Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

31 de dezembro na História

Hoje é dia de São Silvestre I; em 1968, vai ao ar a última transmissão do Repórter Esso; em 1978, o general Ernesto Geisel envia emenda ao Congresso para extinguir o AI-5; em 1991, cinco dias após a dissolução oficial da União Soviética, todas as entidades soviéticas cessam as atividades;


Por Redação Educadora Publicado 31/12/2020
O apresentador Gontijo Teodoro, um dos apresentadores do Repórter Esso. Foto: Divulgação

Em 1968, vai ao ar a última transmissão do Repórter Esso;
Em 1978, o general Ernesto Geisel envia emenda ao Congresso para extinguir o AI-5;
Em 1991, cinco dias após a dissolução oficial da União Soviética, todas as entidades soviéticas cessam as atividades;

São Silvestre I
São Silvestre I apagou-se ao lado de um Imperador culto e ousado como Constantino, o qual, mais que servi-lo se terá antes servido dele, da sua simplicidade e humanidade, agindo por vezes como verdadeiro Bispo da Igreja, sobretudo no Oriente, onde recebe o nome de Isapóstolo, isto é, igual aos apóstolos.

E na realidade, nos assuntos externos da Igreja, o Imperador considerava-se acima dos próprios Bispos, o Bispo dos Bispos, com inevitáveis intromissões nos próprios assuntos internos, uma vez que, com a sua mentalidade ainda pagã, não estava capacitado para entender e aceitar um poder espiritual diferente e acima do civil ou político.

E talvez São Silvestre, na sua simplicidade, tivesse sido o Papa ideal para a circunstância. Outro Papa mais exigente, mais cioso da sua autoridade, teria irritado a megalomania de Constantino, perdendo a sua proteção. Ainda estava muito viva a lembrança dos horrores por que passara a Igreja no reinado de Diocleciano, e São Silvestre, testemunha dessa perseguição que ameaçou subverter por completo a Igreja, terá preferido agradecer este dom inesperado da proteção imperial e agir com moderação e prudência.

Constantino terá certamente exorbitado. Mas isso ter-se-á devido ao desejo de manter a paz no Império, ameaçada por dissenções ideológicas da Igreja, como na questão do donatismo que, apesar de já condenado no pontificado anterior, se vê de novo discutido, em 316, por iniciativa sua.

Dois anos depois, gerou-se nova agitação doutrinária mais perigosa, com origem na pregação de Ario, sacerdote alexandrino que negava a divindade da segunda Pessoa e, consequentemente, o mistério da Santíssima Trindade. Constantino, inteirado da agitação doutrinária, manda mais uma vez convocar os Bispos do Império para dirimirem a questão. Sabemos pelo Liber Pontificalis, por Eusébio e Santo Atanásio, que o Papa dá o seu acordo, e envia, como representantes seus, Ósio, Bispo de Córdova, acompanhado por dois presbíteros.

Ele, como dignidade suprema, não se imiscuiria nas disputas, reservando-se a aprovação do veredito final. Além disso, não convinha parecer demasiado submisso ao Imperador.

Foi o primeiro Concílio Ecumênico (universal) que reuniu em Niceia, no ano 325, mais de 300 Bispos, com o próprio Imperador a presidir em lugar de honra. Os Padres conciliares não tiveram dificuldade em fazer prevalecer a doutrina recebida dos Apóstolos sobre a divindade de Cristo, proposta energicamente pelo Bispo de Alexandria, Santo Atanásio. A heresia de Ario foi condenada sem hesitação e a ortodoxia trinitária ficou exarada no chamado Símbolo Niceno ou Credo, ratificado por S. Silvestre.

Constantino, satisfeito com a união estabelecida, parte no ano seguinte para as margens do Bósforo onde, em 330, inaugura Constantinopla, a que seria a nova capital do Império, eixo nevrálgico entre o Oriente e o Ocidente, até à sua queda em poder dos turcos otomanos, em 1453.

Data dessa altura a chamada doação constantiniana, mediante a qual o Imperador entrega à Igreja, na pessoa de S. Silvestre, a Domus Faustae, Casa de Fausta, sua esposa, ou palácio imperial de Latrão (residência papal até Leão XI), junto ao qual se ergueria uma grandiosa basílica de cinco naves, dedicada a Cristo Salvador e mais tarde a S. João Batista e S. João Evangelista (futura e atual catedral episcopal de Roma, S. João de Latrão). Mais tarde, doaria igualmente a própria cidade.

Depois de um longo pontificado, cheio de acontecimentos e transformações profundas na vida da Igreja, morre S. Silvestre I no último dia do ano 335, dia em que a Igreja venera a sua memória. Sepultado no cemitério de Priscila, os seus restos mortais seriam transladados por Paulo I (757-767) para a igreja erguida em sua memória.

  • 406 — Os vândalos cruzam o Reno para invadir a Gália.
  • 535 — O general bizantino Belisário completa a conquista da Sicília, derrotando a guarnição gótica de Palermo (Panormos) e encerrando seu consulado para o ano.
  • 1229 — Jaime I, o Conquistador, rei de Aragão, entra em Medina Mayurqa (agora conhecida como Palma, Espanha), consumando assim a reconquista cristã da ilha de Maiorca.
  • 1600 — Criação da Companhia Britânica das Índias Orientais.
  • 1687 — Os primeiros huguenotes partem da França para o Cabo da Boa Esperança.
  • 1757 — A imperatriz Isabel da Rússia emite seu ukaz incorporando Königsberg na Rússia.
  • 1775 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: Batalha de Quebec: as forças britânicas repelem um ataque do general do exército continental Richard Montgomery.
  • 1831 — O Gramercy Park é entregue à cidade de Nova Iorque.
  • 1853 — Um jantar é realizado dentro de um modelo em tamanho real de um iguanodonte criado por Benjamin Waterhouse Hawkins e Richard Owen no sul de Londres, Inglaterra.
  • 1878 — Karl Benz, trabalhando em Mannheim, Alemanha, solicita a patente de seu primeiro motor de dois tempos, e ele recebeu a patente em 1879.
  • 1879 — Thomas Edison demonstra pela primeira vez a lâmpada incandescente ao público, em Menlo Park, Nova Jersey.
  • 1925 — Primeira edição da Corrida de São Silvestre em São Paulo, Brasil.
  • 1944
    • Segunda Guerra Mundial: a Hungria declara guerra à Alemanha Nazista.
    • Segunda Guerra Mundial: Operação Nordwind, a última grande ofensiva da Wehrmacht na Frente Ocidental.
  • 1946 — O presidente Harry S. Truman proclama oficialmente o fim das hostilidades na Segunda Guerra Mundial.
  • 1951 — Guerra Fria: o Plano Marshall expira após a distribuição de mais de US$ 13,3 bilhões em ajuda externa para reconstruir a Europa Ocidental.
  • 1963 — A Federação Centro-Africana entra oficialmente em colapso, tornando-se posteriormente Zâmbia, Malawi e Rodésia.
  • 1964 — Fundação do Banco Central do Brasil e instituído o Conselho Monetário Nacional.
  • 1965 — Jean-Bédel Bokassa, líder do exército da República Centro-Africana, e seus oficiais militares iniciam um golpe de Estado contra o governo do presidente David Dacko.
  • 1968
    • Voo do primeiro avião comercial supersônico do mundo: o Tupolev Tu-144.
    • Última transmissão do Repórter Esso, primeiro noticiário do rádio brasileiro.
  • 1978 — Ernesto Geisel envia emenda ao congresso para acabar com o AI-5.
  • 1983 — Na Nigéria, um golpe de Estado liderado pelo major-general Muhammadu Buhari encerra a Segunda República da Nigéria.
  • 1991 — Todas as instituições oficiais da União Soviética cessam suas operações até essa data cinco dias após a dissolução oficial da União Soviética.
  • 1992 — A Tchecoslováquia é pacificamente dissolvida no que a mídia chama de Divórcio de Veludo, resultando na criação da República Tcheca e da República Eslovaca.
  • 1994 — Primeira Guerra da Chechênia: as Forças Armadas da Rússia iniciam o assalto a Grózni no Ano Novo.
  • 1998 — O Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio congela os valores das moedas herdadas da Zona Euro e estabelece o valor da moeda do euro.
  • 1999 — O governo dos Estados Unidos entrega o controle do Canal do Panamá (assim como toda a terra adjacente ao canal conhecida como Zona do Canal do Panamá) ao Panamá. Este ato obedeceu à assinatura dos Tratados Torrijos-Carter de 1977.
  • 2000 — Último dia do século XX e do segundo milênio.
  • 2004 — Inauguração oficial do Taipei 101, o arranha-céu mais alto da época no mundo, com 509 metros de altura.
  • 2009 — Ocorrência de uma lua azul e um eclipse lunar.
  • 2011 — A NASA consegue colocar em órbita o primeiro dos dois satélites de Gravidade e Laboratório Interior em órbita ao redor da Lua.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.