7 de novembro na História
Hoje é dia de São Vilibardo; em 1968, é inaugurada a nova sede do Masp; em 1979, a censura da ditadura militar começa a impedir a veiculação da música "Pra Dizer que Não Falei das Flores", de Geraldo Vandré; em 1996, a sonda Mars Global Surveyor é lançada em direção à Marte;
Em 1968, é inaugurada a nova sede do Masp;
Em 1979, a censura da ditadura militar começa a impedir a veiculação da música “Pra Dizer que Não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré;
Em 1996, a sonda Mars Global Surveyor é lançada em direção à Marte;
São Vilibardo
Nasceu em Northúmbria, na Irlanda, em 658, e morreu em Echternach (Luxemburgo), a 7 de novembro de 739.
“Durante cinquenta anos – escreve Alcuíno – este grande missionário e grande amigo de Cristo dedicou-se, dia após dia, à conversão dos infiéis”. Em 690, quando Pepino d’Herstal terminava a conquista da Frísia, Vilibardo chegou lá, vindo do seu país, à frente de um grupo de anglo-saxões. Em 695, o Papa Sérgio I consagrou-o Bispo de Echternach. Era de Utrecht e Echternach que os seus missionários partiam para ir evangelizar os povos da Renânia ainda pagãos. Vilibrardo chegou até à Dinamarca e mesmo, parece, à Turíngia. Batizou Pepino, o Breve, pai de Carlos Magno. Foi sepultado em Echternach, onde todos os anos, desde o século XIV, na terça-feira de Pentecostes, uma procissão se realiza em sua honra.
335 — Atanásio de Alexandria é banido para Tréveris, sob a acusação de ter impedido uma frota de grãos de navegar para Constantinopla.
680 — Início do Sexto Concílio Ecumênico em Constantinopla.
1665 — O London Gazette, o mais antigo jornal do Reino Unido ainda em circulação, é publicado pela primeira vez.
1802 — Primeiros ocidentais pisam no Atol Palmyra, nas Espórades Equatoriais. 1811 — Guerra de Tecumseh: a Batalha de Tippecanoe é travada perto da atual Battle Ground, Indiana, Estados Unidos.
1837 — Eclode a revolta da Sabinada na Bahia, Brasil.
1848 — Início da Revolução Praieira em Pernambuco, Brasil.
1874 — Primeira publicação em jornal do símbolo do Partido Republicano norte-americano: o elefante.
1910 — Primeiro voo comercial dos Irmãos Wright (veja também História da aviação).
1917 — Primeira Guerra Mundial: término da Terceira batalha de Gaza: forças britânicas capturam Gaza do Império Otomano.
1918 — A Gripe espanhola de 1918 se espalha para Samoa Ocidental, matando 7 542 pessoas (cerca de 20% da população) até o final do ano.
1920 — O Patriarca Tikhon I de Moscou emite um decreto que leva à formação da Igreja Ortodoxa Russa no Exterior.
1929 — Na cidade de Nova Iorque, o Museu de Arte Moderna é aberto ao público.
1931 — A República Soviética da China é proclamada no aniversário da Revolução de Outubro.
1940 — Em Tacoma, Washington, a Ponte de Tacoma Narrows original desaba em um vendaval, apenas quatro meses após sua inauguração.
1945 — África do Sul e México são admitidos como Estados-membros das Nações Unidas.
1949 — O primeiro óleo é coletado em Oil Rocks (Neft Daşları), a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo.
1956
- Crise de Suez: a Assembleia Geral das Nações Unidas adota uma resolução pedindo que o Reino Unido, a França e Israel retirem imediatamente suas tropas do Egito.
- Revolução Húngara: János Kádár retorna a Budapeste em um comboio blindado soviético, assumindo oficialmente o cargo de próximo líder húngaro. A essa altura, a maior parte da resistência armada foi derrotada.
1968 — Inaugurada a nova sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista.
1975 — Em Bangladesh, uma força conjunta de civis e soldados participa de uma revolta liderada pelo coronel Abu Taher que destitui e mata o brigadeiro Khaled Mosharraf, libertando o então chefe do exército em prisão domiciliar e futuro presidente, o major-general Ziaur Rahman.
1979 — A Censura começa a apreender discos e impedir a veiculação da música “Pra não Dizer que não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré.
1996 — Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte.
2007 — Tiroteio na Escola Secundária de Jokela em Tuusula, Finlândia, resultando na morte de nove pessoas.
2012 — Um sismo na costa do Pacífico da Guatemala mata pelo menos 52 pessoas.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.