7 de janeiro na História
Hoje é dia de São Raimundo Peñafort; em 1959, o governo de Fidel Castro, em Cuba, é reconhecido pelos Estados Unidos; em 1999, o Senado dos Estados Unidos começa o julgamento do processo de impeachment do presidente Bill Clinton; em 2015, dois homens armados cometem um assassinato em massa na redação do jornal francês Charlie Hebdo;
Em 1959, o governo de Fidel Castro, em Cuba, é reconhecido pelos Estados Unidos;
Em 1999, o Senado dos Estados Unidos começa o julgamento do processo de impeachment do presidente Bill Clinton;
Em 2015, dois homens armados cometem um assassinato em massa na redação do jornal francês Charlie Hebdo;
São Raimundo de Peñafort
Nasceu no castelo de Peñafort, Barcelona, Espanha, no ano de 1175. Desde cedo, muito dedicado aos estudos, ele se especializou em Bolonha, na Itália, na universidade onde se tornou também um reconhecido mestre. Deixou aquela realidade que tanto amava para obedecer ao Bispo de Barcelona que o queria como cônego. Ele prestou esse serviço até discernir seu chamado à vida religiosa, quando entrou para a família dominicana e continuou em vários cargos de formação, mas aberto à realidade e às necessidades da Igreja, onde exerceu o papel de teólogo do Cardeal-bispo de Sabina; também foi legado na região de Castela e Aragão; depois, transferido para Roma, ocupou vários cargos.
Ele não buscava nem tinha em mente um projeto de ocupar este ou aquele serviço, mas foi fiel àquilo que davam a ele como trabalho para a edificação da Igreja. Na Cúria Romana, quantos cargos ligados a Teologia, Direito Canônico! Um homem de prudência, de governo. Seu último cargo foi de penitencieiro-mor do Sumo Pontífice. Quiseram até escolhê-lo como Arcebispo, mas, nesta altura, ele voltou para a Espanha; quis viver em seu convento, em Barcelona, como um simples frade, mas fossem os reis, o Papa e tantos outros sempre recorriam ao seu discernimento.
São Raimundo escreveu a respeito da casuística. Enfim, pelos escritos e pelos ensinos, ele investia numa ação de mestres e missionários, pois tinha consciência de que precisava de missionários bem formados para que a evangelização também fluísse. Ele não fez nada sozinho, contou com a ajuda de São Tomás de Aquino, ajudou outros a discernir a vontade do Senhor, como São Pedro Nolasco, que estava discernindo a fundação de uma nova ordem consagrada a Nossa Senhora das Mercês – os mercedários. Homem humilde que se fez servo, foi escolhido como Superior Geral dos Dominicanos. Homem de pobreza, de obediência e pureza; homem de oração. Por isso, os santos como São Raimundo, um exemplo. Faleceu em Roma, em 1275; cem anos consumindo-se pela obra do Senhor.
- 1131 — Canuto Lavardo é assassinado em Haraldsted, Dinamarca, por seu primo, Magno I da Suécia.
- 1325 — O Infante Afonso Dinis de Borgonha torna-se rei de Portugal, adotando o nome de Afonso IV.
- 1549 — Portugal cria um governo central para administrar seus territórios ultramarinos na América do Sul, sendo que este governo centralizado é chamado de Governo-geral, sendo Tomé de Sousa o escolhido pela Coroa portuguesa como o primeiro Governador-Geral do Estado do Brasil.
- 1558 — Tropas francesas, lideradas por Francisco, Duque de Guise, tomam Calais, a última posse continental da Inglaterra.
- 1566 — Cardeal Michele Ghisleri é eleito Papa por seus pares após um conclave. Adota o nome de Pio V, futuro São Pio V.
- 1610 — Galileu Galilei observa as quatro maiores luas de Júpiter pela primeira vez (as quais são conhecidas como luas galileanas: Calisto, Europa, Ganímedes e Io).
- 1785 — O francês Jean-Pierre Blanchard e o americano John Jeffries viajam de Dover, na Grã-Bretanha, até Calais, na França em um balão de gás, tornando-se os primeiros a cruzarem o Canal da Mancha pelo ar.
- 1835 — HMS Beagle ancora no Arquipélago de Chonos, no sul do Chile.
- 1894 — Thomas Edison faz um filme cinetoscópico de alguém espirrando. No mesmo dia, seu empregado, William Kennedy Dickson, recebe uma patente para um filme de cinema.
- 1919 — É nomeado em Portugal o 18.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério João Tamagnini Barbosa.
- 1922 — Dáil Éireann (“Assembleia da Irlanda”) ratifica o Tratado Anglo-Irlandês por uma votação de 64-57.
- 1927 — O primeiro serviço telefônico transatlântico é estabelecido entre a cidade de Nova Iorque e Londres.
- 1935 — Benito Mussolini e o ministro das Relações Exteriores francês Pierre Laval assinam o Acordo Franco-Italiano.
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: começa o cerco da península de Bataan.
- 1945 — Segunda Guerra Mundial: o general britânico Bernard Montgomery realiza uma conferência de imprensa na qual reivindica crédito pela vitória na Batalha do Bulge.
- 1948 — O avião do piloto da Guarda Aérea Nacional de Kentucky, Thomas Mantell, cai enquanto perseguia um suposto OVNI.
- 1959 — Os Estados Unidos reconhecem o governo de Fidel Castro em Cuba, cinco dias após a tomada de Havana por um grupo de revolucionários.
- 1965 — Criação do Exército de Libertação Nacional da Colômbia.
- 1968 — Programa Surveyor: Surveyor 7, a última nave espacial da série Surveyor, é lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral.
- 1979 — Terceira Guerra da Indochina: Guerra cambojana-vietnamita: Phnom Penh cai mediante o avanço das tropas vietnamitas, expulsando Pol Pot e o Khmer Vermelho.
- 1982 — Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, Brasil.
- 1984 — Brunei se torna o sexto membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático.
- 1985 — Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial lança a Sakigake, a primeira nave espacial interplanetária do Japão e a primeira sonda espacial a ser lançada por qualquer país que não os Estados Unidos ou a União Soviética.
- 1998 — Programa Discovery: lançamento do Lunar Prospector.
- 1999 — Começa o julgamento no Senado do impeachment do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.
- 2015 — Dois homens armados cometem assassinato em massa nos escritórios da revista Charlie Hebdo em Paris, executando doze pessoas e ferindo outras onze.
- 2019 — Oito soldados são presos e dois são mortos depois de um golpe fracassado contra o presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba.
- 2020 — Publicada na revista científica Nature a descoberta por astrônomos da onda Radcliffe, a maior estrutura gasosa da Via Láctea.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.