Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

8 de outubro na História

Hoje é dia de São Luís Beltrão; em 1965, o jornalista Carlos Lacerda chama o general Castelo Branco de traidor em rede nacional e rompe com o governo militar; em 1990, a polícia israelense mata 17 palestinos e fere mais de cem perto da Cúpula da Rocha; em 1998, o escritor português José Saramago vence o Nobel de Literatura;


Por Redação Educadora Publicado 08/10/2020 Atualizado 09/10/2020
O escritor português ganhador do Prêmio Nobelde Literatura, José Saramago. Foto: Divulgação/Fundação José Saramago

Em 1965, o jornalista Carlos Lacerda chama o general Castelo Branco de traidor em rede nacional e rompe com o governo militar;
Em 1990, a polícia israelense mata 17 palestinos e fere mais de cem perto da Cúpula da Rocha;
Em 1998, o escritor português José Saramago vence o Nobel de Literatura;

São Luís Beltrão
Luis Beltran nasceu em Valência (Espanha) em 1526, e foi o tipo de jovem aventureiro, aberto aos desafios. Obediente a voz do Senhor, venceu a oposição do pai e ingressou na Ordem Dominicana para ser sacerdote.

Com passos largos em direção à santidade (tinha apenas 23 anos quando recebeu a ordenação sacerdotal), assumiu a importante função de mestre dos noviços, até que decidiu aventurar-se na evangelização do novo mundo. Na Colômbia, Luis Beltran muito se ocupou com a salvação das almas, sem descuidar de profetizar e denunciar as injustiças cometidas contra os indígenas e posteriormente contra os negros escravos.

O preço da conversão de milhares de indígenas espalhados por toda Colômbia foi o sofrimento promovido por exploradores espanhóis. Por duas vezes procuraram envenená-lo e em outras quatro ocasiões o assaltaram ameaçando-o de morte. São Luis não se deixou amedrontar e só voltou para a Espanha pela obediência aos superiores e com a intenção de melhor recrutar e formar apóstolos para a evangelização da América.

Este bondoso amigo de todos assumiu cargos de direção na Ordem Dominicana, exerceu com grande eficácia o ministério da pregação, chegando a operar inúmeras conversões e alcançar milagres. No ano de 1569 São Luis, já na Espanha como formador de futuros missionários, pôde partilhar com palavras o que viveu nas inúmeras missões. Ensinava que a arma mais eficaz na conversão das almas é uma intensa vida de oração e de muito sacrifício, e que a pregação necessita de ser acompanhada pelas boas obras, caso contrário, o mau exemplo destruiria de maneira fatal a proclamação da Boa Nova.

São Luis Beltran faleceu em Valência no ano de 1581, com 56 anos de idade. A tal ponto enriqueceu o povo e a Igreja com sua vivência missionária que o próprio pai, antes de morrer, declarou-lhe: “Meu filho, uma das coisas que mais me afligiu na vida foi ver-te frade, mas hoje, o que me consola é saber-te frade!”

314 — O Imperador RomanoLicínio é derrotado por seu colega Constantino I na Batalha de Cíbalas e perde seus territórios europeus.
451 — Começa a primeira sessão do Concílio da Calcedônia.
1652 — Vitória inglesa na Batalha de Kentish Knock na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
1856 — Começa a Segunda Guerra do Ópio entre várias potências ocidentais e a China com o incidente Arrow.
1871 — Ocorre o grande incêndio de Chicago.
1879 — Guerra do Pacífico: a Marinha do Chile derrota a Marinha do Peru no Combate Naval de Angamos.
1912 — A Primeira Guerra Balcânica começa quando Montenegro declara guerra ao Império Otomano.
1945 — Formação do Movimento de Unidade Democrática, de oposição ao regime de António de Oliveira Salazar.
1965 — Golpe de Estado no Brasil em 1964: na televisão, Carlos Lacerda chama Castelo Branco de “traidor da revolução”, rompe com o governo e renuncia à sua candidatura.
1973 — Guerra do Yom Kipur: Israel perde mais de 150 tanques em um ataque fracassado a posições ocupadas pelo Egito.
1982 — A Polônia proíbe o Solidariedade e todos os outros sindicatos.
1990 — Segunda Intifada: a polícia israelense mata 17 palestinos e fere mais de 100 perto da Cúpula da Rocha.
1998 — José Saramago é o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
2001 — Um avião bimotor Cessna e um avião da Scandinavian Airlines colidem sob forte nevoeiro durante a decolagem de Milão, na Itália, matando 118 pessoas.
2005 — O sismo na Caxemira de 7,6 Mw deixa 86 000 a 87 351 pessoas mortas, 69 000 a 75 266 feridas e 2,8 milhões de desabrigados.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.