshi Nakamoto.
2015 — Militantes do Boko Haram dão início ao Massacre de Baga, no nordeste da Nigéria.
2016 — Como consequência da execução de Nimr al-Nimr, o Irã encerra suas relações diplomáticas com a Arábia Saudita.
2018 — Analistas informáticos relatam duas vulnerabilidades de segurança importantes, denominadas “Meltdown” e “Specter”, que afetam os microprocessadores de quase todos os computadores do mundo.
2019 Chang’e 4, da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), se torna a primeira espaçonave a pousar no lado oculto da Lua.
2020 — O general iraniano Qasem Soleimani é morto por um ataque aéreo americano perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, gerando preocupações globais sobre um potencial conflito armado.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.