Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

9 de agosto na História

Hoje é dia de Santa Terezinha Benedita da Cruz; em 1945, Nagasaki é atingida por uma bomba atômica; em 1974, o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, renuncia; em 1995, acontece o Massacre de Corumbiara, em Rondônia


Por Redação Educadora Publicado 09/08/2020
Foto: Divulgação/National Archives and Records Administration

Em 1945, Nagasaki é devastada por uma bomba atômica norte-americana, o segundo ataque nuclear sofrido em três dias;
Em 1974, após o escândalo de Watergate, Richard Nixon abdica e se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar;
Em 1995, conflito entre camponeses sem-terra e policiais em Corumbiara, Rondônia, termina no chamado Massacre de Corumbiara

Santa Teresinha Benedita da Cruz
A santa de hoje também é conhecida pelo nome de Santa Edith Stein. Beatificada em 1 de Maio de 1987, acabou sendo canonizada 11 anos depois, em 11 de Outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II.

Última de 11 irmãos, nasceu em Breslau (Alemanha), a 12 de Outubro de 1891, no dia em que a família festejava o “Dia da Expiação”, a grande festa judaica. Por esta razão, a mãe teve sempre uma predileção por esta filha. O pai, comerciante de madeiras, morreu quando Edith ainda não tinha completado os 2 anos. A mãe, mulher muito religiosa, solícita e voluntariosa, teve que assumir todo o cuidado da família, mas não conseguiu manter nos filhos uma fé viva. Stein perdeu a fé: “Com plena consciência e por livre eleição”, ela afirma mais tarde. Edith dedica-se então a uma vida de estudos na Universidade de Breslau tendo como meta a Filosofia. Os anos de estudos passam até que, no ano de 1921, Edith visita um casal convertido ao Evangelho. Na biblioteca deste casal ela encontra a autobiografia de Santa Teresa de Ávila. Edith lê o livro durante toda a noite. “Quando fechei o livro, disse para mim própria: é esta a verdade”, declarou ela mais tarde. Em Janeiro de 1922, Stein é batizada e no dia 02 de fevereiro desse mesmo ano é crismada pelo Bispo de Espira. Em 1932 lhe atribuída uma cátedra numa instituição católica, onde desenvolve a sua própria antropologia, encontrando a maneira de unir ciência e fé. Em 1933 a noite fecha-se sobre a Alemanha.

Edith Stein tem que deixar a docência e ela própria declarou nesta altura: “Tinha-me tornado uma estrangeira no mundo”. E no dia 14 de Outubro desse mesmo ano, entra para o Mosteiro das Carmelitas de Colônia, passando a chamar-se Teresa Benedita da Cruz. Após cinco anos, faz a sua profissão perpétua. Da Alemanha, Edith é transferida para a Holanda juntamente com sua irmã Rosa, que também é batizada na Igreja Católica e prestava serviço no convento. Neste período do regime nazista, os Bispos católicos dos Países Baixos fazem um comunicado contra as deportações dos judeus. Em represália a este comunicado, a Gestapo invade o convento na Holanda e prendem Edith e sua irmã. Ambas são levadas para o campo de concentração de Westerbork. No dia 07 de Agosto, ela parte para Auschwitz, ao lado de sua irmã e um grupo de 985 judeus. Por fim, no dia 09 de Agosto, a Irmã Teresa Benedita da Cruz, juntamente com a sua irmã Rosa, morre nas câmaras de gás e depois tem seu corpo queimado. Assim, através do martírio, Santa Teresa Benedita da Cruz, recebe a coroa da glória eterna no Céu.

  • 48 a.C. — Segunda Guerra Civil da República Romana: Batalha de Farsalos: Júlio César derrota decisivamente Pompeu em Farsala e Pompeu foge para o Egito.
  • 378 — Guerra Gótica: Batalha de Adrianópolis: um grande exército romano liderado pelo imperador Valente é derrotado pelos visigodos. Valente é morto junto com mais da metade de seu exército.
  • 1173 — Começa a construção do campanário da Catedral de Pisa (hoje conhecido como Torre de Pisa); levará dois séculos para ser concluído.
  • 1810 — Napoleão anexa a Vestfália como parte do Primeiro Império Francês.
  • 1842 — Assinado o Tratado Webster-Ashburton estabelecendo a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá a leste das Montanhas Rochosas.
  • 1862 — Guerra de Secessão: Batalha de Cedar Mountain: em Cedar Mountain, Virgínia, o general confederado Stonewall Jackson derrota as forças da União sob o comando do general John Pope.
  • 1892 — Thomas Edison recebe uma patente para um telégrafo de duas vias.
  • 1914 — Início da Batalha de Mulhouse, parte de uma tentativa francesa de recuperar a província da Alsácia e a primeira ofensiva francesa da Primeira Guerra Mundial.
  • 1942 — Segunda Guerra Mundial: Batalha da Ilha Savo: as forças navais aliadas protegendo suas forças anfíbias durante os estágios iniciais da Batalha de Guadalcanal são surpreendidas e derrotadas por uma força de cruzadores da Marinha Imperial Japonesa.
  • 1944
    • O Serviço Florestal dos Estados Unidos e o Conselho de Propaganda do Tempo de Guerra lançam pela primeira vez pôsteres do Urso Smokey.
    • Guerra da Continuação: a Ofensiva de Vyborg–Petrozavodsk, a maior ofensiva lançada pela União Soviética contra a Finlândia durante a Segunda Guerra Mundial, termina com um impasse estratégico. As tropas finlandesas e soviéticas na frente finlandesa procuraram posições defensivas, e a frente permanece estável até o final da guerra.
  • 1945
    • Segunda Guerra Mundial: Nagasaki é devastada quando a bomba atômica, Fat Man, é lançada por um B-29 Bockscar dos Estados Unidos.
    • O Exército Vermelho invade a Manchúria ocupada pelos japoneses.
  • 1960 — O Kasai do Sul se separa do Congo.
  • 1965 — Singapura torna-se independente da Malásia.
  • 1973 — Lançamento da Marte 7 pela União Soviética.
  • 1974 — Como resultado direto do caso Watergate, Richard Nixon se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo. Seu vice-presidente, Gerald Ford, torna-se presidente.
  • 1995 — Conflito entre camponeses sem-terra e policiais em Corumbiara, Rondônia, resulta em 12 mortos, no que ficou conhecido como o Massacre de Corumbiara.
  • 2014 — Michael Brown, um homem afro-americano de 18 anos em Ferguson, Missouri, é baleado e morto por um policial depois de supostamente tê-lo agredido e tentado roubar sua arma, provocando protestos e distúrbios na cidade.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.